pós-graduação

Estrutura da Psicologia na UCPel é top

Profissional da Psicologia em atedimento

Pensou em começar uma graduação tendo, logo no primeiro semestre, o contato com a prática da profissão? A estrutura da Psicologia na UCPel dispõe de projetos e cenários voltados ao aprendizado em que a ação dos estudantes ocorre no contato direto com a comunidade. Tudo isso durante os cinco anos de curso.

A estrutura da Psicologia na UCPel é oferecida desde 1973, sendo um dos cursos mais antigos do Rio Grande do Sul. Durante esse tempo, passou por reformas de currículo, a fim de manter-se atualizado para prover o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de diferentes níveis de complexidade em saúde mental (atenção básica, média e alta complexidade).

Estrutura da Psicologia na UCPel propõe o relacionamento direito com a comunidade

A Psicologia da UCPel possui nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), o que é considerada uma nota de excelência, sobretudo em estrutura, corpo docente e qualidade do curso. A carga horária total é de 4.000 horas, primordialmente com aulas no turno da tarde.

Nos quatro primeiros semestres, os estudantes contam com disciplinas que utilizam práticas de observação, analisando casos reais de pacientes, inclusive em relação ao estado de saúde mental. Então, a partir do quinto semestre, os futuros psicólogos realizam estágios e transitam pelos ambientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Clínica Psicológica, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola), Campus da Saúde e Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Saiba mais sobre a estrutura da Psicologia na UCPel a seguir:

Fachada da UBS Fátima, gerenciada pela UCPel

UBS FÁTIMA E PESTANO

A Católica gerencia seis Unidades Básicas de Saúde pertencentes ao município de Pelotas. Entre elas, as UBS Fátima e Pestano contam com atuação dos acadêmicos em Psicologia. A prática é oferecida para usuários que buscam atendimento espontaneamente ou são encaminhados por outros profissionais. Depois do acolhimento inicial, conforme a demanda, os pacientes são direcionados para projetos específicos. Em 2019, ambas unidades realizaram mais de 13 mil atendimentos, entre individuais e coletivos.

Atividade lúdica desenvolvida no Caps Escola

CAPS ESCOLA

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps Escola) da UCPel atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, propondo um espaço de reabilitação e de resgate da autonomia do paciente. É, portanto, um dos campos em que os estudantes de Psicologia podem realizar estágio

São desenvolvidas diversas ações no Caps, principalmente oficinas criativas, atividades em grupos, atividades socioculturais, realização anual da Festa do Amigo, atividades vinculadas aos cursos de mestrado e doutorado, e atividades científicas e de participação social. Cerca de 10 mil atendimentos são realizados anualmente no local.

“Academicamente, o Caps Escola prepara o aluno para a vida profissional alicerçada em uma política de saúde comprometida com a ética, o cuidado e a atenção à saúde mental de pessoas com transtornos mentais”

Andrea Wagner
coordenadora do curso de Psicologia/UCPel
Campus Saúde faz parte da estrutura da Psicologia na UCPel

CAMPUS DA SAÚDE

Os cursos de Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem e Psicologia realizam suas atividades práticas no Campus da Saúde da UCPel. No local, os futuros psicólogos desenvolvem, primordialmente, atendimento inicial, plantão aberto, palestras e atendimento de pacientes da Fisioterapia nas dependências do campus.  

Estrutura da Psicologia na UCPel inclui clínica própria

CLÍNICA PSICOLÓGICA

Um dos diferenciais da estrutura da Psicologia na UCPel é dispor de uma clínica própria, localizada no Campus da Saúde. Assim, o espaço conta com nove salas de atendimento, uma sala de estudos para os alunos, uma sala para a coordenação e uma recepção. Oferece ainda três banheiros e uma sala de espera, sendo estes compartilhados com a Odontologia.

Atuam na clínica os alunos do 6° ao 10° semestres, das disciplinas de Estágio Profissionalizante I, II, III e IV, nas áreas de Clínica e Educação, bem como da disciplina de Avaliação Psicológica. Realizam atendimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) que incluem avaliação psicológica, psicoterapia e atendimentos voltados para crianças com dificuldade na aprendizagem.

“A Clínica Psicológica, conforme seus 42 anos de atuação, oferece aos alunos um campo de estágio consolidado em sua prática, amparada por professores do curso e equipe técnica do local, ofertando em torno de 3 mil atendimentos por ano à população”

Alessandra Peres, coordenadora da Clínica Psicológica
Estudantes de Psicologia da UCPel atuam no Hospital São Francisco de Paula

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Os acadêmicos da Psicologia também prestam assistência aos pacientes internados no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), inclusive para os familiares. O atendimento ao leito é importante, pois visa acolher e trabalhar as angústias decorrentes do adoecimento e da hospitalização.

Ademais, no HU, os estudantes também atuam nos setores da Área Materno-Infantil (Maternidade, Pediatria, UTI Pediátrica, UTI Semi-Intensiva) e atendimento sob encaminhamento nos demais setores (Convênios, Casa da Gestante, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e UTI Geral).

A humanização do atendimento hospitalar faz parte da rotina da Sala de Recreação Terapêutica, que promove atividades lúdicas possibilitando aos pacientes pediátricos um ambiente saudável durante o período de internação. Ao total, são cerca de 10 mil atendimentos realizados pelos estudantes anualmente junto ao hospital.

Cartaz "Quem cuida da mente, cuida da vida"

FAÇA PARTE DA UCPEL

E aí, gostou? Não vai faltar prática durante a graduação em Psicologia. Aliás, além da sala de aula e dos seis locais de atendimento à população, o curso da UCPel presta assessoria a diversas empresas da cidade, mantendo também uma relação próxima com os gestores municipais no sentido de apoio a projetos.

Então, que tal saber mais sobre o processo seletivo da Católica? Confira informações sobre aqui sobre o vestibular, reescolha, prova tradicional, ingresso com nota do Enem, prova de redação e extravestibular.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel