Sobre a UCPel

Criada em 7 de outubro de 1960, a Universidade Católica de Pelotas é a instituição de ensino superior mais antiga do interior do Rio Grande do Sul. Idealizada por Dom Antônio Zattera, a Católica – como é carinhosamente chamada – nasceu e se mantém comunitária.

Por formar líderes, comprometidos em atuar em prol do desenvolvimento social e humano, a UCPel se tornou referência na região sul do estado. Todo o conhecimento desenvolvido dentro da instituição tem o objetivo de contribuir para as comunidades do seu entorno.

Por ser uma instituição comunitária, é voltada prioritariamente para ações educacionais de caráter social. Assim, como não tem fins lucrativos, destina parte de sua receita às atividades de educação e assistência social, como bolsas de estudo, atendimento gratuito em hospitais, clínicas, assistência judiciária, entre outros serviços.

ucpel, Sobre a UCPel

São 52 mil metros quadros voltados ao desenvolvimento do conhecimento. Entre dois Campi e o Hospital Universitário São Francisco de Paula circulam mais de 5 mil alunos. Mais de 30 cursos de graduação presenciais e a distância, três programas de pós-graduação e 30 especializações realizam processos seletivos anualmente.

A busca constante por melhorias na infraestrutura vem dando cara nova a espaços de convivência e laboratórios. Qualificar o ensino através do uso da tecnologia e de novas formas ativas de aprendizagem, assim como o incentivo ao empreendedorismo, incluem a UCPel dentre as universidades brasileiras que mais buscam a inovação.

A UCPel também é a maior escola Médica do Rio Grande do Sul, com a oferta de 180 vagas para o curso de Medicina. A seleção é anual e ocorre sempre no mês de novembro.

Nossa estrutura

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem sua estrutura de 52 mil metros quadrados.

Principal espaço da Universidade Católica, o Campus I está situado na Rua Gonçalves Chaves, 373, no centro da cidade. Nele estão abrigados locais como a Central de Atendimento, o Centro de Apoio Acadêmico, a Galeria de Arte, o Memorial Dom Antônio Zattera, a Biblioteca Monsenhor Malomar Lund Edelweiss e o Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura.

Igualmente no centro da cidade, na Rua Padre Anchieta, 1.274, fica o Prédio Santa Margarida, que abriga a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), a Seção de Recursos Humanos, a Gestão de Pessoas, a Assistência Judiciária, o Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas, o Núcleo de Assessoramento Fiscal e um auditório.

Já o Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite abriga o Centro de Especialidades do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O destaque fica para a piscina terapêutica do curso de Fisioterapia, que complementa o atendimento da sua Clínica, contribuindo para a saúde na região. O Campus fica localizado na Avenida Fernando Osório, 1.586, na zona norte da cidade.

Considerado o maior laboratório de ensino da UCPel, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) possui 240 leitos, ambulatório geral com 32 especialidades, assistência ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde e pronto-atendimentos adulto e pediátrico. Cerca de 70% de seus atendimentos são pelo SUS. Referência na área materno-infantil, com destaque para a Clínica Pediátrica, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, o São Francisco ainda mantém a Casa da Gestante, criada especialmente para atender gestantes de alto risco do SUS. O HUSFP está localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.123, centro de Pelotas.

© Copyright 2020 Blog da UCPel