Quais são os desafios de estudar Psicologia?

Homem sentado em cadeira de consultório de Psicologia

O curso de Psicologia é para você? Mais do que ter interesse pelo comportamento humano, o profissional precisa enfrentar alguns desafios, tanto referentes ao período de graduação quanto ao trabalho na prática. Uma jornada que, certamente, é gratificante para quem se preocupa com o bem-estar do próximo.

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece o curso de Psicologia desde 1973, sendo um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. Aliás, possui nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), o que é considerada uma nota de excelência nas avaliações de estrutura, corpo docente e qualidade do curso.

Mas, será que esta é a área certa para a sua graduação? Confira a seguir o que será preciso para se dar bem na profissão:

Mãos indo ao encontro uma da outra

1. Conectar-se com as pessoas

Para ser um bom psicólogo, é preciso gostar de interagir com diferentes pessoas, pois a rotina de trabalho consiste em se relacionar com os pacientes, seja no atendimento individual em consultório, seja em outras áreas de atuação, como esporte, educação, saúde, empresas e orientação profissional.

Uma das principais motivações é observar a evolução dos pacientes durante o tratamento, sendo possivelmente para melhor. A sensação, conforme muitos psicólogos, é de que estão contribuindo efetivamente na vida das pessoas, fazendo a diferença no mundo.

Psicologia, Quais são os desafios de estudar Psicologia?

2. Equilibrar empatia e distanciamento

Por mais que se estabeleça uma conexão entre o psicólogo e seus pacientes, é preciso desenvolver um equilíbrio entre empatia e distanciamento. Vale lembrar que esta é uma relação profissional, e não de amizade. Por isso, é importante que o psicólogo desenvolva a empatia para que consiga se colocar no lugar do outro, enquanto mantenha certo distanciamento para atuar de forma isenta, sem envolver-se emocionalmente. Através desse equilíbrio, o profissional consegue enxergar com clareza as questões de cada caso e encaminhar um tratamento adequado.  

Jovem com fones com largas orelhas

3. Saber ouvir

Escutar o outro é fundamental para uma comunicação eficiente. Na Psicologia, torna-se uma característica básica da profissão, uma vez que exige acompanhar atentamente o relato dos pacientes. Um bom psicólogo é também um bom ouvinte. A partir da sua bagagem enquanto profissional, poderá fazer com que as pessoas compreendam seu comportamento e consigam enfrentar situações adversas.

Estudo de Psicologia envolve fatos, teorias, hipóteses e leis

4. Gostar de estudar teorias

O aprendizado referente ao campo da Psicologia tem como base uma série de pensadores que ganharam reconhecimento a partir do final do século 19. São nomes que certamente você já ouviu falar, como Sigmund Freud, Carl Jung, Wilhelm Wundt, Jean Piaget e Burrhus Frederic Skinner. A maior parte das teorias são introduzidas durante a graduação, que possui uma vasta grade curricular teórica voltada às Ciências Humanas.

Assim, durante o curso, o aluno precisará ler bastante, desde as referências clássicas até artigos científicos recentes. Tudo para compreender os fatos que afetam o comportamento humano, incluindo a organização neural das emoções, como medo, ansiedade, tristeza e entusiasmo, e também os distúrbios da atividade mental, como autismo, psicose e esquizofrenia.

Homem no telefone solicitando experiência por parte do candidato

5. Adquirir experiência

O profissional da Psicologia é reconhecido por sua experiência. Ou seja, quanto mais anos de atuação, mais vivência para saber lidar com as mais diversas situações trazidas por seus pacientes. Se por um lado, a prática constante faz um bom psicólogo, por outro, torna-se difícil sair da faculdade e logo abrir um consultório.

Uma vasta bagagem é, muitas vezes, o que oferece confiança para os pacientes. Portanto, uma das sugestões é começar, por exemplo,  atuando no ramo de Recursos Humanos de empresas ou vincular-se a clínicas consolidadas que oferecem atendimento psicológico.

Homem bebendo uma latina com rótulo escrito Science

6. Manter-se atualizado

Além de adquirir prática, o psicólogo precisa se manter atualizado sobre os estudos mais recentes da área. A Psicologia é um campo do conhecimento que desenvolve constantemente novos estudos, como, por exemplo, sobre a natureza e as causas de doenças mentais. Dessa maneira, recomenda-se que o volume de trabalho caminhe em sintonia com as novidades oriundas de pesquisas científicas.

Psicologia, Quais são os desafios de estudar Psicologia?

7. Lidar com a instabilidade financeira

Se o profissional atuar na área de Recursos Humanos de uma empresa ou for concursado público, terá um salário fixo creditado mensalmente em sua conta. Diferente desses cargos, o psicólogo clínico com consultório próprio não dispõe de uma segurança quanto o assunto é a sua remuneração, pois depende do número de pacientes atendidos. Em compensação, se for reconhecido e trabalhar bastante pode atingir uma alta renda. Assim, ao cobrar R$ 300,00 por consulta e atender uma média de seis pacientes diários, pode-se obter uma renda de R$ 1.800,00 por dia.

Sala de estudos do curso de Psicologia

FAÇA NA UCPEL

Então, o que achou de alguns dos desafios da área da Psicologia? Achas que é possível tirar de letra os estudos e depois a prática profissional? O curso de graduação oferecido pela Universidade Católica de Pelotas transcorre em 10 semestres, com carga horária de 4.000 horas. As disciplinas são no turno da tarde e aliam teoria e prática desde o primeiro semestre.

Um dos diferenciais do curso de Psicologia da UCPel é a disposição de uma clínica própria voltada ao atendimento psicológico de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No local, são realizados anualmente mais de 30 mil atendimentos voltados à comunidade. Portanto, é bastante vivência da profissão ainda na faculdade.

Ficou interessado? As inscrições para o Vestibular e o Extravestibular estão abertas. 

Quer estudar na UCPel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2020 Blog da UCPel