Tudo o que você precisa saber para cursar Psicologia na UCPel

Fenômenos psicológicos são estudados no curso de Psicologia da UCPel

Você possui interesse em compreender e auxiliar nos processos psicológicos das pessoas? Caso sua resposta seja positiva, o curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pode ser o mais indicado para a sua graduação. É possível atuar em três diferentes áreas: saúde, educação e trabalho. Para se tornar um profissional da Psicologia, aproveite as inscrições ao Vestibular e ao Extravestibular.

Sala de estudos do curso de Psicologia da UCPel

O CURSO

Criado em 1973, o curso de Psicologia da UCPel é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. Por isso, já passou por várias reformas de currículo, mantendo-se constantemente atualizado para melhor prover o diagnóstico, a prevenção e o tratamento em diferentes níveis de complexidade em saúde mental. O conceito 4 dado pelo Ministério da Educação (MEC) é considerado uma nota de excelência nas avaliações de estrutura, corpo docente e qualidade do curso.

Ao todo, são 10 semestres, com carga horária de 4.000 horas. As disciplinas ocorrem no turno da tarde e aliam teoria e prática desde o primeiro semestre. Durante todo o curso, os alunos transitam entre a sala de aula e o ambiente das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e do Campus Saúde.

A experiência prática durante a graduação é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho. Nesse sentido, a UCPel ainda oferece oportunidade de estágios junto ao Setor de Gestão de Pessoas e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps Escola), que é um dos espaços onde o estudante contribui na ressocialização de usuários com transtornos mentais.

ESTRUTURA

Um dos diferenciais do curso de Psicologia da UCPel é a disposição de uma clínica própria voltada ao atendimento psicológico de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, as instalações compreendem oito consultórios e três salas para uso de acadêmicos e funcionários. Anualmente, são realizados mais de 30 mil atendimentos voltados à comunidade.

Clínica Psicológica da UCPel no Campus Saúde

Situada no Campus Saúde, a Clínica Psicológica da UCPel oferece atendimentos individualizados em psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ademais, na área da educação, uma linha é voltada a crianças em idade escolar que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Além da clínica, os acadêmicos também desenvolvem acolhimentos, entrevistas e avaliações psicológicas junto ao HUSFP e às UBS gerenciadas pelas UCPel, cuja atuação é focada em atenção primária. Tal experiência visa, portanto, ampliar a visão dos futuros profissionais em relação às necessidades e urgências de cada indivíduo.

Atendimento em Psicologia

MERCADO DE TRABALHO

Após formado, o profissional da Psicologia possui três principais ramos de atuação: saúde mental, educação ou trabalhista. Ou seja, é possível atender em consultório próprio, tornar-se um pesquisador e/ou professor da área, ou ainda trabalhar junto a empresas que valorizam seus colaboradores, centros voltados a assistência social ou em instituições de saúde.

O curso de Psicologia da UCPel prepara o estudante para cada uma das três possíveis atuações. A saúde mental é, primordialmente, reforçada através de consultas de psicoterapia na clínica do Campus Saúde. Já a oportunidade de obter experiência em pesquisa ocorre, desde o primeiro semestre, a partir do vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), que viabiliza o avanço dos estudos investigativos e, inclusive, de docência.

Assim, a teoria e a prática caminham juntas para possibilitar que o profissional da Psicologia formado pela UCPel possa atuar ainda em clínicas, empresas, hospitais, organizações esportivas e sociais, centros de reabilitação, instituições educacionais e serviços públicos.

O mercado de trabalho para o psicólogo tem se tornado cada vez mais plural. A área do marketing, por exemplo, passou a consultar os profissionais da Psicologia para entender melhor o comportamento do consumidor. Outra demanda surge a partir do departamento de Recursos Humanos das empresas e agências especializadas em recrutamento, uma vez que costumam solicitar avaliações psicológicas.

Terapia entre psicólogo e paciente

RETORNO FINANCEIRO

O salário de um psicólogo varia bastante conforme sua área de atuação e experiência na carreira. O psicólogo clínico apenas com diploma ganha, em média, R$ 2.377,67. Conforme obtenção de mais títulos, como especialização, mestrado ou doutorado, o valor pode chegar a R$ 4.862,38. No caso de um profissional reconhecido, o psicólogo clínico pode cobrar R$ 300,00 por consulta e atender uma média de oito pacientes diários, o que lhe concede R$ 2.400 por dia.

Um psicólogo de recursos humanos costuma receber entre R$ 2 mil e R$ 3 mil no Brasil, o mesmo vale para analista de recrutamento e seleção. Todavia, em concursos públicos, um psicólogo pode ter salários que variam entre R$ 2 mil, em prefeituras, e R$ 18 mil, em tribunais de justiça.

Dois jovens aprovam a decisão de cursar Psicologia na UCPel

COMO INGRESSAR

Existem duas formas: através do Vestibular e do Extravestibular. Optando pelo Vestibular, o interessado poderá ingressar através da realização de uma prova de redação ou ainda através do uso da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Extravestibular é uma modalidade diferente de admissão, uma vez que não exige prova. Além disso, atende portadores de diploma de curso de graduação, transferências, reintegração e alunos temporários.

Egressos da UCPel possuem desconto de 50% em todas as parcelas do novo curso. Para estudantes formados em outras instituições de ensino, o desconto é de 30%. Interessados em transferência terão 50% na primeira matrícula e 30% nas demais mensalidades.

2 comentários em “Tudo o que você precisa saber para cursar Psicologia na UCPel