8 razões para cursar Arquitetura e Urbanismo na UCPel

arquitetura e urbanismo na ucpel

O curso de Arquitetura e Urbanismo na UCPel conquista tanto quem gosta da área de humanas quanto de exatas. Afinal, com um currículo atualizado e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho, a graduação tem formado profissionais há mais de 25 anos.

Está pensando em cursar Arquitetura e Urbanismo? Então selecionamos 8 diferenciais que fazem com que os acadêmicos da UCPel construam um currículo de peso.

1. Preparação para atuar em diversas áreas

O currículo do curso prepara os estudantes para atuarem em diversas frentes dentro da Arquitetura e Urbanismo. Alguns exemplos são supervisão, consultoria, vistoria, perícia e tecnologia de construção. Além de arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, urbano e regional, entre outras.

2. Matérias de projeto How to Buy Steroids desde o primeiro semestre

arquitetura e urbanismo na ucpel, 8 razões para cursar Arquitetura e Urbanismo na UCPel

Igualmente, você terá oportunidade de ter contato com a prática desde os primeiros semestres. Apesar de a teoria ser extremamente importante, a prática ajuda a assimilar conteúdos, gerar questionamentos que podem ser esclarecidos em sala de aula. Além de facilitar a escolha da área em que irá atuar.

3. Participação em projetos

Além disso, o curso tem presença forte em projetos habitacionais e de restauro na região. Assim, independentemente do semestre, o aluno pode participar como voluntário e até mesmo como bolsista. Neste post aqui mostramos como funciona o projeto de extensão que construiu casas para uma comunidade Kaingang, por exemplo.

4. Professores que atuam no mercado

Com isso, você terá a oportunidade de aprender com quem atua no mercado. Bem como manter contato com mestres e doutores da área.

5. Estágios desde o primeiro semestre

A UCPel possui convênios com uma gama de empresas da região nas quais você poderá ingressar em estágios curriculares e não-curriculares. Desse modo, o aluno poderá ganhar experiência, construir portfólio e networking, além de receber ajuda financeira enquanto estuda.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Financiamento UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/guia-do-financiamento-ucpel” linkrel=””]

6. Oportunidade de intercâmbio

Através do departamento de intercâmbio da universidade, todo ano são lançados editais com oportunidades de estudar no exterior, principalmente em instituições de ensino da Europa. A UCPel possui convênios de cooperação com diversas universidades estrangeiras. Do mesmo modo, a universidade auxilia em todo procedimento de matrícula na instituição. Por isso, devido a essa parceria, o aluno intercambista fica isento de mensalidades e matrícula.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Guia de Intercâmbio” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/guia-intercambio” linkrel=””]

7. Laboratórios

arquitetura e urbanismo na ucpel
Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel

Ao mesmo tempo, a UCPel conta com um escritório modelo de engenharia e arquitetura que é um dos diferenciais em relação aos outros cursos oferecidos no Brasil. Nesse sentido, diversos laboratórios ficam disponíveis para os acadêmicos durante as aulas, em projetos de extensão e para auxílio de aprendizado sempre quando o aluno julgar necessário.

Conheça alguns deles:
•  Instalações Elétricas
•  Geotecnia
•  Topografia
•  Tecnologia das Construções – Sala 107C, Campus I
•  Instalações Hidrossanitárias – Sala 107C, Campus I
• Computação Gráfica – Sala C249B, Campus I
•  Resistência dos Materiais

8. Conceito 4 MEC

A graduação em Arquitetura e Urbanismo na UCPel tem conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, uma vez que o escore tem 5 como nota máxima, essa é considerada uma nota de excelência. Ainda, este conceito mostra que o curso foi avaliado em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Na prática, ter diploma de uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade pode ajudar muito na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o curso

Titulação: Arquiteto e Urbanista
Duração do Curso: 10 semestres
Carga Horária: 3.600 horas
Turno de Funcionamento: Noite

Além de Arquitetura e Urbanismo na UCPel, quer conhecer os outros cursos de graduação oferecidos? Baixe o nosso Guia das Profissões aqui.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]