Dicas para planejar o mestrado durante a graduação

A acadêmica Martha Santos planejou o ingresso no Mestrado em Saúde e Comportamento da UCPel ainda durante a graduação em Psicologia. Ela elaborou o trabalho de conclusão de curso pensando na linha de pesquisa que queria estudar no mestrado. De acordo com a professora orientadora do projeto, Janaína Motta, o diferencial da produção foi o que garantiu o primeiro lugar no processo seletivo do programa.

Conversamos com a professora Janaína e preparamos algumas dicas para auxiliar você a ingressar na carreira acadêmica.

Mestrado UCPel: Dois homens escrevendo em frente a notebooks.

Iniciação Científica

Ao cursar uma graduação você tem a oportunidade de ingressar num programa de iniciação científica. Esses programas têm como objetivo formar e qualificar você no âmbito pesquisa científica.

O sistema de aprendizado pode ser aplicado a uma linha científica de qualquer área, por meio de metodologias específicas para a elaboração de soluções para determinadas questões. No caso da Martha, a escolha foi seguir a epidemiologia como linha.

Através da iniciação científica você irá despertar seus interesses por projetos de pesquisa, congressos e eventos. Sendo importante refletir e discutir sobre os temas relacionados ao seu campo de conhecimento.

Invista no ramo de atuação em que quer atuar

A carreira acadêmica oportuniza diversos campos de atuação. Como você irá articular os conhecimentos adquiridos ao longo da sua graduação influencia muito. Durante o curso de psicologia é possível trabalhar em diversos campos de estágios. Assim, você irá conhecer diversas áreas do ramo e poderá ampliar seus interesses.

Mestrado UCPel: Pessoas sentadas assistindo palestra.

Participe de eventos acadêmicos

Através de palestras, congressos e workshops você conhecerá diversas áreas e linhas de pesquisa acadêmico-científicas. De tal forma que, você também poderá estreitar laços com a comunidade acadêmica. Além disso, através da submissão de trabalhos será possível divulgar suas produções desenvolvidas ao longo do curso.

Justifique sua pesquisa com referências e dados atuais

Conhecer o programa de pós-graduação que pretende ingressar pode ser um diferencial, uma vez que a relevância do seu projeto de pesquisa precisa ser convincente. Em princípio, a menção a dados de fontes confiáveis auxilia na argumentação. Além disso, é necessário ter muita determinação em relação à rotina de estudos.

Mestrado UCPel: Pessoas sentadas à mesa de estudos

Cursar disciplinas do programa antes de participar da seleção

Vislumbrando conhecer melhor sua área de estudo e o funcionamento do curso, em algumas instituições é possível cursar algumas disciplinas como aluno especial. Desse modo, os créditos poderão ser aproveitados posteriormente. Além disso, você vai conhecer melhor o programa e as possíveis linhas de pesquisa para atuar.

Sobre o Mestrado em Saúde e Comportamento da UCPel

O Mestrado em Saúde e Comportamento é um espaço no qual você terá a oportunidade de avançar seus estudos de investigação e docência, de modo que articule as diferentes disciplinas pertinentes à saúde. Além do mais, instigará seus estudos, pesquisas e ações sociais na esfera acadêmica e profissional.

Isto é, se você pretende participar de algum processo seletivo para Programa de Pós-Graduação, o currículo é um fator determinante durante a seleção. Veja como preparar o seu currículo Lattes aqui!