pós-graduação

Conheça os campos de estágio em Psicologia na UCPel

Você está interessado em ter experiências práticas desde o início da sua graduação em Psicologia?

O Serviço de Psicologia da UCPel realiza em torno de 25 a 30 mil atendimentos por ano. Além do mais, coordena a atuação dos estagiários nos diferentes cenários de aprendizagem. Desse modo, nos estágios você irá atuar na realização de diagnósticos, ações preventivas e tratamentos em diferentes níveis de complexidade em saúde mental.

O currículo do curso conta com disciplinas práticas desde o primeiro semestre. Com isso, você terá a oportunidade de transitar entre os cenários das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e do Campus Saúde.Estágio em Psicologia: Dois homens conversando.

Segurança no mercado de trabalho

Para a acadêmica do 10° semestre de Psicologia, Fernanda Coelho, o diferencial da UCPel são as metodologias ativas. Enquanto aluno você irá adquirir autonomia no processo de aprendizagem. Além do mais, irá participar ativamente do processo de construção do conteúdo.

“Nós somos preparados para ingressar no mercado de trabalho desde o início da faculdade. Me sinto mais segura para atender os pacientes por causa das vivências práticas que tivemos”, avalia.

As metodologias ativas intencionam trabalhar os conteúdos técnicos e científicos integradamente. De modo que a crítica reflexiva seja fomentada em sua formação pessoal e profissional. Sob o mesmo ponto de vista, do primeiro ao quarto semestre do curso as atividades práticas englobam a observação.

A coordenadora do curso, Andrea Wagner, acredita que os estágios propiciam diversas experiências que serão fundamentais para o ingresso no mercado de trabalho. Uma vez que a partir do quinto semestre, você irá começar a trabalhar com acolhimentos, entrevistas e avaliações psicológicas. Visto que ao decorrer da graduação, a atuação passa a ser focada em atenção primária nas UBS’s.

estágio em psicologia: menino escrevendo em caderno

Psicologia educacional

Na Clínica Psicológica você poderá trabalhar na área de educação, através do atendimento voltado a crianças em idade escolar com dificuldades de aprendizagem. Os atendimentos nesta área têm a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos que integram o processo educativo. As ênfases do curso são Saúde, Educação e Trabalho. Dessa forma, nos últimos semestres os atendimentos são direcionados para atenção especializada com foco nas psicoterapias.

A acadêmica do 10° semestre de Psicologia, Antoniella Graffée, gravou um vídeo contando como suas experiências práticas ao longo do curso influenciam em sua formação.

Pesquisa acadêmico-científica

Se você possui interesse em pesquisa acadêmica, poderá contar com o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC). O programa é um espaço no qual você terá a oportunidade de avançar seus estudos de investigação e docência, de modo que articule as diferentes disciplinas pertinentes à saúde.

Além disso, instigará seus estudos, pesquisas e ações sociais na esfera acadêmica e profissional. A iniciação científica possibilita diversas linhas de pesquisa como psicologia da saúde, transtornos de humor, pesquisa clínica, entre outros.

Viu o quanto a estrutura da UCPel pode auxiliar na sua formação? Não perca tempo e confira as formas de ingresso na universidade!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel