Vestibular

Currículo Lattes: faça o seu!

Currículo Lattes: mãos digitando em computador, vistas de cima.

Na vida universitária, o Currículo Lattes é um importante aliado. Isso se você pretende fazer uma pós-graduação ou investir futuramente em uma carreira acadêmica. Mas você sabe o que é, para que serve e como fazer um?

Não!? 🙉 Então continue lendo que a gente te conta.📖

Afinal, o que é o Currículo Lattes?

O Lattes reúne suas experiências profissionais e acadêmicas em uma plataforma online, dando ênfase ao que você produziu e vivenciou na universidade, como publicações de artigos, participações em congressos e eventos.

Quando é importante ter um?

O Currículo Lattes é utilizado pela maioria das universidades e institutos de pesquisa. Por isso, é indispensável ter um caso você queira ingressar em projetos. E também concorrer a bolsas de estudo e auxílio na iniciação científica.

Através das informações disponibilizadas nele, será possível compreender sua trajetória acadêmica e identificar seu perfil de pesquisador.

O que não pode faltar no seu Lattes?

via GIPHY

Quanto mais claro e objetivo for o seu currículo, mais fácil será identificar quem você é e em qual campo de pesquisa atua.

Entre as informações destacadas no currículo, é importante constar se você faz parte de algum grupo de pesquisa. Também, recebeu prêmios por algum trabalho, participou de eventos científicos ou fez algum tipo de intercâmbio. Caso tenha artigos publicados em revistas especializadas, não deixe de fora 🤓.

Além da uniformidade dos dados, a facilidade de preenchimento e envio está entre as vantagens de possuir um Lattes. No entanto, selecionar as informações que irão constar na parte do resumo pode se tornar um problema ao usuário.

Assim, se você quer fugir do modelo padrão oferecido pela plataforma, lembre-se Boldenone for Sale in UK de ressaltar informações que o diferenciem como pesquisador. Além disso, prefira palavras fáceis e frases curtas, não dispensando as boas práticas da língua portuguesa.

E agora, está confiante para organizar o seu Lattes? Esperamos que sim 🤩.

Mas, se você quer potencializar seu currículo para o mercado de trabalho, que tal ler nosso post com 4 dicas para fazer um currículo perfeito? Se preferir, baixe o modelo da UCPel 😉.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel