pós-graduação

Psicologia: como conquistei meu espaço profissional trabalhando com Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas

A ideia de cursar Psicologia surgiu depois de uma orientação vocacional ainda na adolescência. A partir de então, Luthiele Wilhelnsen pesquisou sobre a profissão e ingressou no curso ofertado pela UCPel.

Atualmente, é diretora executiva de uma das agências mais lembradas no setor de Gestão de Pessoas na região de Pelotas. Neste post, ela conta um pouco da trajetória e dos desafios que precisou passar para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

Permita-se mudar de ideia

gestão de pessoas, Psicologia: como conquistei meu espaço profissional trabalhando com Gestão de Pessoas

Após a formatura, minha intenção era Neuropsicologia – especialidade da psicologia que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Logo que me formei fui morar e estudar em Londres. Em um primeiro momento estudei inglês e, meses depois, fiz junto com uma amiga um curso na Universidade de Londres sobre neurociência aplicada à psicologia. Neste momento percebi que não era esse o meu interesse.

Quando retornei do intercâmbio precisava rever minha rede de relacionamentos para buscar uma recolocação no mercado. Desse modo, decidi ingressar na Pós-graduação em Gestão de Pessoas da UCPel. Já no primeiro mês de aula tive contato com o professor na época proprietário de uma agência de recrutamento e seleção de pessoas, a InCompany. Através dessa oportunidade pude iniciar na área.

Virada na carreira

gestão de pessoas, Psicologia: como conquistei meu espaço profissional trabalhando com Gestão de Pessoas

Eu continuava trabalhando na empresa quando o então proprietário decidiu que queria vendê-la. Na época, mesmo sem ter dinheiro, eu disse que tinha interesse em comprá-la. Pedi um tempo para conhecer melhor os trâmites internos e levantar o dinheiro necessário para efetuar a compra. Para a minha surpresa, no mês seguinte dessa decisão, descobri que estava grávida de três meses.

“Naquele momento percebi que teria que dar conta de duas gestações: o Gustavo e a InCompany”

Na sequência desses mais de cinco anos, consegui um empréstimo no banco, reformulei a equipe e de três colaboradores atuantes passamos para sete. Ainda, desenvolvi novos sistemas de cadastramento de currículos, fiz parcerias com diversas empresas, melhoramos nossos serviços e fidelização dos nossos clientes. Bem como, aumentei minha rede de relacionamento e passei a participar de eventos e palestras gratuitas para mostrar nosso trabalho. Assim, aos poucos os resultados de todo esse trabalho começava a aparecer.

Transformar sonhos em metas

Gestão de Pessoas: homem toma café em frente ao computador

Éramos pouco reconhecidos no mercado de Pelotas. Atualmente, posso dizer que somos referência em Soluções Empresariais e atendemos diversas empresas no Brasil. Fiz três formações em Coaching, com certificação internacional, além de cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas. Também, consegui conciliar o trabalho com o nascimento do meu filho, o Gustavo.

Durante esse tempo aprendi a me dividir entre diversas transformações pessoais e profissionais. Em outras palavras, conquistas como a compra do meu próprio carro e da minha casa.

Aliás, fiz e faço na prática o meu lema de vida: “Transformar sonhos em metas”. Estou à frente da InCompany há mais de 5 anos e extremamente feliz por poder ajudar as pessoas e as empresas.

“Não tenho como falar da InCompany sem falar do maior desafio da minha vida que foi conduzir uma empresa recém comprada, num período cheio de incertezas que é a gestação. Porém, me orgulho muito dessa etapa da minha vida e tenho certeza que fui e sou muito bem assessorada pela minha família, amigos e colaboradores”

Defina seus objetivos profissionais

gestão de pessoas, Psicologia: como conquistei meu espaço profissional trabalhando com Gestão de Pessoas

Sempre é importante conhecermos um pouco de tudo, ainda mais no mundo atual, com tamanha facilidade de acesso às informações. Esse é um ponto importante na hora de saber definir os seus objetivos profissionais. Se o seu interesse é  Psicologia Organizacional, é preciso saber sobre administração, gestão de pessoas, departamento pessoal, planejamento estratégico, testes psicológicos, seleção por competência. Enfim, inúmeros assuntos pertinentes à área de atuação.

Estágios

Eu diria que buscar estágios desde os semestres iniciais é o diferencial para quem busca o primeiro emprego. Em geral, a prática complementa a teoria.

Quais os principais desafios para quem está começando a carreira nessa área?

gestão de pessoas, Psicologia: como conquistei meu espaço profissional trabalhando com Gestão de Pessoas

Diversos estagiários já passaram pela InCompany. Porém, os que mais se destacam são aqueles que não têm medo de trabalhar, apresentam iniciativa, fazem e sugerem além do que está sendo solicitado. Além disso, sabem se relacionar com os colegas e clientes. Os perfis introspectivos, tendem a encontrar um pouco mais de dificuldade na área, pois se trata de uma atividade extremamente dinâmica.

Gestão de Pessoas: Sugestões de leitura

Na área de recrutamento e seleção indico a bibliografia da Maria Odete Rabaglio. Para os subsistemas de gestão de pessoas, indico Chiavenato.

Psicologia na UCPel

O curso de Psicologia da UCPel é responsável por mais de 20 mil atendimentos voltados à comunidade, através do Sistema Único de Saúde. Além da graduação, o Programa de Mestrado em Saúde e Comportamento também desenvolve diversas pesquisas com impacto direto na comunidade. Ainda, as oportunidades de estágio também colocam os estudantes em contato direto com a prática. Se você ficou interessado em saber mais sobre o curso, não deixe assistir este vídeo com depoimentos de estudantes sobre a rotina do curso.

[button style=”btn-danger btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quero fazer a UCPel” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel