A ideia de cursar Psicologia surgiu depois de uma orientação vocacional ainda na adolescência. A partir de então, Luthiele Wilhelnsen pesquisou sobre a profissão e ingressou no curso ofertado pela UCPel.
Atualmente, é diretora executiva de uma das agências mais lembradas no setor de Gestão de Pessoas na região de Pelotas. Neste post, ela conta um pouco da trajetória e dos desafios que precisou passar para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.
Permita-se mudar de ideia
Após a formatura, minha intenção era Neuropsicologia – especialidade da psicologia que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Logo que me formei fui morar e estudar em Londres. Em um primeiro momento estudei inglês e, meses depois, fiz junto com uma amiga um curso na Universidade de Londres sobre neurociência aplicada à psicologia. Neste momento percebi que não era esse o meu interesse.
Quando retornei do intercâmbio precisava rever minha rede de relacionamentos para buscar uma recolocação no mercado. Desse modo, decidi ingressar na Pós-graduação em Gestão de Pessoas da UCPel. Já no primeiro mês de aula tive contato com o professor na época proprietário de uma agência de recrutamento e seleção de pessoas, a InCompany. Através dessa oportunidade pude iniciar na área.
Virada na carreira
Eu continuava trabalhando na empresa quando o então proprietário decidiu que queria vendê-la. Na época, mesmo sem ter dinheiro, eu disse que tinha interesse em comprá-la. Pedi um tempo para conhecer melhor os trâmites internos e levantar o dinheiro necessário para efetuar a compra. Para a minha surpresa, no mês seguinte dessa decisão, descobri que estava grávida de três meses.
“Naquele momento percebi que teria que dar conta de duas gestações: o Gustavo e a InCompany”
Na sequência desses mais de cinco anos, consegui um empréstimo no banco, reformulei a equipe e de três colaboradores atuantes passamos para sete. Ainda, desenvolvi novos sistemas de cadastramento de currículos, fiz parcerias com diversas empresas, melhoramos nossos serviços e fidelização dos nossos clientes. Bem como, aumentei minha rede de relacionamento e passei a participar de eventos e palestras gratuitas para mostrar nosso trabalho. Assim, aos poucos os resultados de todo esse trabalho começava a aparecer.
Transformar sonhos em metas
Éramos pouco reconhecidos no mercado de Pelotas. Atualmente, posso dizer que somos referência em Soluções Empresariais e atendemos diversas empresas no Brasil. Fiz três formações em Coaching, com certificação internacional, além de cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas. Também, consegui conciliar o trabalho com o nascimento do meu filho, o Gustavo.
Durante esse tempo aprendi a me dividir entre diversas transformações pessoais e profissionais. Em outras palavras, conquistas como a compra do meu próprio carro e da minha casa.
Aliás, fiz e faço na prática o meu lema de vida: “Transformar sonhos em metas”. Estou à frente da InCompany há mais de 5 anos e extremamente feliz por poder ajudar as pessoas e as empresas.
“Não tenho como falar da InCompany sem falar do maior desafio da minha vida que foi conduzir uma empresa recém comprada, num período cheio de incertezas que é a gestação. Porém, me orgulho muito dessa etapa da minha vida e tenho certeza que fui e sou muito bem assessorada pela minha família, amigos e colaboradores”
Defina seus objetivos profissionais
Sempre é importante conhecermos um pouco de tudo, ainda mais no mundo atual, com tamanha facilidade de acesso às informações. Esse é um ponto importante na hora de saber definir os seus objetivos profissionais. Se o seu interesse é Psicologia Organizacional, é preciso saber sobre administração, gestão de pessoas, departamento pessoal, planejamento estratégico, testes psicológicos, seleção por competência. Enfim, inúmeros assuntos pertinentes à área de atuação.
Estágios
Eu diria que buscar estágios desde os semestres iniciais é o diferencial para quem busca o primeiro emprego. Em geral, a prática complementa a teoria.
Quais os principais desafios para quem está começando a carreira nessa área?
Diversos estagiários já passaram pela InCompany. Porém, os que mais se destacam são aqueles que não têm medo de trabalhar, apresentam iniciativa, fazem e sugerem além do que está sendo solicitado. Além disso, sabem se relacionar com os colegas e clientes. Os perfis introspectivos, tendem a encontrar um pouco mais de dificuldade na área, pois se trata de uma atividade extremamente dinâmica.
Gestão de Pessoas: Sugestões de leitura
Na área de recrutamento e seleção indico a bibliografia da Maria Odete Rabaglio. Para os subsistemas de gestão de pessoas, indico Chiavenato.
Psicologia na UCPel
O curso de Psicologia da UCPel é responsável por mais de 20 mil atendimentos voltados à comunidade, através do Sistema Único de Saúde. Além da graduação, o Programa de Mestrado em Saúde e Comportamento também desenvolve diversas pesquisas com impacto direto na comunidade. Ainda, as oportunidades de estágio também colocam os estudantes em contato direto com a prática. Se você ficou interessado em saber mais sobre o curso, não deixe assistir este vídeo com depoimentos de estudantes sobre a rotina do curso.
[button style=”btn-danger btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quero fazer a UCPel” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]