Central de Informações
(53) 21288269

Experiência prática vivida na universidade facilita ingresso no mercado de trabalho

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) mostrou que mais de 79% dos profissionais formados nos últimos três anos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. Mais da metade desse percentual já estava inserido antes mesmo de se formar. Mas será que existe algum segredo para construir um bom currículo ainda na graduação?

UCPel mercado de trabalho

Além da sala de aula

A bagagem prática, cobrada na hora de disputar uma vaga, começa a ser construída na universidade por meio de estágios e na participação de projetos de extensão. Eles complementam a teoria passada por mestres e doutores na sala de aula e, juntos, exercem um papel responsável por qualificar o currículo do futuro profissional.

A UCPel tem investido em convênios com empresas para ampliar as possibilidades de estágios para alunos de graduação. Além de oportunidades de estágios voluntários e remunerados, a aposta também se estende no trabalho interdisciplinar como forma de fomentar uma experiência ampla na carreira. Exemplo disso é o projeto chamado Pacientes Jurídicos, desenvolvido em conjunto com alunos dos cursos de Direito e Medicina.

Networking construído na universidade

 UCPel mercado de trabalho

Estudantes de Odontologia na biblioteca da UCPel (Foto: Wilson Lima)

Oportunidades de intercâmbio, participação em pesquisas, congressos e eventos propostos pela universidade também são uma boa forma que começar um networking importante para a sua trajetória profissional. Trocar conhecimentos com outras pessoas relacionadas à área de atuação é uma boa forma de construir futuros laços profissionais.

Um curso adequado à rotina

Os cursos a distância (EAD) são uma realidade e muitos estudantes escolhem esta opção por se adequar melhor à rotina. Mas quem faz uma graduação, também deve ter as mesmas preocupações com a inserção no mercado de trabalho. Buscar um diploma de uma instituição reconhecida pelo MEC e com reconhecimento no mercado gera credibilidade. O ideal é que o estudante também consiga aliar teoria à prática.

O curso de Tecnologia em Segurança Pública (TSP) foi o primeiro curso híbrido lançado na UCPel. Os alunos completam disciplinas por meio de uma plataforma online, mas em um sábado por mês, participam de um encontro presencial. Além disso, uma série de atividades e visitas a empresas da área garantem o contato prático do acadêmico com o mercado.

 

Quer mais dicas de como aproveitar todas as possibilidades de crescimento profissional durante a graduação? Não deixe de conferir a matéria completa publicada no site do G1 sobre como os egressos da UCPel têm conseguido bons resultados no mercado de trabalho.

Por que estudar na UCPel?

  • São 22 cursos de graduação e 30 de pós-graduação
  • 5 mestrados e 3 doutorados
  • 100 cursos de extensão
  • Professores qualificados
  • Nota 4 no MEC (máximo 5)
  • Cerca de 40 projetos de ação na comunidade
  • Mais de um milhão de impactos na sociedade

 

Quer estudar na UCPel?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Blog da UCPel