Você já sabe que a UCPel é uma universidade comunitária. Ou seja: nosso objetivo está na educação e nos serviços sociais para melhorar a qualidade de vida da sociedade.
Dessa forma, o estudante tem a oportunidade de exercitar a prática em atividades com atuação direta na comunidade. Isso se dá através dos projetos de extensão, por exemplo.
E, para te deixar por dentro de tudo o que acontece por aqui, separamos um top 5 projetos da UCPel com impacto direto na comunidade. Com qual deles você mais se identifica?
1. Atenção Fisioterapêutica na Comunidade
Esse projeto da UCPel na área da saúde tem por objetivo prestar atendimento especializado em Fisioterapia. Assim, a população pode acessar serviços na área esportiva, saúde do trabalhador e Parkinson.
Todos os atendimentos são prestados pelos alunos bolsistas. Por isso, o projeto proporciona experiência de atuação profissional real, supervisionada pelos professores.
Quer conhecer mais? Então confere nesse post aqui.
2. Direito na Comunidade
Voltado para a área do Direito, esse outro projeto da UCPel, como o nome sugere, leva atendimentos jurídicos à comunidade. E isso se dá de duas formas: através do Direito na Rua e do Pacientes Jurídicos.
Ambos os projetos divulgam o Serviço de Assistência Judiciária da UCPel (SAJ). E oportunizam que acadêmicos tenham contato direto com a comunidade. Além do exercício prático da futura profissão 😉.
3. Sustentabilidade no Habitat Social
Fruto da vivência dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo na comunidade, nasceu esse outro projeto da UCPel. A iniciativa tem por objetivo transformar espaços sociais, oportunizando melhor qualidade de vida aos moradores.
Dentre as áreas trabalhadas, o grupo já abordou regularização fundiária e assistência técnica. Recentemente, os estudantes construíram 16 casas para a tribo indígena Kaingang.
4. Cetres
O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) não configura um projeto de extensão. Mas, é um espaço de atuação prática para alunos da UCPel.
Sabe por quê? Porque lá diversas oficinas, em variadas áreas, são ofertadas para pessoas acima de 50 anos. E são todas gratuitas. Desse modo, os estudantes podem auxiliar e ministrar oficinas. Ou seja, além de aprender, tem a chance de também ensinar 😄.
5. Projeto de apoio à inclusão digital e cidadania
Também conhecido como PAIC, o projeto da UCPel oferece cursos de informática, oficinas de cidadania e palestras à comunidade. Tudo gratuitamente e ministrados pelos acadêmicos da UCPel.
O objetivo é atuar no combate ao analfabetismo digital e promover cidadania. A cada ano, cerca de 200 pessoas passam pelo projeto.
Nosso top 5 projetos da UCPel com atuação direta na comunidade chegou ao fim. Esperamos que você tenha se encantado um pouco mais com a nossa Universidade. E, quem sabe, você não vem fazer a UCPel também? Veja o que a nossa estrutura pode fazer pela sua carreira.
[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quero fazer a UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]