Projeto de habitação popular da UCPel beneficia tribo Kaingang

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão trabalhando em um projeto de habitação popular para abrigar 16 famílias indígenas que residem em Pelotas.

Este é um dos projetos de extensão desenvolvidos pela UCPel que coloca acadêmicos em contato com o lado prático da profissão e gera impactos capazes de transformar a realidade em que eles estão inseridos.

Como nasceu o projeto

A tribo, por intermédio da UCPel, recebeu da Prefeitura Municipal a doação de um terreno, mas que necessitava de uma infraestrutura completa. Desde então, a Universidade continuou o atendimento por meio do Programa de Sustentabilidade no Habitat Social.

arquitetura e urbanismo UCPel
Arquitetura e urbanismo UCPel: índios Kaingangs devem receber as casas em 2018

Em cursos de Arquitetura e Urbanismo na América Latina ainda não é comum a oferta de disciplinas voltadas para as problemáticas da habitação social. Na UCPel, todas as disciplinas ofertadas no sexto semestre do curso são trabalhadas de forma integrada com o objetivo de potencializar o resultado para um mesmo objetivo.

A ideia principal é contribuir com a comunidade por meio de trabalhos acadêmicos feitos a partir de problemáticas reais.

Desenvolvimento do projeto

arquitetura e urbanismo UCPel - Kaingang - habitação
Foto: Rita Wicth

As residências que irão abrigar a tribo Kaingang devem ser entregues em 2018. Antes disso, o grupo de estudantes que faz parte do Programa de Sustentabilidade no Habitat Social divide o tempo entre acompanhar a obra e produzir o mobiliário, utilizando materiais doados e reciclados.

A iniciativa cresce a cada dia, conforme conta a coordenadora do programa de extensão, professora Joseane Almeida. Acadêmicos de diversos semestres participam das atividades, agregam conhecimento e acumulam experiências.

O projeto conta com 17 bolsistas do curso além de interessados em colaborar.

“Estamos conseguindo agregar cada vez mais pessoas. Desse modo conseguimos contribuir para a formação humana e social do futuro arquiteto”

Coordenadora do programa de extensão,  Joseane Almeida

O grupo encarregado pela produção da mobília é coordenado pela professora Fernanda Tomiello. A docente destaca que o trabalho é agregador e preparativo para a cooperação da construção das habitações.

Busca de Recursos

arquitetura e urbanismo UCPel
Arquitetura e urbanismo UCPel: alunos trabalham na construção dos mobiliários

Para aumentar os recursos, os estudantes estão engajados em diversas ações que visam à colaboração para a construção das casas e da mobília. Doações de lojas e pedidos de descontos nas compras de materiais utilizados na obra são algumas das alternativas, além da realização de brechós com verba revertida para o programa.

Outra ação a ser colocada em prática deve ter o objetivo de arrecadar bicicletas para auxiliar na locomoção dos índios entre a obra e a sede de produção do mobiliário.

Arquitetura e Urbanismo na UCPel

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel tem conceito 4 pelo Ministério da Educação (Mec) – máximo de 5. Conheça mais sobre a estrutura do curso neste vídeo aqui e não deixe de ler as dicas sobre mercado de trabalho de uma arquiteta formada pela UCPel.