Vestibular

Entenda as diferenças entre universidade pública, privada e comunitária

jovens-sentados-diferenças-universidades

Quem está na fase de escolher sua futura profissão passa por diversas etapas. Certamente, uma delas é a escolha da melhor instituição para cursar a tão sonhada graduação. 😍

Caso você esteja nesse momento, já deve ter percebido que existem diferentes tipos de universidades. Isso acontece porque no Brasil as Instituições de Ensino Superior (IES) são divididas em alguns segmentos.

Para acabar com todas as suas dúvidas, a gente preparou esse texto que vai falar sobre a diferença entre três delas: privada (particular) , comunitária e pública (Federal).

Universidade Privada

diferença universidade pública e privada, Entenda as diferenças entre universidade pública, privada e comunitária

As instituições de ensino privadas, ou particulares, são responsáveis por grande parte da oferta de vagas no ensino superior no Brasil. Sendo assim, possuem papel estratégico e muitas vezes cobrem as lacunas encontradas no ensino público, como a flexibilização no horário das aulas.

Elas podem ser administradas por empresas privadas, cooperativas, associações ou fundação privada. Para estudar nessas instituições, os alunos precisam pagar mensalidades, seja por meio próprio ou através de financiamento estudantil.

Além disso, uma instituição privada pode ser classificada com ou sem fins lucrativos. Eventualmente, também pode ganhar o título de universidade comunitária – assunto do próximo tópico.

Veja 10 motivos para estudar em uma universidade privada

Universidade Comunitária

diferença universidade pública e privada - faculdade pública - UCPel é federal - UCPel

As universidades comunitárias são, muitas vezes, confundidas com as particulares. Isso acontece porque ambas extraem recursos de mensalidades. No entanto, apesar do aluno investir um valor mensal para cursar uma graduação ou especialização, essa instituição é sem fins lucrativos.

Ou seja, o objetivo de uma universidade comunitária está na educação e nos serviços sociais para melhorar a qualidade de vida da sociedade em si.

Por isso, os recursos arrecadados são revertidos ao ensino, pesquisa e projetos de extensão que atendam à comunidade.

A UCPel é uma universidade comunitária. Clique abaixo e conheça a estrutura dos cursos e projetos de extensão ofertados

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Baixe agora o Guia das Profissões” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/guia-das-profissoes” linkrel=””]

 

Universidade Pública (Federal)

diferença universidade pública e privada - faculdade pública - UCPel é federal - UCPel

Já as universidades federais são as instituições de ensino mantidas pelo Governo Federal. Elas possuem importante papel no cenário nacional de pesquisa em diversas áreas.

No Brasil, o objetivo é oferecer à população uma oferta de cursos de nível superior de forma gratuita, ou seja, o aluno não precisa pagar mensalidade para estudar.

Como sei qual devo escolher?

Na hora de fazer esta escolha, tenha em mente um planejamento para sua carreira. Se você busca reconhecimento no mercado de trabalho, por exemplo, uma dica é atentar para a tradição e credibilidade da instituição de ensino.

Da mesma forma, pesquise também tudo o que seu curso oferece. Assim, você pode aproveitar ao máximo e construir um currículo diferenciado já na graduação.

Além disso, outra dica é consultar a avaliação do Ministério da Educação (MEC). Ela serve de termômetro para saber a qualidade da Universidade e do curso que você pretende escolher.

Agora que você está por dentro dos diferentes tipos de instituições de ensino brasileiras, faça o teste vocacional para ajudar a escolha da sua profissão!

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel