Central de Informações
(53) 21288269

Entenda as diferenças entre universidade pública, privada e comunitária

Quem está na fase de escolher a profissão passa por diversas etapas. Uma delas é a escolha da melhor instituição de ensino para cursar a tão sonhada graduação.

Se você está nesse momento já deve ter se deparado com diferentes tipos de universidade. Isso porque no Brasil as Instituições de Ensino Superior (IES) são divididas em segmentos.

E, para acabar com as suas dúvidas, vamos falar sobre a diferença entre três delas: pública (Federal), particular e comunitária.

Universidade privada

As instituições privadas de ensino, ou particulares, são responsáveis por grande parte da oferta de vagas no ensino superior no Brasil. Possuem papel estratégico e muitas vezes cobrem as lacunas encontradas no ensino público, como a flexibilização no horário das aulas.

Elas podem ser administradas por empresas, cooperativas, associação ou fundação privada. Para estudar os alunos precisam pagar mensalidades, seja por meio próprio ou através de crédito estudantil.

Além disso, uma instituição privada pode ser classificada com ou sem fins lucrativos. Também pode ganhar o título de universidade comunitária – assunto do próximo tópico.

Veja 10 motivos para estudar em uma universidade privada

Universidade Comunitária

diferença universidade pública e privada - faculdade pública - UCPel é federal - UCPel

As universidades comunitárias são, muitas vezes, confundidas com as particulares porque ambas extraem recursos de mensalidades. Porém, apesar do aluno investir um valor mensal para cursar a graduação ou especialização, essa instituição é sem fins lucrativos.

Ou seja, o objetivo de uma universidade comunitária está na educação e nos serviços sociais para melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Por isso, os recursos arrecadados são revertidos ao ensino, pesquisa e projetos de extensão que atendam à comunidade.

A UCPel é uma universidade comunitária. Clique abaixo e conheça a estrutura dos cursos e projetos de extensão ofertados

 

Baixe agora o Guia das Profissões

 

Universidade Pública (Federal)

diferença universidade pública e privada - faculdade pública - UCPel é federal - UCPel

Já as universidades federais são as instituições de ensino mantidas pelo Governo Federal. Elas possuem importante papel no cenário nacional de pesquisa em diversas áreas.

No Brasil, o objetivo é oferecer à população uma oferta de cursos de nível superior de forma gratuita, ou seja, o aluno não precisa pagar mensalidade para estudar.

Como sei qual devo escolher?

Na hora de fazer a escolha, tenha em mente um planejamento para sua carreira. Se você busca reconhecimento no mercado de trabalho, por exemplo, uma dica é atentar para a tradição da instituição de ensino.

Pesquise também tudo o que seu curso oferece para que você possa aproveitar ao máximo e construir um currículo diferenciado já na graduação.

Outra dica é consultar a avaliação do Ministério da Educação (MEC). Ela serve de termômetro para saber a qualidade da Universidade e do curso.

Agora que você está por dentro dos diferentes tipos de instituições de ensino brasileiras, faça o teste vocacional para ajudar a escolha da sua profissão!

 

Quer entrar na UCPel?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Blog da UCPel