7 motivos para estudar Direito na UCPel

martelo utilizado em audiências judiciais em cima de uma mesa

Você se identifica com a área de humanas e curte entender tudo sobre questões jurídicas? Ao mesmo tempo, costuma estar antenado ao que acontece no mundo nas áreas de política e economia?

Então, o curso de Direito da UCPel pode ser uma boa opção para você. Neste post vamos te apresentar 7 diferenciais que a graduação oferece, confere aí!

Faça o teste vocacional

1. Teoria aplicada na prática desde o início

Ao escolher a graduação da UCPel, além de desfrutar de toda a estrutura da Universidade, você poderá participar desde o primeiro semestre da Oficina de Dinâmicas Processuais.

Através dessa atividade extracurricular, os alunos visitam instituições, manuseiam processos e entram em contato com profissionais da área jurídica em bate-papos e simulações. Confira no vídeo abaixo a participação dos acadêmicos em uma audiência trabalhista simulada.

2. Atuação na Comunidade

aluna do direito ucpel com o colete do projeto pacientes jurídicos

Ao longo do curso você poderá complementar os conteúdos vistos em sala de aula em projetos de extensão. Além disso, participar dessas atividades proporcionam uma experiência prática e colocam você em contato com a comunidade.

O curso da UCPel oferece três projetos de extensão principais: Direito na RuaPacientes Jurídicos e Serviço de Assistência Judiciária (SAJ).

No Direito na Rua, uma vez por mês, os estudantes prestam atendimentos jurídicos nos bairros de Pelotas. Além disso, todos os alunos do curso podem participar.

Já o Pacientes Jurídicos é um projeto fixo nos bairros Pestano e Sanga Funda. Nele, os alunos recebem encaminhamentos das demandas locais em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pela UCPel.

Para participar dessas atividades os acadêmicos se inscrevem em editais. Em qualquer uma delas, você terá acompanhamento de professores e acadêmicos de semestres mais avançados.

“As atividades de extensão aproximam o aluno do dia a dia do Direito e permite que ele se aproprie das questões jurídicas de forma prática, atendendo na comunidade”, acredita a coordenadora da graduação, professora Ana Luiza Berg Barcellos.

3. Incentivo à pesquisa acadêmica

alunas do direito ucpel estudando na sala de estudos da universidade

Além das atividades práticas, o curso de Direito da UCPel também oferece Grupos de Estudos e Ligas Acadêmicas em diversas áreas.

Essas atividades possuem foco acadêmico, ou seja, preparam o aluno para atividades de pesquisa e produção científica.

Dessa forma, você pode escolher a área que mais se identifica ou experimentar diferentes ramos para conhecer e construir o seu currículo.

Na UCPel você terá a oportunidade de participar de Grupos de Pesquisa nas áreas de Imigrações, Direito Empresarial, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e Direito Constitucional e Direitos Humanos.

Até agora te apresentamos diferenciais extracurriculares, ou seja, opções para complementar a sua graduação além da sala de aula. Portanto, todas elas podem ser buscadas de acordo com o seu interesse.

Gostou? Então vem fazer a UCPel.

4. Currículo atualizado

O curso da UCPel atende às exigências curriculares propostas pelo Ministério da Educação (MEC). Assim como, possui disciplinas atualizadas com as demandas do mercado de trabalho.

Dessa maneira, você estudará Direito Previdenciário e Direito Ambiental, áreas em alta em termos de advocacia, conforme a coordenadora.

Bem como o Direito Agrário, tendo em vista a vocação regional do curso.

“A região sul do estado possui atividade econômica predominantemente na área agropecuária e o nosso curso prepara o aluno também para essa atuação”, completa.

O currículo ainda aborda disciplinas como Sociologia, Economia e Ciência Política, fundamentais para a compreensão do Sistema Jurídico.

5. Parceria com instituições locais

capa de um processo judicial

Para reforçar o caráter e atuação local e regional do curso, a UCPel possui parceria com instituições. Como resultado, é possível a realização de eventos e a aproximação do aluno com a comunidade jurídica.

Um exemplo é o convênio com o Poder Judiciário. Você sabia que a UCPel é a única instituição da região a sediar o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)?

“O CEJUSC é um ambiente de realização de conciliações e mediações que busca solucionar conflitos por meio de diálogo”, explica Ana Luiza.

Essa presença permite ao estudante da UCPel conhecer técnicas alternativas para a solução de conflitos – tendência no mercado de trabalho.

6. Professores atuantes no mercado de trabalho

advogado homem atendendo dois clientes em uma sala

Os professores do curso de Direito da UCPel possuem trajetória acadêmica paralela a atividade profissional. Dessa forma, é possível uma abordagem teórico-prática nas aulas.

“Temos docentes em diferentes áreas, o que agrega qualidade e diferencial na medida em que eles contribuem na formação dos alunos com suas visões”, conta.

7. E o egresso formado pela UCPel?

O curso de Direito da UCPel possui mais de 25 anos de história. Ao longo dos anos, diversos egressos se destacaram em suas carreiras, sejam elas privadas ou públicas.

“A trajetória do curso e a colocação dos profissionais no mercado demonstram realmente a qualidade e a oportunidade que o egresso tem pra se colocar nesse mercado hoje tão competitivo”, finaliza a professora.

E aí, gostou do curso da UCPel? Veja como você pode estudar aqui. E conheça os outros cursos oferecidos no nosso Guia das Profissões.

Quer entrar na UCPel?