Faça intercâmbio no curso de Arquitetura e Urbanismo

Planejamento do intercâmbio no curso de Arquitetura com mapa, diário de viagem e passaporte

Viver imerso em outra cultura, durante o período que for, é transformador! Atualmente todas as viagens que tenham como foco o desenvolvimento intercultural são consideradas intercâmbio, independente do período de estadia. Apostar nessa vivência durante o curso de graduação é uma experiência ainda mais enriquecedora e pode alavancar o seu currículo. Para ter sucesso na carreira de arquiteto é preciso ser bastante criativo e acompanhar algumas tendências de mercado. São muitas opções de intercâmbio no curso de Arquitetura e Urbanismo. Essas oportunidades podem ampliar a sua visão artística e criativa sobre a profissão e, com certeza, a sua bagagem vai voltar cheia de novidades!

Confira algumas informações importantes que você precisa saber sobre essa experiência incrível. 👇

1- Programa de intercâmbio da UCPel

Gif mostrando o tracejado dos continentes, alternando as imagens nesses territórios

A Católica de Pelotas conta com setor exclusivo para mapear as oportunidades de intercâmbio. O UCPel Internacional, já levou estudantes de diversos cursos para viver experiências de aprendizado na profissão em outros países.

O intercâmbio pode ser realizado através de mobilidade acadêmica, que só poderá ocorrer em Instituição de Ensino Superior (IES) conveniada, ou de estágio no exterior, a ser desenvovido em qualquer local, desde que aprovado pelo coordenador do curso.

A UCPel possui convênio com mais de 10 instituições estrangeiras de ensino superior. É possível que o aluno estude um semestre em cidades, por exemplo, de Portugal, da Índia ou da Colômbia, cursando disciplinas junto aos alunos regulares. O aluno em mobilidade acadêmica fica isento das mensalidades na UCPel e na maioria das IES. As vagas para essa modalidade são divulgadas via edital.

Por outro lado, na modalidade de estágio, o aluno poderá atuar na sua área de estudos, normalmente durante o período de férias. Existem oportunidades fixas de estágio e eventualmente surgem vagas temporárias. O ideal, neste caso, é contatar o setor de intercâmbios através do e-mail intercambio@ucpel.edu.br.

2- Quais os requisitos para estudar no exterior?

Mesa de estudos preparada para o planejamento do intercâmbio em Arquitetura

Existem alguns requisitos básicos para o aluno que deseja estudar no exterior. O acadêmico precisa ter no mínimo 18 anos, estar matriculado regularmente, ter concluído o primeiro semestre e não estar cursando o último, além de ter  índice de aproveitamento mínimo de 8.

Dessa forma, os critérios para aprovação são o índice de aproveitamento do aluno somado a avaliação da coordenação do curso juntamente da Pró-Reitoria Acadêmica.

3- Como fazer intercâmbio no curso de Arquitetura?

Gif mostra opções de aberturas em projeto arquitetônico. Descoberta de novas tendências pode ser realizada durante intercâmbio.

Os acadêmicos que desejarem fazer intercâmbio no curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel poderão realizar mobilidade acadêmica para Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Fernando Pessoa e Instituto Politécnico de Tomar, todas em Portugal.

Os documentos necessários para esse processo variam de acordo com a exigência de cada IES. No entanto, para a inscrição inicial é necessário apresentar documento de identificação, formulário de inscrição e declaração de autonomia financeira, passaporte ou comprovante de solicitação, currículo e carta de motivação.

Veja aqui o depoimento de uma aluna de Arquitetura da UCPel que também esteve em Portugal vivendo as experiências do intercâmbio.

4 – Intercâmbio e o mercado de trabalho

Mesa com projetos e plantas de arquitetura

Ter sido intercambista não é exatamente um critério usado na seleção de grandes empresas. No entanto, a grande maioria das vagas que o mercado de trabalho apresenta atualmente exigem o domínio de outro idioma. Além da situação favorecer o aprendizado, o intercambista desenvolve habilidades de escuta, fala e interpretação em razão do contato com o idioma nas mais diversas situações.

Além disso, a vivência no exterior proporciona ainda condições favoráveis ao autoconhecimento, o despertar da resiliência e a flexibilidade diante de novos desafios. Características muito bem-vindas no mercado de trabalho, especialmente em cargos de liderança. Afinal, para lidar com metas, concorrência, colegas de trabalho com pensamentos e atitudes diferentes das suas, é necessário ter equilíbrio, empatia e controle emocional.

Certamente, a resiliência vai te ajudar a trabalhar sob condições desfavoráveis da economia, altos e baixos do mundo corporativo e relacionamentos organizacionais desafiadores.

Portanto, é fundamental que o intercambista egresso saiba demonstrar todas essas habilidades na entrevista de emprego e no dia a dia.

5- O intercâmbio e a Arquitetura

Fazer intercâmbio no curso de Arquitetura poderá ampliar muito os horizontes artísticos do estudante. Ter a possibilidade, por exemplo, de ver diante de seus olhos projetos realizados em outro lugar do mundo, sob outra formação e perspectiva será fantástico. Essa vivência certamente enriquecerá a sua bagagem criativa e possibilitará novas opções durante a criação dos seus projetos. Além disso, acompanhar de perto as tendências europeias e conhecer prédios e monumentos da arquitetura clássica e que poderão aparecer através de elementos ou detalhes em seus projetos.

Faça na UCPel

Para cursar Arquitetura na UCPel, é preciso ter disponibilidade para frequentar a aulas presenciais no turno da noite por 10 semestres. Dessa forma, você não precisará abrir mão das atividades que já desempenha no período diurno. O curso tem conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC), considerado uma nota de excelência.

Ficou interessado? Não deixe de se inscrever no Vestibular ou Extravestibular para Arquitetura e Urbanismo!