Viver imerso em outra cultura, durante o período que for, é transformador! Atualmente todas as viagens que tenham como foco o desenvolvimento intercultural são consideradas intercâmbio, independente do período de estadia. Apostar nessa vivência durante o curso de graduação é uma experiência ainda mais enriquecedora e pode alavancar o seu currículo. Para ter sucesso na carreira de arquiteto é preciso ser bastante criativo e acompanhar algumas tendências de mercado. São muitas opções de intercâmbio no curso de Arquitetura e Urbanismo. Essas oportunidades podem ampliar a sua visão artística e criativa sobre a profissão e, com certeza, a sua bagagem vai voltar cheia de novidades!
Confira algumas informações importantes que você precisa saber sobre essa experiência incrível. 👇
1- Programa de intercâmbio da UCPel
A Católica de Pelotas conta com setor exclusivo para mapear as oportunidades de intercâmbio. O UCPel Internacional, já levou estudantes de diversos cursos para viver experiências de aprendizado na profissão em outros países.
O intercâmbio pode ser realizado através de mobilidade acadêmica, que só poderá ocorrer em Instituição de Ensino Superior (IES) conveniada, ou de estágio no exterior, a ser desenvovido em qualquer local, desde que aprovado pelo coordenador do curso.
A UCPel possui convênio com mais de 10 instituições estrangeiras de ensino superior. É possível que o aluno estude um semestre em cidades, por exemplo, de Portugal, da Índia ou da Colômbia, cursando disciplinas junto aos alunos regulares. O aluno em mobilidade acadêmica fica isento das mensalidades na UCPel e na maioria das IES. As vagas para essa modalidade são divulgadas via edital.
Por outro lado, na modalidade de estágio, o aluno poderá atuar na sua área de estudos, normalmente durante o período de férias. Existem oportunidades fixas de estágio e eventualmente surgem vagas temporárias. O ideal, neste caso, é contatar o setor de intercâmbios através do e-mail intercambio@ucpel.edu.br.
2- Quais os requisitos para estudar no exterior?
Existem alguns requisitos básicos para o aluno que deseja estudar no exterior. O acadêmico precisa ter no mínimo 18 anos, estar matriculado regularmente, ter concluído o primeiro semestre e não estar cursando o último, além de ter índice de aproveitamento mínimo de 8.
Dessa forma, os critérios para aprovação são o índice de aproveitamento do aluno somado a avaliação da coordenação do curso juntamente da Pró-Reitoria Acadêmica.
3- Como fazer intercâmbio no curso de Arquitetura?
Os acadêmicos que desejarem fazer intercâmbio no curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel poderão realizar mobilidade acadêmica para Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Fernando Pessoa e Instituto Politécnico de Tomar, todas em Portugal.
Os documentos necessários para esse processo variam de acordo com a exigência de cada IES. No entanto, para a inscrição inicial é necessário apresentar documento de identificação, formulário de inscrição e declaração de autonomia financeira, passaporte ou comprovante de solicitação, currículo e carta de motivação.
Veja aqui o depoimento de uma aluna de Arquitetura da UCPel que também esteve em Portugal vivendo as experiências do intercâmbio.
4 – Intercâmbio e o mercado de trabalho
Ter sido intercambista não é exatamente um critério usado na seleção de grandes empresas. No entanto, a grande maioria das vagas que o mercado de trabalho apresenta atualmente exigem o domínio de outro idioma. Além da situação favorecer o aprendizado, o intercambista desenvolve habilidades de escuta, fala e interpretação em razão do contato com o idioma nas mais diversas situações.
Além disso, a vivência no exterior proporciona ainda condições favoráveis ao autoconhecimento, o despertar da resiliência e a flexibilidade diante de novos desafios. Características muito bem-vindas no mercado de trabalho, especialmente em cargos de liderança. Afinal, para lidar com metas, concorrência, colegas de trabalho com pensamentos e atitudes diferentes das suas, é necessário ter equilíbrio, empatia e controle emocional.
Certamente, a resiliência vai te ajudar a trabalhar sob condições desfavoráveis da economia, altos e baixos do mundo corporativo e relacionamentos organizacionais desafiadores.
Portanto, é fundamental que o intercambista egresso saiba demonstrar todas essas habilidades na entrevista de emprego e no dia a dia.
5- O intercâmbio e a Arquitetura
Fazer intercâmbio no curso de Arquitetura poderá ampliar muito os horizontes artísticos do estudante. Ter a possibilidade, por exemplo, de ver diante de seus olhos projetos realizados em outro lugar do mundo, sob outra formação e perspectiva será fantástico. Essa vivência certamente enriquecerá a sua bagagem criativa e possibilitará novas opções durante a criação dos seus projetos. Além disso, acompanhar de perto as tendências europeias e conhecer prédios e monumentos da arquitetura clássica e que poderão aparecer através de elementos ou detalhes em seus projetos.
Faça na UCPel
Para cursar Arquitetura na UCPel, é preciso ter disponibilidade para frequentar a aulas presenciais no turno da noite por 10 semestres. Dessa forma, você não precisará abrir mão das atividades que já desempenha no período diurno. O curso tem conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC), considerado uma nota de excelência.
Ficou interessado? Não deixe de se inscrever no Vestibular ou Extravestibular para Arquitetura e Urbanismo!