Conheça a infraestrutura do curso de Arquitetura

arquitetura e urbanismo ucpel

As experiências vividas ao longo da trajetória acadêmica estão diretamente relacionadas ao seu futuro profissional. Para cursar Arquitetura e Urbanismo na UCPel, é preciso ter disponibilidade para frequentar as aulas presenciais no período da noite por 10 semestres e também muita disposição para as atividades práticas!

Apesar de a teoria ser extremamente importante, as atividades práticas ajudam a assimilar os conteúdos e facilitam a escolha da área que pretenderá atuar. Para garantir essas experiências, que certamente são interessantes ao processo de ensino e aprendizagem, a Católica de Pelotas investiu, também, na infraestrutura do curso de Arquitetura.

Curioso para conhecer? Listamos abaixo algumas informações que vão te fazer viajar pelos corredores da Universidade e conhecer melhor a infraestrutura disponibilizada:

1- Laboratórios se destacam na infraestrutura do curso

Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UCPel contruindo maquetes da Maquetaria do curso

O Laboratório de Computação Gráfica foi recentemente reformado, uma vez que todos os computadores foram substituídos por equipamentos de alta tecnologia com programas compatíveis às plataformas utilizadas na área, o que resulta em aulas com ainda mais qualidade.

Além disso também se destacam o Laboratório de Engenharia dos Materiais e a Maquetaria, que foi recentemente remodelada. Esse último, por exemplo, conta com sala ampla e iluminada, sendo capaz de acomodar cerca de 40 acadêmicos que utilizam o local para conhecer os primeiros conceitos de Arquitetura e, ao longo do curso, desenvolvem conteúdos sobre conceituação de projeto e de composição formal através da elaboração de maquetes físicas de monumentos.

Da mesma forma, outros laboratórios ficam disponíveis para atender os alunos ao longo do curso durante as aulas, em projetos de extensão e para auxiliar no processo de aprendizagem sempre que o aluno desejar. São eles:

• Instalações Elétricas
  • Geotecnia
  • Topografia
  • Tecnologia das Construções
  • Instalações Hidrossanitárias
  • Computação Gráfica
  • Resistência dos Materiais

2 – Professores que atuam no mercado

Você ainda terá a oportunidade de aprender com professores atuantes no mercado de trabalho, com experiência nas diferentes áreas da profissão. Dessa forma, a troca de experiências no cotidiano acadêmico torna-se ainda mais enriquecedora. A aplicação de casos reais aos conteúdos teóricos, sem dúvida prepara o acadêmico de forma ainda mais precisa para a prática profissional.

3- Tecnologia na infraestrutura do curso de Arquitetura

Laboratório de Computação Gráfica totalmente reformado proporciona novas experiências aos alunos do curso de Arquitetura

A atualização das máquinas do Laboratório de Computação Gráfica possibilitou a instalação de softwares em versões ainda mais atualizadas – como Revit, Twinmotion e Blender, todos em plataforma BIM.

Como resultado desse investimento na infraestrutura do curso de Arquitetura, os acadêmicos criam imagens estáticas e vídeos de apresentação de projetos com ainda mais qualidade.

Além disso, a UCPel mantém à disposição dos acadêmicos impressora 3D, bastante útil aos acadêmicos na construção de maquetes e exploração em geral desta tendência do mercado arquitetônico.

4 – Projetos de Extensão

Alunos atuam no Projeto de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social construindo casas para os índios

Da mesma forma, os Projetos de Extensão também se destacam no curso da Arquitetura e Urbanismo da UCPel. A atuação na extensão proporciona, acima de tudo, que os alunos vivenciem experiências que transformam a realidade da comunidade. Assim, os projetos atendem demandas da cidade de Pelotas e região através de parcerias com prefeituras, instituições públicas e privadas.

No Programa de Sustentabilidade no Habitat Social, por exemplo, os acadêmicos analisam e projetam soluções para habitações precárias, auxiliando, principalmente, a população de baixa renda. Enquanto isso, o Programa de Práticas de Preservação do Patrimônio atua na valorização do legado histórico e já teve a oportunidade de atuar na restauração de prédios do Centro Histórico de Pelotas.

Faça na UCPel

Gostou? As inscrições para o Vestibular e o Extravestibular estão abertas e tem vaga para o curso de Arquitetura e Urbanismo!