Será que o curso de Arquitetura é para você?

arquitetura é para você, Será que o curso de Arquitetura é para você?

Será que o curso de Arquitetura é para você? O campo de trabalho do profissional formado nessa área é super amplo. De forma bastante resumida, o arquiteto pode ser considerado o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. 

O principal objetivo do arquiteto é planejar e organizar espaços internos e externos de maneira que sejam confortáveis e funcionais. Assim como também é o profissional que idealiza, projeta e desenha os espaços urbanos. Além disso, cria plantas detalhadas dos ambientes e define os materiais que serão utilizados na construção ou reforma destes espaços.

Para seguir essa carreira é preciso ser muito criativo e acompanhar algumas tendências de mercado. Você também precisará estar pronto para enfrentar alguns desafios, como tornar suas ideias maravilhosas viáveis de serem colocadas em prática.

Mas se você ainda tem dúvidas se o curso de arquitetura é pra você, confira a seguir algumas informações que vão te ajudar a saber se você vai se dar bem nessa área:

1. Preciso ser bom em desenho?

arquitetura é para você, Será que o curso de Arquitetura é para você?
Exercício realizado por acadêmico da UCPel em disciplina de Expressão Gráfica

É verdade que para se tornar um arquiteto você vai precisar desenhar ao longo do curso de graduação. Entretanto, se você não tem muita habilidade com desenho, porém, tem bastante disposição para aprender, pode se tranquilizar. Durante a graduação serão ofertadas disciplinas de expressão gráfica, oportunidade em que serão abordadas técnicas muito úteis nesse processo de aprendizagem.

Visto que hoje em dia existem muitos softwares para representação arquitetônica e praticamente tudo é computadorizado, não é obrigatório saber desenhar super bem. Nesse sentido, é mais importante ter uma boa visão espacial. Saber combinar elementos e materiais de maneira esteticamente interessante também é fundamental. Do mesmo modo, ter uma postura crítica e consciente para atuar em busca de melhor qualidade de vida e bem-estar para os cidadãos.

Entretanto, vale dar uma espiadinha na grade curricular das universidades. Desta maneira, você estará seguro que terá suporte de aprendizagem de desenho durante o curso na universidade escolhida.

2. O curso envolve muita matemática?

arquitetura é para você, Será que o curso de Arquitetura é para você?

O curso tem disciplinas relacionadas a matemática já que o arquiteto deve dominar conhecimentos de cálculos estruturais. Por exemplo, nas matérias de estruturas (metálicas, de concreto, de madeira), hidráulica, elétrica, acústica e orçamento, é preciso sim usar um pouco de matemática. Por outro lado, o estudante lida muito mais com conceitos de formas geométricas e a distribuição delas do que de fato as temidas disciplinas de cálculo – tradicionais nos cursos de engenharia.

Embora a matemática esteja presente no curso e seja muito importante nessa área, nos primeiros semestres o aluno tem muito mais contato com a forma e os conceitos do que com números. Portanto, ao longo do curso, com outros conceitos mais amadurecidos, poderá compreender melhor os cálculos necessários para a área.

 3. Manter-se atualizado

arquitetura é para você, Será que o curso de Arquitetura é para você?

É realmente fundamental ao profissional de Arquitetura e Urbanismo manter-se atualizado às tendências do mercado. Inegavelmente, é importante também estar atendo às novidades tecnológicas que envolvem softwares, equipamentos e materiais.

A busca por inovações em métodos projetuais na arquitetura, por exemplo, deve ser constante. Absorver novos conhecimentos deverá fazer parte da sua rotina profissional, o que garantirá um repertório repleto de opções e soluções nos momentos de criação.

4. Tecnologia como aliada

arquitetura é para você, Será que o curso de Arquitetura é para você?

Ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo, o acadêmico é apresentado aos softwares utilizados pra modelagem 3D, tecnologia que tem sido grande aliada dos profissionais desta área. A representação de desenhos em 3D tornou-se um diferencial e tanto no momento de vender um projeto e conquistar os clientes. Por isso, se você se interessar em ampliar seus conhecimentos nesse universo e garantir uma experiência mais completa, estará fazendo boa aposta.

5. Lidar com o mercado disputado

arquitetura é para você, Será que o curso de Arquitetura é para você?

O profissional de Arquitetura e Urbanismo precisará lidar com mercado de trabalho bastante disputado e em algumas regiões até saturado. Por isso, precisará investir na sua qualificação para ganhar destaque. A média salarial deste profissional varia, especialmente, de acordo com as especializações realizadas, a região onde o arquiteto trabalhará e a área de atuação escolhida.

A restauração de ambientes tem ganhado cada vez mais espaço no mercado já que construir novos espaços não tem sido tarefa fácil nas grandes cidades, já esgotadas de edificações. Assim sendo, inovar e ser criativo continuam sendo pré-requisito para o sucesso na profissão. A arquiteta formada pela UCPel, Catarina Loder, deu umas dicas neste post sobre o mercado de trabalho ; )

Faça na UCPel

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferta vagas no curso de Arquitetura e Urbanismo no período da noite. Aliás, a graduação possui nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), o que é considerada uma nota de excelência nas avaliações de estrutura, corpo docente e qualidade da graduação. O currículo do curso prepara os estudantes para atuarem em diversas frentes dentro da Arquitetura e Urbanismo, conquista tanto quem gosta da área de humanas quanto de exatas.

Então, o que achou de alguns dos desafios da área da Arquitetura e Urbanismo? Achas que é possível tirar de letra os estudos e depois a prática profissional? O curso de graduação oferecido pela UCPel transcorre em 10 semestres, com carga horária de 4.000 horas, com disciplinas que aliam teoria e prática desde o primeiro semestre.

O currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel está atualizado e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho, que tem dado oportunidade aos profissionais dessa área em diversos segmentos. Além disso, os alunos contam com muitos projetos de extensão à disposição, oportunidade de atividade prática real que proporciona ao aluno experiência em situações que transformam a realidade da comunidade.

Ficou interessado? Confira o período de inscrições para o Vestibular e para o Extravestibular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2020 Blog da UCPel