Outra importante etapa na escolha de uma profissão é o tipo de graduação: tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.
Está nessa fase? Fique tranquilo. Pois, neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas para que você faça a escolha que melhor combina com o seu perfil.
[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Faça o teste vocacional” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/teste-vocacional” linkrel=””]
Quero fazer um curso superior. Qual escolher?
Vamos começar lembrando que tecnólogo não é o profissional que trabalha com tecnologia ou que se capacitou por meio de um curso técnico.
Assim como o bacharelado e a licenciatura, o tecnólogo também é considerado um curso de nível superior. E o diploma pode ser usado para concursos, desde que a instituição seja reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC).
Mas, segundo o MEC, algumas profissões podem apenas ser oferecidas em grau de bacharelado. Como o caso da Arquitetura, Engenharia, Farmácia, Direito e Medicina.
Diferenças na grade curricular
A grade curricular muda para cada tipo de graduação. Por exemplo, no tecnólogo, as disciplinas são voltadas para cumprir exigências específicas do mercado. Nesse caso, o estudante será preparado para atuar em áreas profissionais específicas.
Já a formação no bacharelado é ampla e generalista. O que prepara o profissional para atuar em diversas áreas do mercado.
Podemos usar como exemplo o estudante de administração. Ao final do curso, ele estará preparado para áreas como gestão comercial, pública e de recursos humanos.
Essas áreas também podem ser oferecidas em tecnólogos, com uma formação direcionada ao setor de atuação profissional.
E a licenciatura?
Ao contrário das outras duas modalidades, a licenciatura prepara o estudante para trabalhar como professor dos ensinos Fundamental e Médio. A base pode ser igual a de um bacharelado, mas a partir de determinado semestre, a licenciatura foca em disciplinas de didática e pedagogia.
Quem cursou bacharelado e tecnólogo e deseja trabalhar como professor, uma opção é fazer cursos de pós-graduação. Mestrados e doutorados que habilitam o egresso a dar aulas para o ensino superior, por exemplo.
Em quanto tempo posso me formar?
O bacharelado e a licenciatura geralmente têm duração de 4 a 6 anos. Por outro lado, o tecnólogo é um curso rápido, com duração de dois a três anos.
Mensalidades
A tendência é de que as mensalidades dos tecnólogos sejam menores em relação ao bacharelado e à licenciatura. No entanto, fique de olho nas oportunidades de bolsas de estudos e de Financiamento Estudantil.
Formas de ingresso
Para ingressar nessas três modalidades é preciso ter concluído o Ensino Médio e passar por um processo seletivo de acordo com as políticas de seleção da instituição de ensino.
E se o estudante quiser fazer mestrado futuramente?
Independente do diploma ser de bacharel, tecnólogo ou licenciatura, o profissional vai poder ingressar em uma especialização ou mestrado.
Para concluir, tenha em mente que entender essas diferenças ajuda você a alcançar os seus objetivos profissionais. Além disso, a escolha do tipo de universidade também pode ajudar 😉.
Veja também as diferenças entre universidade, faculdade e EAD
[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]
Boa noite, obrigado por esclarecer todas as minhas dúvidas!