Vestibular

Você conhece as principais formas de ingressar na Universidade?

 

formas de entrar na faculdade - como entrar para a faculdade

Entrar para a faculdade está nos seus planos? A primeira coisa a fazer é conhecer as formas de ingresso nas instituições de ensino que você deseja estudar. Dessa forma, você conseguirá se preparar da melhor maneira e aumentar as chances de ficar com uma das vagas no curso que você escolher.

Como entrar na faculdade

Desde 2009, os processos seletivos começaram a ficar mais diversificados no Brasil. Muitas universidades que utilizavam o vestibular tradicional passaram adotar outros processos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova convencional do vestibular continua a existir, mas também ganhou uma versão alternativa para se ajustar às necessidades atuais dos candidatos – o vestibular agendado.

Vamos explicar cada um desses processos seletivos para que você não seja pego de surpresa.

Enem

como entrar na faculdade, Você conhece as principais formas de ingressar na Universidade?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que avalia diversas áreas do conhecimento como português, matemática, química, física e redação. É uma prova que se tornou um ponto chave para quem deseja entrar na faculdade.

Hoje, além dos candidatos concorrerem às vagas em instituições públicas e privadas com a nota alcançada na prova do Enem, ela também garante que o aluno possa participar do processo seletivo do Sisu, que vamos explicar no próximo tópico.

O seu desempenho servirá para a candidatura a bolsas do ProUni e do Fies. Alguns processos seletivos de instituições de ensino em Portugal também utilizam essa nota.
Você pode conferir as datas de abertura de inscrições para o Enem, que é realizado uma vez ao ano, neste site aqui. Em algumas universidades você pode participar da seleção utilizando a nota alcançada em anos anteriores.
Os candidatos precisam pagar uma taxa para a realização da prova, mas também existe a possibilidade de isenção em casos estipulados pelo Governo Federal.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ferramenta informatizada gerenciada pelo Ministério da Educação onde as Instituições de Ensino ofertam vagas para candidatos que realizaram a prova do Enem.
Esse processo já substituiu o vestibular tradicional em diversas universidades públicas do Brasil. No momento da inscrição, o candidato pode escolher até duas Instituições de Ensino para concorrer às vagas.
É preciso ficar ciente de que as colocações irão mudando até o último momento de inscrições. Isto porque o sistema leva em conta as notas dos últimos candidatos que se inscreverem nos cursos. Você também pode mudar as suas opções até o prazo estabelecido no edital.

Vestibular tradicional

Talvez o processo seletivo mais conhecido por candidatos às Universidades no Brasil.
Algumas universidades realizam duas seleções durante o ano, que geralmente consistem em uma prova de conhecimentos específicos e outra de redação.
É preciso ficar de olho na data de prova, pois ela não é flexível e obedece ao calendário próprio da instituição.

Vestibular agendado

formas de entrar na faculdade - como entrar na faculdade

Uma alternativa ao vestibular tradicional, a prova agendada oferece ao candidato maior flexibilidade que pode escolher a data e o horário da prova.
É adotado principalmente por Instituições Privadas . Já se tornou uma tendência moderna de processo seletivo. Normalmente é feita somente uma prova de redação para avaliar conhecimentos e classificar o candidato.
Falamos bastante sobre as formas de ingressar na faculdade, mas sabemos que esta fase tem muitas outras dúvidas. Que tal fazer o nosso teste vocacional para descobrir qual a profissão certa para você?

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

2 comentários em “Você conhece as principais formas de ingressar na Universidade?

  1. Ola bom dia. Estou interessado em fazer o curso de bacharelado em Filosofia. Como já tenho curso superior (sou professor universitário) acho que poderia tentar o ingresso como portador de diploma no caso de haver vaga para esta modalidade. Gostaria de ser informado quando abrirem as inscrições. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel