Central de Informações
(53) 21288269

Você conhece as principais formas de ingressar na Universidade?

 

formas de entrar na faculdade - como entrar para a faculdade

Entrar para a faculdade está nos seus planos? A primeira coisa a fazer é conhecer as formas de ingresso nas instituições de ensino que você deseja estudar. Dessa forma, você conseguirá se preparar da melhor maneira e aumentar as chances de ficar com uma das vagas no curso que você escolher.

Como entrar na faculdade

Desde 2009, os processos seletivos começaram a ficar mais diversificados no Brasil. Muitas universidades que utilizavam o vestibular tradicional passaram adotar outros processos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova convencional do vestibular continua a existir, mas também ganhou uma versão alternativa para se ajustar às necessidades atuais dos candidatos – o vestibular agendado.

Vamos explicar cada um desses processos seletivos para que você não seja pego de surpresa.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que avalia diversas áreas do conhecimento como português, matemática, química, física e redação. É uma prova que se tornou um ponto chave para quem deseja entrar na faculdade.

Hoje, além dos candidatos concorrerem às vagas em instituições públicas e privadas com a nota alcançada na prova do Enem, ela também garante que o aluno possa participar do processo seletivo do Sisu, que vamos explicar no próximo tópico.

O seu desempenho servirá para a candidatura a bolsas do ProUni e do Fies. Alguns processos seletivos de instituições de ensino em Portugal também utilizam essa nota.
Você pode conferir as datas de abertura de inscrições para o Enem, que é realizado uma vez ao ano, neste site aqui. Em algumas universidades você pode participar da seleção utilizando a nota alcançada em anos anteriores.
Os candidatos precisam pagar uma taxa para a realização da prova, mas também existe a possibilidade de isenção em casos estipulados pelo Governo Federal.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ferramenta informatizada gerenciada pelo Ministério da Educação onde as Instituições de Ensino ofertam vagas para candidatos que realizaram a prova do Enem.
Esse processo já substituiu o vestibular tradicional em diversas universidades públicas do Brasil. No momento da inscrição, o candidato pode escolher até duas Instituições de Ensino para concorrer às vagas.
É preciso ficar ciente de que as colocações irão mudando até o último momento de inscrições. Isto porque o sistema leva em conta as notas dos últimos candidatos que se inscreverem nos cursos. Você também pode mudar as suas opções até o prazo estabelecido no edital.

Vestibular tradicional

Talvez o processo seletivo mais conhecido por candidatos às Universidades no Brasil.
Algumas universidades realizam duas seleções durante o ano, que geralmente consistem em uma prova de conhecimentos específicos e outra de redação.
É preciso ficar de olho na data de prova, pois ela não é flexível e obedece ao calendário próprio da instituição.

Vestibular agendado

formas de entrar na faculdade - como entrar na faculdade

Uma alternativa ao vestibular tradicional, a prova agendada oferece ao candidato maior flexibilidade que pode escolher a data e o horário da prova.
É adotado principalmente por Instituições Privadas . Já se tornou uma tendência moderna de processo seletivo. Normalmente é feita somente uma prova de redação para avaliar conhecimentos e classificar o candidato.
Falamos bastante sobre as formas de ingressar na faculdade, mas sabemos que esta fase tem muitas outras dúvidas. Que tal fazer o nosso teste vocacional para descobrir qual a profissão certa para você?

 

Quer estudar na UCPel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Blog da UCPel