8 razões para cursar Arquitetura e Urbanismo na UCPel

arquitetura e urbanismo na ucpel

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel conquista tanto quem gosta da área de humanas quanto de exatas. Com um currículo atualizado e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho, a graduação tem formado profissionais há mais de 25 anos.

Está pensando em cursar Arquitetura e Urbanismo? Selecionamos 8 diferenciais que fazem com que os acadêmicos da UCPel construam um currículo de peso.

1. Preparação para atuar em diversas áreas

Supervisão, consultoria, vistoria, perícia, tecnologia de construções, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, urbano e regional, entre outras. O currículo do curso prepara os estudantes para atuarem em diversas frentes dentro da Arquitetura e Urbanismo.

2. Matérias de projeto desde o primeiro semestre

Você terá oportunidade de ter contato com a prática desde os primeiros semestres. Apesar de a teoria ser extremamente importante, a prática ajuda a assimilar conteúdos, gerar questionamentos que podem ser esclarecidos em sala de aula, além de facilitar a escolha da área em que irá atuar.

3. Participação em projetos

O curso tem presença forte em projetos habitacionais e de restauro na região. Independentemente do semestre, o aluno pode participar como voluntário e até mesmo como bolsista. Neste post aqui mostramos como funciona o projeto de extensão que está construindo casas para uma comunidade Kaingang.

4. Professores que atuam no mercado

Você terá a oportunidade de aprender com quem atua no mercado, além do contato com mestres e doutores da área.

5. Estágios desde o primeiro semestre

A UCPel possui convênios com uma gama de empresas da região nas quais você poderá ingressar em estágios curriculares e não-curriculares. O aluno poderá ganhar experiência, construir portfólio e networking, além de receber ajuda financeira enquanto estuda.

Financiamento UCPel

6. Oportunidade de intercâmbio

Através do departamento de intercâmbio da universidade, todo ano são lançados editais com oportunidades de estudar no exterior, principalmente em instituições de ensino da Europa. A UCPel possui convênios de cooperação com 17 universidades estrangeiras e auxilia em todo procedimento de matrícula na instituição. Devido a essa parceria, o aluno intercambista fica isento de mensalidades e matrícula.

Guia de Intercâmbio

7. Laboratórios

arquitetura e urbanismo na ucpel
Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel

A UCPel conta com um escritório modelo de engenharia e arquitetura que é um dos diferenciais em relação aos outros cursos oferecidos no Brasil. Além disso, diversos laboratórios ficam disponíveis para os acadêmicos durante as aulas, em projetos de extensão e para auxílio de aprendizado sempre quando o aluno julgar necessário.

Conheça alguns deles:
• Laboratório de Instalações Elétricas
• Laboratório de Geotecnia
• Laboratório de Topografia
• Laboratório de Tecnologia das Construções – Sala 107C, Campus I
• Laboratório de Instalações Hidrossanitárias – Sala 107C, Campus I
• Laboratório de Computação Gráfica – Sala C249B, Campus I
• Laboratório de Resistência dos Materiais

8. Conceito 4 MEC

A graduação da UCPel tem conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é considerada uma nota de excelência, uma vez que o escore tem 5 como a nota máxima. Este conceito mostra que o curso foi avaliado em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Na prática, ter diploma de uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade pode ajudar muito na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o curso

Titulação: Arquiteto e Urbanista
Duração do Curso: 10 semestres
Carga Horária: 3.600 horas
Turno de Funcionamento: Noite

Arquitetura e Urbanismo é um dos 20 cursos de graduação oferecidos pela UCPel. Quer conhecer os outros? Baixe o nosso Guia das Profissões aqui.

Quer estudar na UCPel?

Compart. 0