Conheça 3 projetos do curso de Direito junto à comunidade

Você já conhece o curso de Direito da UCPel? Conhecido por conciliar prática e teoria, a graduação em Direito da Instituição proporciona diversas vivências aos acadêmicos, bem como possibilita a proximidade com a comunidade e com a realidade da profissão.

Vamos te mostrar três dessas atividades que colocam os alunos em contato com a prática.

Oficinas de Dinâmicas Processuais

Essa atividade, ofertada desde 2016, é voltada aos acadêmicos do primeiro semestre do Direito. A fim de mostrar para os novos alunos as diversas áreas de atuação de quem escolheu esse ramo, o grupo de até 20 alunos faz visitas guiadas ao Poder Judiciário de Pelotas, análise de processo físico e também júri simulado.

Assim sendo, confira a entrevista da acadêmica Francine Santos. Ela conta como foi participar do projeto e expandir sua visão sobre os problemas da comunidade.

As oficinas ocorrem quinzenalmente, todas as terças-feiras, das 13h30 às 17h30.

Projeto Pacientes Jurídicos

Criado em 2017, o projeto facilita o acesso à justiça e ao direito. Isso se dá através da descentralização dos atendimentos que acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro Pestano e Sanga Funda, onde a universidade atua.

Um dos principais objetivos da iniciativa é evitar o agravamento de problemas de saúde, como:

• hipertensão;
  • estresse;
  • depressão por questões geradoras de angústia.

O atendimento ocorre a cada 15 dias, nas sextas-feiras, quando fichas são disponibilizadas aos usuários da UBS. Após a triagem, junto com um professor orientador, os alunos encaminham as demandas para o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ).

Com a finalidade de mostrar a importância do trabalho desenvolvido, a coordenadora do curso, Ana Luiza Barcellos, explica que a atividade promove uma formação mais completa e humanística.  Dessa mesma forma, o aluno do curso de Direito, Iure Kaise, exemplifica em entrevista que quando teoria e prática se unem o estudante sai mais preparo para o mercado de trabalho. Confira:

Serviço de Assistência Judiciária

O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ/ UCPel) é o grande laboratório da graduação. Além de facilitar o acesso à justiça, o espaço também é um campo de atuação acadêmica, sendo instância do estágio do curso de Direito. Portanto, quem procurar o SAJ será atendido por um acadêmico do último ano da graduação supervisionado por um professor.

Assim sendo, o projeto beneficia a população de baixa renda.  Desta forma, podem ser beneficiadas pessoas que recebam por mês até dois salários mínimos.

Serviço de Assistência Judiciária

Gostou de saber mais sobre a graduação e da sua atuação na comunidade? Então vem fazer Direito aqui na UCPel!