Vestibular

Eventos acadêmicos: como complementam a sua formação profissional

eventos acadêmicos - ucpel

É durante a graduação que você começa a construir o seu currículo profissional. Estágios e projetos de extensão são exemplos para complementar, de forma prática, a teoria exposta em sala de aula pelos professores.

Por outro lado, é importante lembrar também da teoria. Assim, congressos, palestras e semana acadêmica são capazes de ampliar, aperfeiçoar e atualizar o seu conhecimento.
E, ao construir sua bagagem profissional, você não vai querer deixar nada de fora, certo? Por isso, busque oportunidades que ampliem sua visão sobre a área escolhida.

Mas afinal, porque participar de eventos?

eventos acadêmicos, Eventos acadêmicos: como complementam a sua formação profissional

Os eventos científicos ocorrem em diversas áreas de estudo. Funcionam como ponto de encontro entre pesquisadores, especialistas, profissionais e estudantes. Ou seja, uma oportunidade de começar a construir o seu networking profissional.

Além disso, os pesquisadores costumam apresentar trabalhos e resultados de estudos. Os eventos permitem que você fique por dentro das novidades da área, troque conhecimentos e amplie a cultura da sua formação.

Você sabia que grande parte dos eventos acadêmicos permite que alunos apresentem trabalhos? Sim, você também pode expor pesquisas desenvolvidas em alguma disciplina ou até mesmo em projetos de extensão.

Assim, você pode aperfeiçoar o seu trabalho, pois tem a chance de ouvir sugestões de melhorias e atualizações. E, outra vantagem enquanto estudante é o certificado. Ao final do evento, você recebe horas complementares ao currículo da graduação. echoglobal.tech

Quais são os eventos que posso participar?

Existem vários tipos de eventos. Separamos três principais que você poderá participar durante o período da faculdade. Também, relacionamos iniciativas na UCPel com cada um deles. Confere aí!

Congresso

eventos acadêmicos - ucpel

Promovidos por associações, os congressos têm como objetivo o debate e a análise de algum tema específico. É composto por várias atividades como palestras e simpósios e ocorre com periodicidade estabelecida, por exemplo: semestral, anual, etc.

A UCPel foi sede recentemente do 2º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Cariologia (CarioBra). O evento reuniu odontólogos e pesquisadores de renome no Brasil e exterior afim de discutir estratégias para o tratamento da cárie e erosão.

A coordenadora de Odontologia da UCPel, professora Patrícia Guerreiro, destaca o evento como um momento de visibilidade para o curso de Odontologia da UCPel.

“Ser sede de um Congresso Internacional credibiliza a Universidade e a promove para os dentistas da região e comunidade acadêmica do Brasil e exterior”.

Já para os estudantes, ela diz que o Congresso é uma vivência do movimento científico e social da área.

“Participar de eventos como o CarioBra proporciona ao aluno aprendizagem e troca de experiências entre colegas e profissionais”.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Faça o Quiz da Odonto” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/quiz-odonto” linkrel=””]

 

Semana Acadêmica

eventos acadêmicos - ucpel

O objetivo de uma Semana acadêmica é a integração entre os participantes. Para tal, costuma ser composta por outras atividades, como fóruns e painéis, sobre temas de interesse comum. A Semana Acadêmica é, normalmente, promovida pelos próprios alunos, através do diretório acadêmico do curso.

Também, costuma debater assuntos e temáticas que a sala de aula não contempla. Como foi o caso da XII Semana Acadêmica do Direito da UCPel. Realizada entre 7 e 11 de maio, ampliou as discussões sobre o Direito, com abordagens como Direito à saúde, LGBT, e Direito Migratório.

Através de oficinas e júri simulado, os estudantes também tiveram a oportunidade de vivenciar a prática de assuntos abordados nas palestras.

Mesa-redonda

Mesa-redonda se constitui do encontro de especialistas afim de debater uma temática. O objetivo é a apresentação dos diferentes pontos de vista, e estimular a formação de uma posição de consenso. Costuma ter um responsável moderador, encarregado de mediar as discussões.

Os desafios atuais enfrentados pela sociedade e o reflexo desse momento para o trabalho do assistente social foi tema de debate na UCPel. A atividade ocorreu em comemoração ao Dia do Assistente Social, no dia 15 maio. A conversa contou com a presença de quatro doutoras do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel).

Não esqueça de guardar os certificados todos os certificados desses eventos. Eles servem como comprovantes e podem ser utilizados posteriormente para complementação de horas no seu curso de graduação e até mesmo concursos públicos. Para conhecer mais oportunidades oferecidas pelos cursos da UCPel, baixe gratuitamente o nosso Guida das Profissões.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel