Vestibular

UCPel e as novas gerações: confira investimentos para potencializar o ensino

UCPel e as novas gerações

Para começar, vamos te lembrar que as novas gerações logo irão ocupar uma boa parcela do mercado de trabalho. Isso quer dizer que as empresas precisam estar em constante renovação.

E para uma universidade não é diferente. Até porque, o novo perfil de alunos exige maior dinamismo e flexibilidade durante o processo de ensino e aprendizagem.

Apesar de ser reconhecida pela sua tradição, a UCPel busca estar em consonância com as novas gerações. Isso porque preza pela formação integral do aluno. E também pela inserção no mercado de trabalho.

Quer ficar por dentro de investimentos da UCPel para atender a essas novas gerações? Então continua lendo e, quem sabe, você não vem estudar aqui? 🤔

1. Foco na autonomia e liderança

UCPel e as novas gerações: atividade na sala de metodologias ativas

Primeiramente, saiba que as novas gerações estão chegando para transformar todos os espaços. Aliás, pensando nisso, a UCPel aderiu às metodologias ativas de aprendizagem. E desenvolveu uma sala para ter um resultado ainda melhor.

Localizado no quarto andar do Campus I, o espaço Team-Based Learning (TBL), proporciona um processo de aprendizagem horizontal. O modelo instiga a autonomia na solução de problemas, propostos pelos professores – que aqui são mediadores. Além disso, auxilia no desenvolvimento do trabalho em equipes.

2. Tecnologia 3D

Outro recurso da UCPel para as novas gerações é a impressora 3D. Com ela, os alunos da odontologia conseguem redesenhar o sorriso dos pacientes e imprimir guias cirúrgicos, por exemplo.

Essa tecnologia ainda agiliza processos, de acordo com o professor Gregori Boeira. E ainda pode associar diversas áreas da odontologia, como dentística, prótese e implantodontia.

“Nossos acadêmicos terão vantagem em ter esse contato durante a formação. Normalmente, estudantes das faculdades de Odontologia do Brasil não têm acesso a esse tipo de tecnologia”, comenta.

Anatomia em três dimensões

Mas não só: as aulas de anatomia para os alunos da Medicina também contam com mecanismos em três dimensões. Com a Mesa Sectra, os alunos conseguem manipular imagens e explorar o sistema anatômico.

Quer ver como é legal? Clica no vídeo abaixo: 👇👇👇

3. Drone e patrimônio histórico

Os investimentos da UCPel nas novas gerações não param por aí. Tudo se torna ainda mais legal quando podemos unir tecnologia com maquetes de papel, como é o caso de um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo.

UCPel e as novas gerações: maquetes de papel planificadas através da utilização de drone

A galera do Apoio às Práticas Patrimoniais utiliza drone para fotografar prédios históricos de Pelotas. E, através da técnica da fotogranometria, modela os antigos casarões para planificar as maquetes.

Dessa forma, através das fotos, é possível extrair a proporção dos prédios. O objetivo do projeto é a educação patrimonial da comunidade. Divertido, né? 😁

4. Trabalho em equipe

UCPel e as novas gerações: incubados do ciemsul trocando ideias em espaço coworking

Uma tendência mundial, o coworking, também vem ocupando cada vez mais espaço aqui pela UCPel. Para atender a esse perfil das novas gerações, algumas áreas foram reformuladas para estimular o trabalho em equipe.

Como é o caso da sede do Ciemsul, nossa incubadora. E também da nova sala do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), a ser inaugurada em breve.

5. Analógico? Que nada! É digital

UCPel e as novas gerações: câmeras da TV UCPel em frente ao logo da Universidade

Você já deve ter ouvido falar na TV UCPel, um reconhecido laboratório de ensino para os alunos de jornalismo. A graduação agora é ofertada na modalidade a distância – um formato que favorece a autonomia no processo de aprendizagem.

Desse modo, para receber esse perfil exigente e nativo digital, um novo estúdio foi inaugurado. E os equipamentos são modernos, todos voltados para o formato digital.

6. Laboratórios de simulação

UCPel e as novas gerações: alunos de Medicina praticam parto em laboratório de simulações realísticas

Se você se identifica com a área da saúde, então precisa conhecer o Laboratório de Simulação Realística da UCPel. No ambiente, os estudantes podem exercitar situações de atendimento, de alta e média fidelidade.

Isso se dá através de três manequins modernos e interativos. Essas aulas estimulam a prática da atuação profissional. Além disso, preparam o estudante para situações reais, que serão vivenciadas em estágios, por exemplo.

A odonto não fica de fora

UCPel e as novas gerações: alunos da odontologia praticam procedimentos em laboratório de práticas odontológicas

Já os alunos de odontologia podem contar com o Laboratório de Práticas Odontológicas. A lógica do espaço é a mesma: simular casos reais de atendimentos e preparar o acadêmico para a vivência real.

Nesse espaço, são disponibilizados 24 simuladores que proporcionam diversas manobras odontológicas. Como exemplo, podemos citar casos de isolamento, restaurações, raspagens e ergonomia.

Depois de conhecer todos investimentos da UCPel para receber as novas gerações, que tal conferir nossos cursos? Ou, talvez, fazer um teste vocacional?

A sua futura graduação pode estar aqui. Por isso, não perca tempo e impulsione a sua carreira em um dos nossos espaços 😉

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quero fazer a UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel