Vestibular

Saiba como as novas gerações transformam o mercado de trabalho

Novas gerações

As gerações Y e Z transformaram as expectativas cultivadas até então em relação ao mercado de trabalho. Isso ainda representa uma mudança para as empresas – que precisam se adaptar ao novo perfil profissional; mas também para os jovens, que pretendem trilhar suas carreiras.

Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, os recrutadores buscam conhecer a fundo as características dos jovens no desafio de reter talentos. Até porque, segundo um estudo de gerações realizado pela agência Manpowergroup, em 2020, as novas gerações totalizarão 24% da força de trabalho global.

Dessa forma, compreender essas mudanças também é fundamental para que você planeje a sua carreira de forma eficaz.

Quem são as novas gerações?

A geração Y, também conhecida como millenials, são os nascidos no início dos anos 1980 até meados de 2000. O contexto global e informativo faz dessas pessoas habituadas à tecnologia: são nativos da internet.

Já quem nasceu a partir de 2000 faz parte da geração Z, ou centennials. Ou seja, são totalmente familiarizados com a internet e suas tecnologias. É uma geração 100% conectada.

via GIPHY

E quais são as suas características?

Os profissionais dessas novas gerações, no geral, buscam ascensão rápida e conforto no ambiente de trabalho. Tempo não é uma preocupação e, se uma oportunidade melhor surgir, não hesitam em arriscar.

Para essas novas gerações, a questão financeira não ocupa o primeiro lugar da lista de prioridades. Até porque, consideram alguns outros fatores, como flexibilidadedinamismo.

Ou seja: as novas gerações trouxeram uma mudança na forma de pensar e se relacionar com o trabalho. Para extrair o melhor dos jovens, as empresas precisam conhecer algumas características, como as que listamos abaixo:

  • Liderança: para as novas gerações, o papel do chefe não surte efeito. Tanto os millenials quanto os centenials buscam um líder, que os auxilie e incentive na conclusão das tarefas.
  • Atualização constante: esses jovens vivem a era da informação e isso faz com que busquem atualização constantemente. As novas gerações são antenadas no que está em alta nas suas áreas e investem em capacitação profissional, como cursos de pós-graduação.
  • Feedback e reconhecimento: a constante atualização pede feedback do trabalho. Os jovens gostam de ouvir suas qualidades e fraquezas para poder se aprimorar. Ainda, buscam reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
  • Flexibilidade: o convívio nativo com as tecnologias também faz com que as novas gerações busquem trabalhos flexíveis, em horários e tarefas.
  • Ambiente moderno: por fim, as novas gerações transformaram os ambientes de trabalho. A ideia de lugares e roupas formais não agrada aos jovens. Eles buscam descontração e conforto.

E aí, já identificou de qual geração você faz parte? Queremos saber quais são as suas expectativas na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Veja como conciliar trabalho e estudo” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/trabalho-x-estudo” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel