pós-graduação

Dúvidas na hora de escolher a profissão? Saiba como o teste vocacional pode ajudar

teste vocacional - escolher faculdade - teste vocacional gratuito

A escolha da profissão é um dilema que atinge milhares de vestibulandos todos os anos. Apesar dos diversos palpites de amigos e da família sobre as suas habilidades, no final, a decisão precisa ser somente sua.

Mas e se for possível contar com uma forcinha para enfrentar essa situação tão delicada? 🤔

Continue lendo e veja como o teste vocacional pode acabar com as suas dúvidas e qual a forma de aplicação indicada no seu caso.

O que é o teste vocacional?

Para começar, o teste vocacional é usado como uma colaboração para que você consiga identificar seus verdadeiros interesses e aptidões profissionais. Ou seja: esta ferramenta serve como auxílio para todos aqueles que enfrentam as dúvidas que o período pré-vestibular proporciona.

Basicamente essa ferramenta, que começou a ser aplicada nos consultórios de psicologia, também se espalhou pela internet. Ambas as formas podem ajudar na hora de tomar essa decisão, mas vamos explicar melhor como funciona cada uma delas.

No consultório

O teste vocacional aplicado em consultórios de psicologia faz parte de um processo de orientação guiada por um profissional capacitado para auxiliar na análise. Dessa forma, é um processo que ocorre através de sessões e pode ser realizado de modo individual ou em grupo. Em cada encontro são trabalhadas questões como autoconhecimento e a realidade das profissões.

orientação vocacional - teste vocacional

A orientação tem papel de tornar o indivíduo mais seguro e confiante. Durante as sessões, diversos instrumentos podem ser utilizados, tais como dinâmicas, entrevistas e testes. Então, na orientação vocacional o teste é apenas uma das ferramentas utilizadas para chegar no resultado final. Ainda, a experiência é um processo que traz proveitos além da decisão profissional.

Os profissionais capacitados para realizar a orientação também conseguem:

  • Orientar os usuários do teste com mais facilidade
  • Identificar os traços da personalidade de cada um
  • Realizar observações específicas
  • Motivar o aluno a refletir sobre suas vontades

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Checklist para escolher o seu curso” link=”https://blog.ucpel.edu.br/checklist-escolha-do-curso/” linkrel=””]

Na internet

teste vocacional - teste vocacional gratuito

O teste vocacional online é geralmente gratuito e pode ser feito por adolescentes, jovens e adultos que estão enfrentando dúvidas na tomada de decisão sobre o futuro profissional. Além disso, pessoas que desejam mudar de carreira também podem ser beneficiadas pela ferramenta.

Da mesma forma, essa plataforma serve como um indicativo sobre quais ocupações mais combinam com você. Através de um questionário, a ferramenta recebe as informações fornecidas sobre a sua personalidade, indicando suas habilidades e aptidões. Por fim, o teste informa quais são as áreas e profissões que se encaixam com o seu perfil.

Vale lembrar que o teste online não substitui a orientação profissional, mas também é capaz de contribuir com algumas dicas sobre a sua vocação.

Esse tipo de teste você pode encontrar aqui no Blog da UCPel.

Dicas para o seu teste dar certo

1. Seja o mais sincero possível nas respostas

Você precisa estar ciente que não resolve deixar tudo por conta do direcionamento profissional. Para dar respostas mais exatas, é necessário autoconhecimento.

2. Pense sobre as suas vontades

Para alcançar um bom resultado, é necessário que o aluno repense sobre sua realidade e vontades antes de iniciar o teste.

3. Esteja aberto para novas possibilidades

Essa pode ser uma oportunidade de descobrir uma área que você nem esperaria despertar seu interesse ou combinar com o seu perfil. Mantenha a calma e boa sorte!

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel