Mestrado e Doutorado

Prouni: O Que é e Como Funciona?

UCPel oferece 100 vagas integrais no Prouni

Você tem o sonho de cursar uma faculdade, mas ainda está em dúvida de qual porta de entrada para a universidade é a ideal para você? Saiba que o Prouni pode ser a opção. 

O Programa Universidade para Todos, conhecido popularmente como Prouni, foi criado em 2004 e oferece bolsas parciais e integrais em faculdades privadas. 

Você tem interesse em saber como participar? Então, chegou ao conteúdo certo! Além disso, você vai ficar sabendo que a Católica de Pelotas (UCPel) aceita a entrada de alunos por esse sistema e pode ser a sua grande chance rumo a vida universitária. 

É por isso que, neste artigo, você ficará sabendo: 

  • O que é o Prouni e como ele funciona? 
  • Como faz para se inscrever no Prouni? 
  • O que precisa para entrar no Prouni?
  • Quem tem direito ao Prouni?
  • Como uso a minha nota para entrar na UCPel pelo Prouni? 

E muito mais!

Leia o artigo até o final e não perca a chance de cursar uma universidade e realizar o seu sonho!

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira

O que é o Prouni e Como Funciona?

Prouni, Prouni: O Que é e Como Funciona?
Saiba como se inscrever no programa

Como foi dito anteriormente, o Prouni é um programa que oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições de educação superior privadas. 

Visando democratizar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, o programa já tem quase 20 anos e durante este período já concedeu bolsas em todo o Brasil. 

Mas um ponto importante de saber, é que para se inscrever no programa é preciso realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que desde 2009 é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior no Brasil. 

Este ano, 2022, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Como o período de inscrições já finalizou, você provavelmente já deve estar ansioso para realizar o exame, correto? 

Então, confira essas dicas para arrasar na temida redação do Enem

Pois bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre o Prouni, chegou a hora de saber se você pode participar do programa. Isso mesmo, há alguns pré-requisitos que devem ser seguidos para que o aluno possa concorrer às bolsas oferecidas pelo programa. 

Siga a leitura, falaremos um pouco mais sobre isso em seguida! 

O Que Precisa Para Entrar no Prouni?

Prouni, Prouni: O Que é e Como Funciona?
Seguir o cronograma do Prouni é importante para não perder a oportunidade de ingressar na universidade!

Desde a sua criação, o Prouni tem como objetivo ofertar a possibilidade de ingresso em um curso de graduação para brasileiros de baixa renda.

Portanto, um dos requisitos para seleção é a renda familiar do candidato. De acordo com o Ministério da Educação (Mec), para participar da seleção de bolsas de 100%, você precisa ter Renda Familiar Mensal Per Capita de até 1,5 salário mínimo.

Já para bolsas de 50%, o Prouni exige renda de até três salários mínimos por pessoa. É também necessário que o candidato não tenha diploma de curso de graduação.

Confira abaixo mais alguns pré-requisitos para participar do programa: 

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio na rede particular, mas como bolsista integral da escola;
  • Ter cursado o ensino médio na rede privada, mas parcialmente na escola da rede pública também;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino atuante na educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e desejar concorrer exclusivamente nas bolsas de cursos de licenciatura. 

Além disso, é necessário que você tenha somado 450 pontos na média das notas do Enem. E não ter zerado a redação. 

Ficou interessado e deseja se inscrever no Prouni? 

É sobre isso que falaremos a seguir! Siga a leitura!

Como faz Para se Inscrever no Prouni? 

Agora que você já ficou sabendo quem pode se inscrever no Prouni, chegou o momento de saber como fazer a sua inscrição. 

Assim como o Enem, o Prouni possui uma plataforma em que é possível realizar a inscrição, acessar as vagas disponibilizadas e se informar sobre o cronograma de cada etapa

Mas calma, não se assuste!

O processo do programa é muito simples, pois o Prouni possui apenas uma única etapa de inscrição, que é realizada gratuitamente

Além disso, se você ainda não tem certeza de qual curso fazer, não se preocupe! 

Cada candidato, no momento da inscrição, pode escolher até duas opções de curso e faculdade, assim como o turno entre as ofertas de cada instituição. O que é muito bom, não é mesmo? 

Nessa fase da vida, é normal ficarmos em dúvida de qual curso seguir. Ter a oportunidade de se inscrever em mais de um curso é a chance de você saber que está realizando a escolha certa para o seu futuro!

Aliás, você sabia que é possível mudar as opções de acordo com o tempo disponibilizado para a inscrição? 

Até o dia de fechar o prazo, é possível  trocar o curso escolhido.

Mas atenção! Será sempre validada a última opção de inscrição que você assinalou. Fique atento!

Fim do prazo, o que fazer? 

Bom, após o encerramento das inscrições, o Prouni classifica os estudantes que realizaram a sua inscrição de acordo com as opções escolhidas e as notas obtidas no Enem. 

Aliás, assim como acontece com o Exame Nacional, são realizadas chamadas de acordo com a lista de interessados em cada vaga.

Ao ser selecionado, você terá um prazo para comparecer à instituição de ensino que você foi selecionado e apresentar os documentos que comprovem as informações que você repassou no momento da inscrição. 

Fique atento!

O MEC permite que cada instituição possa realizar um processo seletivo próprio. Mas essa informação é repassada no momento em que você realizar a inscrição, fique tranquilo! 

Porém, o conselho é o seguinte: entre sempre nos portais de comunicação das instituições que você realizou a sua inscrição.

Assim, você não corre o risco de esquecer algum tipo de documento. Afinal, você não vai querer perder a sua vaga por conta de um descuido, não é mesmo? 

E nesse ponto, agora é o momento em que eu informo para você como é possível se inscrever em uma das vagas que a Católica de Pelotas disponibiliza para o Prouni.

Bora lá?

Vagas Prouni UCPel

Prouni, Prouni: O Que é e Como Funciona?
A Católica de Pelotas oferece bolsas de 100% para o Prouni

Aqui na Católica, nós sempre disponibilizamos bolsas para o Prouni. Inclusive, para o nosso curso de Medicina, que é considerada a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul. 

Em média, nós disponibilizamos 195 bolsas integrais para o Prouni. 

Dentre os cursos da UCPel presenciais, oferecemos bolsas de 100%  nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Teologia. Na modalidade EAD, Administração, Engenharia Civil, Biomedicina, Ciências Contábeis, Estética e Cosmética, Jornalismo, entre outros, constam como opção. 

Aqui na UCPel, o estudante pré-selecionado para curso no qual não houver formação de turma no período letivo inicial será reprovado devido a esse motivo, conforme orienta a Portaria Normativa nº 1, de 2 de Janeiro de 2015 – Art. 21 do MEC. 

Ficou interessado? Deseja saber mais sobre como é a nossa universidade? Então, confere aqui neste vídeo como a UCPel é a sua escolha certa!

Conclusão

Prouni, Prouni: O Que é e Como Funciona?
Inicie agora o seu sonho com o Prouni!

Neste artigo, você ficou conhecendo mais um pouco sobre o Prouni e como é possível concorrer às bolsas de estudos oferecidas pelo programa nas universidades privadas do Brasil

Além disso, você ficou sabendo que existem alguns pré-requisitos que você deve seguir para poder concorrer às vagas ofertadas. 

Nós também explicamos para você como acontece a seleção e como é importante estar atento ao período de inscrição para não perder os prazos estabelecidos pelo Prouni. 

Por fim, contamos como você pode utilizar o Prouni para se inscrever em alguns dos cursos da Católica de Pelotas

Gostou do conteúdo? 

Ficou alguma dúvida?

Nos conte aqui abaixo nos comentários! Teremos prazer em responder você. Até a próxima! 🤗

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Blog da UCPel