pós-graduação

O que faz um arquiteto e urbanista? Entenda a profissão:

Neste post você fica por dentro de tudo sobre a profissão de Arquiteto e Urbanista e ainda descobre se ela combina com você! Ser criativo, se relacionar bem com pessoas, ser curioso, gostar de cultura, arte e história são características que bons profissionais possuem. Caso você não tenha uma delas, não se preocupe, pois durante a faculdade você conseguirá desenvolvê-las. Neste post, vamos te mostrar algumas das possibilidades da profissão. Segue com a gente!

O que um profissional de arquitetura e urbanismo faz?

Arquiteto e Urbanista é o profissional capacitado a projetar, planejar e organizar espaços e construções que atendam às necessidades humanas, como residências, móveis e prédios. Para exercer a profissão, é necessário concluir o curso de Arquitetura e Urbanismo. O curso engloba diversas disciplinas (teóricas e práticas), que permitem que o estudante se torne apto a atuar em vários campos de atuação, incluindo o Urbanismo. 

Arquiteta criando projeto
Novas tecnologias são ferramentas que ajudam o profissional de Arquitetura e Urbanismo em projetos

Como funciona a graduação de Arquitetura e Urbanismo?

A graduação em Arquitetura e Urbanismo tem em média duração de quatro ou cinco anos. Durante o curso, o estudante tem disciplinas tanto de ciências humanas quanto de exatas, isso por que a profissão mistura expressão artística com precisão matemática para exercer seu ofício. Aqui na Universidade Católica de Pelotas, o curso de Arquitetura e Urbanismo possui nota 4 pelo MEC e uma abordagem prática e teórica ao longo de todo o curso, deixando nossos alunos preparados para o mercado de trabalho.

Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia?

Arquiteto e Engenheiro em canteiro de obras
Tanto o engenheiro quanto o profissional de Arquitetura e Urbanismo são essenciais na produção de um projeto de obra

Essa é uma dúvida que muitos vestibulandos têm na hora de tomar sua decisão. No geral, são consideradas profissões próximas, a diferença entre elas é que o arquiteto é o profissional responsável por planejar como o espaço será usado, aliando fatores como funcionalidade, estética e sustentabilidade. Ou seja, é ele quem vai realizar o projeto da planta e fazer a escolha de materiais e técnicas utilizadas na obra. 

Já o engenheiro civil é quem vai implantar o projeto e coordenar a execução das ideias do arquiteto em todas as suas partes: elétrica, hidráulica e estrutural. Claro, em alguns casos, os profissionais das áreas trabalham juntos ao longo de todo o processo. 

Como você pode perceber, a profissão de arquiteto e urbanista tem uma atuação mais humanística na obra. Por conta disso, a profissão possui  linhas de pós-graduação próprias, por exemplo, somente arquitetos e urbanistas podem trabalhar em obras de restauração de patrimônio histórico.

Quais habilidades um arquiteto e urbanista precisa ter?

Não são habilidades e características obrigatórias, mas elas ajudam ao longo do curso e muitas delas são desenvolvidas no decorrer dos anos de estudo, então não precisa se preocupar! É bom ser uma pessoa que tem facilidade de organizar e planejar projetos,  ser criativo e inovador, ter uma noção básica de desenho e ser comunicativo. Ter um senso estético apurado e um espírito empreendedor também podem ser diferenciais para a sua carreira.

Onde um arquiteto e urbanista pode trabalhar?

As vagas de emprego para essa profissão existem tanto na esfera pública (em que a contratação é feita através de concursos públicos), quanto em escritórios particulares ou contratos de projetos de forma temporária. As áreas de mercado que um arquiteto e urbanista pode atuar são diversas: criação de projetos arquitetônicos, paisagismo, criação de interiores e móveis e muitas outras. 

Então, ficou interessado em cursar Arquitetura e Urbanismo? Descubra mais sobre a estrutura da UCPel e os diferenciais do curso!

Conheça o curso da UCPel:

Caso já esteja decidido em cursar arquitetura e urbanismo, se inscreva no Vestibular da UCPel. São diversas formas de ingresso e possibilidades de bolsas! Saiba mais no nosso site do Vestibular. Se ainda tiver dúvidas, faça nosso teste vocacional : )

Estude com financiamento de 70% na parcela

A partir de agora, dá pra financiar até 70% do valor de todas as mensalidades dos cursos presenciais da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). E o melhor de tudo é que você só começa a pagar o valor financiado após a tão esperada formatura, e o saldo será pago de forma parcelada e dentro do mesmo período em que foi utilizado.

Alunos aprovados nos processos seletivos da prova de redação, transferência ou diploma podem solicitar o financiamento da UCPel. O percentual de crédito é definido através de uma análise individual de acordo com o perfil socioeconômico do aluno. 

Quer conhecer mais sobre o nosso financiamento? Então, acesse o nosso Guia do Financiamento UCPel!

2 comentários em “O que faz um arquiteto e urbanista? Entenda a profissão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel