pós-graduação

Arquitetura: 4 Coisas que o Curso da UCPel Oferece

4 Coisas que a Arquitetura UCPel Oferece, Arquitetura: 4 Coisas que o Curso da UCPel Oferece

Conheça 4 coisas que Arquitetura e Urbanismo UCPel oferece a seus alunos. Além de projetos de extensão e professores com conhecimento de mercado, nossa infraestrutura proporciona muitas experiências.

Construir, planejar ou recuperar espaços internos e externos. Se você se interessa pelo design e pela estrutura de prédios, construções e ambientes, é muito provável que Arquitetura e Urbanismo seja o seu curso ideal.

A teoria é muito importante, mas atividades práticas ajudam a compreender os conteúdos e facilitam a escolha da área que você pretende atuar. Para garantir essas experiências, a Católica de Pelotas investiu, também, na infraestrutura do curso de Arquitetura.

Viaje pelos corredores da Universidade e conheça melhor a infraestrutura da Arquitetura UCPel.

1 – Ambientes preparados para as práticas

Durante os 10 semestres do curso os(as) alunos(as) têm o suporte de toda a nossa infraestrutura para as atividades práticas. Confira abaixo informações sobre nossos laboratórios super equipados, a primeira das quatro coisas que a Arquitetura UCPel oferece:

Maquetaria

Maquetaria do curso de Arquitetura UCPel oferece ambiente remodelado para práticas dos alunos.
as instalações da Maquetaria foram recentemente remodeladas

Primeiro destaque importante do curso, o Laboratório de Maquetaria, foi remodelado há pouco tempo. Uma sala ampla e iluminada, capaz de acomodar cerca de 40 alunos para conhecer os primeiros conceitos de Arquitetura. Ao longo do curso, eles também poderão desenvolver conteúdos sobre conceituação de projeto e de composição formal através da elaboração de maquetes físicas de monumentos.

Confere em seguida o vídeo da nossa Maquetaria:

Laboratório de Computação Gráfica oferece alta tecnologia

Laboratório de Computação Gráfica com alta tecnologia proporciona novas experiências aos alunos do curso de Arquitetura
laboratório de computação do campus permite agilidade e qualidade aos projetos criados pelos alunos 

O Laboratório de Computação Gráfica conta com equipamentos de alta tecnologia equipados de programas compatíveis às plataformas utilizadas na área. O resultado são aulas com ainda mais qualidade.

As máquinas possuem softwares em versões atualizadas. Revit, Twinmotion e Blender são alguns dos programas que você encontrará, todos em plataforma BIM.

Toda essa infraestrutura do curso de Arquitetura permite que os alunos criem imagens estáticas e vídeos de apresentação de projetos com ainda mais qualidade.

A UCPel também mantém à disposição uma impressora 3D, bastante útil aos acadêmicos na construção de maquetes e exploração em geral desta tendência do mercado arquitetônico.

Diversos outros laboratórios ajudam no aprendizado

Além disso, outros laboratórios também ficam disponíveis para atender os alunos ao longo do curso. Durante as aulas, em projetos de extensão e para auxiliar no processo de aprendizagem, sempre que o você desejar. São eles:

  • Laboratório de Engenharia dos Materiais
  • Instalações Elétricas
  • Geotecnia
  • Topografia
  • Tecnologia das Construções
  • Instalações Hidrossanitárias
  • Computação Gráfica
  • Resistência dos Materiais
Laboratório de Tecnologia das Construções, infraestrutura oferecida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel
Aluno em atividade prática no Laboratório de Tecnologia das Construções

2 – Aulas práticas e teóricas, de humanas e de exatas

Muitas das disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel mesclam teoria e prática. Ao longo dos 10 semestres, o aluno desenvolve projetos com temas de complexidade gradativa nas disciplinas de ateliê. Sempre apoiados pelos conhecimentos teóricos e tecnológicos desenvolvidos nas atividades em salas de aula e laboratórios. 

Então, você aprenderá sobre expressão gráfica, geometria descritiva, história e teoria da arquitetura e do urbano. Terá aulas de desenho arquitetônico e de perspectiva, conforto térmico, acústico e lumínico entre diversas outras disciplinas. Um curso completo que conquista tanto quem gosta da área de humanas quanto de exatas. Para conferir tudo o que você vai aprender, veja aqui o currículo do curso.

3 – Projetos de Extensão

Projeto da pista de bicicross foi criado por alunos e professores na Maquetaria do curso de Arquitetura
Arquitetura UCPel apresenta plano de viabilidade para pista de bicicross em Pelotas

A terceira das quatro coisas que a Arquitetura UCPel oferece são os Projetos de Extensão — outro destaque do curso. A atuação na extensão proporciona, acima de tudo, que os alunos vivenciem experiências que transformam a realidade da comunidade. Assim, os projetos atendem demandas da cidade de Pelotas e região através de parcerias com prefeituras, instituições públicas e privadas.

No Programa de Sustentabilidade no Habitat Social, por exemplo, os acadêmicos analisam e projetam soluções para habitações precárias, auxiliando, principalmente, a população de baixa renda

Assim como o caso de uma iniciativa de um arquiteto formado pela UCPel que trouxe uma alternativa para o déficit de moradia em Pelotas. Criador da Casa Prisma — uma construção que tem o custo total de R$ 8 mil — Cassius Baumgarten lembra que a disciplina Habitação e Interesse Social foi fundamental para enxergar a arquitetura através de um outro olhar.

Além disso, outras cidades da região também se beneficiam com os projetos da Arquitetura. Uma ação do núcleo de extensão apresentou um diagnóstico para a revitalização da praça Angelino Goulart e do Teatro Municipal Ludovico Pórzio, em Pinheiro Machado.

Enquanto isso, o Programa de Práticas de Preservação do Patrimônio atua na valorização do legado histórico e já teve a oportunidade de atuar na restauração de prédios do Centro Histórico de Pelotas.

Metaverso

E no Metaverso, já imaginou encontrar a sua Universidade lá? Isso já é possível também graças a um projeto de extensão da Arquitetura. A nova rede de mundos virtuais vem sendo explorada por acadêmicos do curso.

Espaços do Campus I, como o hall de entrada, algumas salas, o Lounge e a Maquetaria, por exemplo, estão sendo construídos na modelagem 3D. A Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula já é uma realidade, confere abaixo:

projeto de extensão da Arquitetura UCPel cria a Catedral de Pelotas no Metaverso
Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula no Metaverso

Veja o vídeo completo no Youtube da UCPel clicando aqui.

4 – Professores com experiência de mercado

4 Coisas que a Arquitetura UCPel Oferece, Arquitetura: 4 Coisas que o Curso da UCPel Oferece

E, por fim, você ainda terá a oportunidade de aprender com professores atuantes no mercado de trabalho, com experiência nas diferentes áreas da profissão. Dessa forma, a troca de conhecimento no cotidiano acadêmico se torna ainda mais enriquecedora. A aplicação de casos reais aos conteúdos teóricos, sem dúvida, prepara o acadêmico de forma ainda mais precisa para a prática profissional.

Faça na UCPel

Gostou? Confira então se as inscrições para o Vestibular e para o Extravestibular  oferecem vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo!  

2 comentários em “Arquitetura: 4 Coisas que o Curso da UCPel Oferece

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel