pós-graduação

Saiba tudo sobre a nova Especialização da UCPel em Ciência de Dados

Especialização em Ciência de Dados
Especialização em Ciência de Dados será oferecida a partir de 2018

A nova Especialização da UCPel aborda uma das áreas de maior empregabilidade no mundo: a Ciência de Dados. O primeiro curso voltado para o ramo na região sul do Rio Grande do Sul conta com corpo docente de 11 profissionais, sendo oito doutores, altamente capacitados e experientes na academia e também no mercado de trabalho.

Quer saber mais? Preparamos 4 tópicos para acabar com suas dúvidas. Não perca tempo e intensifique seu currículo com um curso da UCPel.

1. Afinal, o que é a Ciência de Dados?

Vivemos na Era da Informação. Nos dois últimos anos, a humanidade gerou mais dados que os 2 mil anteriores. Para se ter uma ideia, produzimos 2,5 quintalhões de bytes de dados por dia.

De acordo com a revista The Economist, o recurso mais valioso da atualidade são os dados. Presenciamos uma Economia de Dados.
Nesse sentido, a Ciência de Dados aparece como um conjunto de ferramentas, algoritmos e princípios com objetivo de encontrar padrões em dados brutos. Ou seja: o profissional é responsável por identificar respostas para problemas e apontar eventos futuros através da leitura desses padrões de dados.

“O cientista de dados sabe analisar dados para prover informação, realizando análise sobre o que vai acontecer ou sobre o que podemos fazer acontecer”, explica o coordenador da especialização na UCPel, professor Claudio Diniz.

2. Não confunda a ciência com a análise ou engenharia de dados

As três profissões realizam atividades essenciais para o bom funcionamento das empresas, com a mesma matéria prima: os dados. Apesar de soarem parecidos, cada profissional desempenha o seu papel específico.

A Análise de Dados foca na classificação das informações e auxilia organizações em concretizar os objetivos. Seu foco é a estratégia de negócio. Se você quer entrar para a área, a Análise de Dados é um bom primeiro passo.

Um Engenheiro de Dados é o responsável pela construção e organização das estruturas de dados. Também, compila e instala sistemas de base de dados e coloca toda a infraestrutura de pé.

Já os Cientistas de Dados focam em prever, ou seja, conectar informações para planejar o amanhã. O Cientista de Dados trabalha com um volume grande e veloz de dados e é capaz de identificar novas oportunidades de negócios. Além disso, é quem inventa os novos algoritmos.

3. Como é o mercado no Brasil?

Especialização em Ciência de Dados
A Especialização em Ciência de Dados da UCPel oferece preparo para um mercado ainda carente de profissionais

Ao cursar a nova especialização da UCPel, você estará apto para atuar em todas as dimensões da área: desde a chamada mineração até o aprendizado de máquina, passando por big data e sistemas de recomendação.

“O profissional fará parte de um grupo de alta demanda no mercado, podendo atuar em startups, empresas internacionais ou mesmo abrir seu negócio, oferecendo soluções próprias”, adianta o coordenador.

Na região sul, você poderá atuar junto a times de business intelligence, marketing digital, análise de dados comerciais e industriais, entre outros.

Além disso, de acordo com um estudo da International Business Machine (IBM), a demanda por empregos na área da Ciência de Dados deve aumentar 15% ao redor do mundo – e o Brasil está acompanhando a tendência.
No país, um especialista em Ciência de Dados pode ganhar em torno de 18 mil reais, segundo guia salarial da empresa de recrutamento e seleção Robert Half.

“Uma especialização em Ciência de Dados abre portas para bons empregos e também é vital para nos ajudar a compreender o mundo em que vivemos e guiá-lo para o futuro que desejamos”, finaliza.

4. Currículo

A expertise do time de professores da UCPel e convidados irão abordar disciplinas como Agrupamento de Dados e Recomendação, Análise Exploratória de Dados e Gerenciamento de Dados unindo a teoria com a prática.
E, para incentivar a sua aprendizagem e vivência, a UCPel poderá buscar, através de ações vinculadas, parcerias com empresas para viabilizar estágios não-obrigatórios e seminários.

Veja abaixo o currículo completo da Especialização em Ciência de Dados

Agrupamento de Dados e Recomendação – 32 horas
Análise de Mídias Sociais – 32 horas
Análise Exploratória de Dados – 32 horas
Ciência de Dados em Escala – 32 horas
Ciência de Dados na Empresa – 24 horas
Ética e Responsabilidade Social – 24 horas
Gerenciamento de Dados – 24 horas
Inferência e Modelagem de Dados – 32 horas
Introdução à Ciência de Dados – 16 horas
Linguagens e Ferramentas de Ciência de Dados – 24 horas
Metodologia de Pesquisa Científica I – 24 horas
Metodologia de Pesquisa Científica II – 16 horas
Modelagem Preditiva – 32 horas
Obtenção e Tratamento de Dados- 32 horas

Saiba Mais

Público-alvo: Bacharéis em Engenharia de Computação, Ciência de Computação, Sistemas de Informação, Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros cursos relacionados, profissionais das áreas de Computação e Informática com conhecimento de algoritmos e programação.
Carga horária: 372 horas.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Gostaria de fazer este curso?” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/cadastro-de-interesse-pos-graduacao?utm_campaign=pos_e-mail_para_nao_vestibulandos&utm_medium=email&utm_source=RD+Station” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel