Central de Informações
(53) 21288269

6 características do curso de Filosofia na UCPel

Vai fazer vestibular para Filosofia na Universidade Católica de Pelotas? O curso oferecido pela UCPel atualizou a grade curricular para se adaptar às exigências do mercado. O que garante uma formação acadêmica ainda mais completa – seja no bacharelado ou na licenciatura.

1. Duração dos cursos de Filosofia na UCPel

O curso bacharelado em Filosofia tem duração de três anos. Já a licenciatura, quatro anos.
Não sabe a diferença entre bacharelado e licenciatura? Dá uma olhada neste post que pode te ajudar.

2. Aulas no turno da noite

As aulas do curso são noturnas, o que facilita ainda mais a vida de quem já está no mercado de trabalho e busca uma formação acadêmica.

3. Mais horas para a formação didático-pedagógica

A formação na licenciatura tem 640 horas. Além disso, a grade curricular conta com quatro estágios, 400 horas de práticas educativo-pedagógicas (que priorizam a inserção do estudante em espaços educativos desde o primeiro semestre) e 200 horas de atividades complementares.
Tudo isso para proporcionar uma formação integral, com diversificação no currículo.

4. Currículo abrangente na licenciatura

via GIPHY

Recentemente, o curso passou por mudanças. No currículo da licenciatura, além das disciplinas específicas, o aluno vai contar também com aulas de Conhecimentos linguísticos aplicados à licenciatura, Psicologia do Desenvolvimento Humano, História da Educação, Fundamentos da Educação, Planejamento da Ação Docente, Organização Política da Educação Básica, Educação Inclusiva, Gestão Escolar e Libras. Disciplinas indispensáveis para a formação de um futuro educador.

Também fazem parte do currículo disciplinas voltadas para metodologias de ensino como Metodologia do Ensino de Filosofia e Metodologia do Ensino de Ciências Humanas I e II.

Outro destaque é a Oficina de Produção de Material Didático. O foco proporciona ferramentas para que os futuros educadores possam elaborar e desenvolver o próprio material didático.

5. E no Bacharelado também

via GIPHY

O Bacharelado em Filosofia da UCPel também passou por reformulações. A ênfase permanece na formação do pesquisador, mas agora conta também com disciplinas focadas em preparar ainda mais o estudante para a pesquisa e produção científica em Filosofia.

O currículo diversificado aborda disciplinas como Grego e Latim, Metodologia Filosófica e Produção Filosófica (com viés para a pesquisa e produção filosófica). E mais: histórias da Filosofia, Filosofia da Natureza, Filosofia da Religião, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Social e Política, Filosofia na América Latina e no Brasil, Teorias sociológicas e Economia Política.

Também serão ministradas uma gama de disciplinas voltadas para a formação humanística, que caracterizam a identidade da Universidade.

6. Sintonia com mercado de trabalho

via GIPHY

Os novos currículos atendem às Diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade –  priorizando a formação humanística – e também as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma vez que a UCPel contribui na formação de futuros presbíteros e freis da Igreja Católica.

Na licenciatura, as mudanças também buscam acompanhar a reforma curricular do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular.
“As mudanças estão alinhadas à concepção de educação da nossa Universidade. Visa uma formação integral e, nesse sentido, se preocupa com a formação específica do futuro profissional, atendendo às exigências do mercado de trabalho, mas sem descuidar das duas outras esferas que são tão importantes quanto essa: a formação humanística e a formação do pesquisador”, explica a coordenadora do curso de Filosofia na UCPel, Adriane Möbbs.
Quer conhecer mais sobre o curso de Filosofia da UCPel? Você pode baixar gratuitamente o nosso Guia das Profissões.

 

Quer entrar na UCPel?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Blog da UCPel