pós-graduação

6 características do curso de Filosofia na UCPel

Quer conhecer mais o curso de Filosofia na Universidade Católica de Pelotas? A graduação oferecida pela UCPel atualizou a grade curricular para se adaptar às exigências do mercado. A mudança garante uma formação acadêmica ainda mais completa – seja no bacharelado ou na licenciatura.
filosofia na UCPel, 6 características do curso de Filosofia na UCPel

1. Duração dos cursos de Filosofia na UCPel

O curso bacharelado em Filosofia tem duração de três anos. Porém, a licenciatura, quatro anos.
Não sabe a diferença entre bacharelado e licenciatura? Dá uma olhada neste post que pode te ajudar.

2. Aulas no turno da noite

As aulas do curso são noturnas, o que facilita ainda mais a vida de quem já está no mercado de trabalho e busca uma formação acadêmica.

3. Mais horas para a formação didático-pedagógica

A formação na licenciatura tem 640 horas. Além disso, a grade curricular conta com quatro estágios, 400 horas de práticas educativo-pedagógicas (que priorizam a inserção do estudante em espaços educativos desde o primeiro semestre) e 200 horas de atividades complementares.
Tudo isso para proporcionar uma formação integral, com diversificação no currículo.

4. Currículo abrangente na licenciatura

via GIPHY

Recentemente, o curso passou por mudanças. No currículo da licenciatura, além das disciplinas específicas, o aluno vai contar também com aulas de Conhecimentos Linguísticos Aplicados à Licenciatura, Psicologia do Desenvolvimento Humano, História da Educação, Fundamentos da Educação, Planejamento da Ação Docente, Organização Política da Educação Básica, Educação Inclusiva, Gestão Escolar e Libras. Disciplinas indispensáveis para a formação de um futuro educador.

Da mesma forma, fazem parte do currículo disciplinas voltadas para metodologias de ensino como Metodologia do Ensino de Filosofia e Metodologia do Ensino de Ciências Humanas I e II.

Também é destaque a Oficina de Produção de Material Didático. O foco proporciona ferramentas para que os futuros educadores possam elaborar e desenvolver o próprio material didático.

5. E no Bacharelado também

via GIPHY

O Bacharelado em Filosofia da UCPel também passou por reformulações. A ênfase permanece na formação do pesquisador, mas agora conta também com disciplinas focadas em preparar ainda mais o estudante para a pesquisa e produção científica em Filosofia.

O currículo diversificado aborda disciplinas como Grego e Latim, Metodologia Filosófica e Produção Filosófica (com viés para a pesquisa e produção filosófica), por exemplo. E mais: histórias da Filosofia, Filosofia da Natureza, Filosofia da Religião, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Social e Política, Filosofia na América Latina e no Brasil, Teorias sociológicas e Economia Política.

Também serão ministradas uma gama de disciplinas voltadas para a formação humanística, que caracterizam a identidade da Universidade.

6. Sintonia com mercado de trabalho

via GIPHY

Os novos currículos atendem às Diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade –  priorizando a formação humanística – e também as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma vez que a UCPel contribui na formação de futuros presbíteros e freis da Igreja Católica.

Na licenciatura, as mudanças também buscam acompanhar a reforma curricular do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular.
“As mudanças estão alinhadas à concepção de educação da nossa Universidade. Visa uma formação integral e, nesse sentido, se preocupa com a formação específica do futuro profissional, atendendo às exigências do mercado de trabalho, mas sem descuidar das duas outras esferas que são tão importantes quanto essa: a formação humanística e a formação do pesquisador”, explica a coordenadora do curso de Filosofia na UCPel, Adriane Möbbs.
Quer conhecer mais sobre o curso de Filosofia da UCPel? Você pode baixar gratuitamente o nosso Guia das Profissões.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

2 comentários em “6 características do curso de Filosofia na UCPel

  1. Bom dia. Sou professor de física na FURG (Rio Grande) desde 1989 e estou pensando em fazer o curso de filosofia da UCPel. Como não tenho certeza se vou gostar gostaria de experimentar uma ou duas disciplinas. Eu não sei se vocês tem algo do tipo aluno com matricula especial. Gostaria de ser esclarecido neste ponto. Obrigado.

    1. Olá Luis,

      Desculpa pela demora na resposta, não identifiquei o teu questionamento antes. É possível cursar algumas cadeiras sim, através do Extravestibular opção Aluno Temporário. Neste site https://ucpel.edu.br/extravestibular/ você consegue mais informações, assim como através de e-mail central@ucpel.edu.br.

      Permaneço à disposição e mais uma vez desculpa pela demora da resposta.
      Atenciosamente,
      Rita Wicth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel