pós-graduação

Filosofia da UCPel recebe nota 4 do MEC

Filosofia UCPel avaliação MEC

 

O curso de Bacharelado em Filosofia da UCPel foi reconhecido com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação foi avaliada in loco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O índice vai de 1 a 5 e foi calculado a partir da apreciação de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. O curso obteve média acima de quatro em todas as dimensões.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Faça o Quiz da Literatura” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/quiz-de-literatura” linkrel=””]

 

Conceito máximo em diversos pontos

De acordo com a coordenadora do curso, professora Adriane da Silva Möbbs, o bacharelado recebeu nota máxima em vários indicadores, como disciplinas, infraestrutura e corpo docente. Também é são considerados aspectos como acervo bibliográfico, o recém inaugurado Laboratório de Ensino e Pesquisa em Filosofia (LEPFIL) e a produção científica dos professores.

“O conceito 4 é resultado de um processo que iniciou em 2015. Nessa época identificamos a necessidade de uma reestruturação, especialmente do projeto pedagógico. Atualmente, o curso é ofertado nas versões bacharelado e licenciatura”.

Pró-reitora acadêmica da UCPel, Patrícia Haertel Giusti.

Currículo novo

Para a elaboração do novo currículo, foram consultados os docentes que compõem o colegiado do curso, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e, principalmente, os acadêmicos.

A partir do resultado da avaliação, o NDE e o colegiado do curso farão um estudo minucioso do relatório emitido pelos avaliadores. Esse processo de avaliação permite uma visão mais específica das potencialidades da Universidade, bem como das fragilidades e necessidades de melhorias.

Sobre o curso

Os egressos do curso de Bacharelado em Filosofia estão habilitados/capacitados a:

– Formular e propor soluções a problemas, com sólido embasamento filosófico, nos diversos campos do conhecimento;
– Exercitar a consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política;
– Analisar, interpretar e comentar textos filosóficos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica analítica e hermenêutica;
– Compreender a importância das questões acerca do sentido e da significação da sua própria existência e das produções culturais;
– Realizar a integração necessária entre a filosofia e a produção científica e artística e com a prática pessoal e política;
– Relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.
– Ler e compreender os textos filosóficos em língua estrangeira;
– Conhecer os conceitos fundamentais de latim e grego.

Carga Horária Total: 2.400 horas
Turno de funcionamento: Noturno
Tempo de integralização: mínimo 3 anos e máximo 4 anos e meio.

 

E a UCPel possui outros cursos que levaram 4 e 5 estrelas pelo MEC. Você pode conhecer todos eles no nosso Guia das Profissões.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel