Vestibular

Arquiteta formada pela UCPel dá dicas de mercado de trabalho

Arquitetura UCPel: maquete 3D de projeto desenvolvido por profissional egressa da Católica
Projeto Catarina Loder

Unir a paixão pela área das exatas à criatividade. O curso de Arquitetura e Urbanismo parecia se encaixar perfeitamente neste sonho. A partir desse desejo, a arquiteta Catarina Loder começou os primeiros passos na carreira.

Formada pela UCPel, os projetos assinados por ela vêm ganhando cada vez mais espaço na região sul. Neste post, além de mostrar alguns de seus trabalhos, ela relata em primeira pessoa como tem sido sua trajetória desde a formatura à conquista do próprio escritório de Arquitetura. Confira! 😄

Os primeiros passos depois da formatura

Arquitetura e Urbanismo UCPel: arquiteta Catarina Loder, egressa da Católica

“Após a formatura, em 2010, resolvi distribuir currículos em escritórios de arquitetura e lojas de áreas de interiores. Até porque, essa foi a área que mais me identifiquei durante a graduação e estágios realizados.

Fui selecionada no mesmo mês em uma loja e fábrica de móveis chamada de Traço Original. Foi uma grande experiência, onde aprendi a lidar com o público, fazer projetos de interiores bem específicos, apresentá-los, detalhá-los e acompanhar junto da fábrica toda a confecção dos móveis. Depois de prontos, a entrega dos ambientes era feita por mim, quando eu acompanhava a montagem na casa dos clientes”, relembra a arquiteta.

Criatividade e conhecimento precisam andar juntosArquitetura e Urbanismo UCPel: projeto desenvolvido pela arquiteta egressa da Católica, Catarina Loder

“Depois de 3 anos já me sentia apta a abrir meu próprio espaço de trabalho. Assim nasceu o Escritório de Arquitetura Catarina Loder. Nele realizo projetos, acompanhamento de execuções, paisagismos e regularizações.

“Na minha avaliação, um estudante de arquitetura se destaca  de acordo com seu interesse geral. Quanto mais sua cultura for enriquecida, mais qualificado fica o seu trabalho. Além disso, é de grande importância a informação, o conhecimento e interesse em novas áreas e técnicas. A criatividade e conhecimento tem que andar juntos para que um projeto flua de maneira a se tornar belo, funcional e diferenciado”, comenta a arquiteta.

Como construir seu Networking?Arquitetura e Urbanismo UCPel: projeto desenvolvido pela egressa da UCPel, Catarina Loder

“Para montar uma boa gama de relacionamentos, seja calmo e paciente. Aliás, para um bom networking em Arquitetura é preciso ter interesse em conhecer o que se passa ao nosso redor. Também é importante ser comunicativo e possuir um bom portfólio em mãos.

Por exemplo, comece a construir o seu portfólio com trabalhos realizados na faculdade e em estágios. Participe do máximo possível de eventos relacionados à área. Essa é uma forma de se manter atualizado, conhecer e trocar experiência com quem está no mercado.

Ainda vale lembrar que o seu público está nas redes sociais e o seu trabalho também precisa estar lá. As pessoas precisam conhecer o seu estilo e perfis sociais como Facebook, Instagram ou o seu próprio Blog podem ajudar a estreitar laços com seus futuros clientes”, diz.

Você pode conferir neste link o Blog da Catarina Loder.

Qual área da Arquitetura e Urbanismo seguir?Arquitetura e Urbanismo UCPel: projeto idealizado pela arquiteta egressa da Católica, Catarina Loder

“O principal desafio no início da carreira é identificar qual área da arquitetura vai querer seguir. A partir de então você vai pensando na equipe da qual gostaria de fazer parte. Na arquitetura, na maioria das áreas, vamos ter pessoas que irão agregar ao nosso dia-a-dia dividindo as atividades e realizando aquilo que projetamos e planejamos”, explica.

Arquitetura e Urbanismo na UCPel

Por fim, um dos grandes diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido pela UCPel é poder contar com professores que também atuam no mercado. Se você está pensando em seguir esta carreira, não deixe de ler este post e assistir ao vídeo com depoimentos de alunos e egressos sobre a experiência nessa área.

[button style=”btn-danger btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quero Fazer a UCPel” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel