banner

Teoria ou prática? Escolha uma universidade com ambas

Optar por uma universidade que garanta a associação da teoria com a prática é requisito obrigatório para o sucesso profissional. É justamente através dessa combinação que o estudante vai garantir uma formação completa, ou seja, com conhecimento técnico e habilidade para aplicá-lo.

Uma das formas mais fáceis de garantir o acesso a essa vivência é optar por realizar a graduação em uma universidade. Na Católica de Pelotas, por exemplo, a matriz curricular dos cursos de graduação garante atividades nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Na UCPel, você não precisa escolher entre teoria ou prática, pois as duas estão garantidas durante toda a faculdade.

Juntamente com todo o conteúdo abordado na sala de aula, o estudante participa de inúmeros projetos de pesquisa e extensão, oportunidade para testar toda a potencialidade dos conhecimentos adquiridos e ainda contribuir com o desenvolvimento da região.

Quer coisa melhor do que aprender transformando realidades? Neste post vamos te contar sobre iniciativas que ocorrem na Católica de Pelotas e que garantem uma formação completa. Segue comigo?

Currículo alinhado às necessidades da sociedade

A atualização dos currículos de cursos de graduação deve ser frequente. Na UCPel, por exemplo, a reestruturação curricular ocorreu há pouquíssimo tempo, e está alinhada às necessidades atuais do mundo do trabalho.

Tal qual toda a teoria vista em sala de aula, o currículo garante espaço para a construção de relacionamento com a comunidade e empresas. Chamada de curricularização da extensão, essas atividades levam uma gama de atendimentos para populações em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, os estudantes aprendem a partir das necessidades apresentadas pela sociedade. “A partir dessas demandas, os alunos conhecem, experimentam e aperfeiçoam todas as técnicas que são necessárias para a resolução dos problemas”, explica Patrícia.

Todos os cursos da UCPel contam com currículos que possuem diretrizes atualizadas. Eles abordam temáticas necessárias à formação do estudante. Do mesmo modo, levam em conta as especificidades exigidas pelo mercado em cada área de formação.

Outros cenários de aprendizagem

Da mesma forma que a participação em atividades de extensão curricular, os estudantes da UCPel podem integrar outros cenários de aprendizagem, como o ingresso em ligas acadêmicas e grupos de estudos. Existem ainda outras iniciativas que complementam o processo de formação como a realização de visitas técnicas (essencial na formação de network), encontros acadêmicos (como congressos, seminários e semanas acadêmicas), cursos extracurriculares (completam a formação), e monitorias (orientação sobre conteúdos).

Da mesma forma, o intercâmbio ajuda a qualificar o currículo do estudante e do recém formado. Consequentemente, essa experiência destaca o estudante ao chegar ao mercado de trabalho. É possível aprender sobre como ocorre o funcionamento da profissão escolhida em um outro país, além de conhecer outras culturas. A UCPel possui convênio com diversas universidades europeias, norte-americanas e latino-americanas, com editais lançados semestralmente. Vamos viajar?

Teoria ou prática, Teoria ou prática? Escolha uma universidade com ambas

Participação em programas e projetos de extensão

Viu só como você não precisa escolher entre teoria ou prática? E justamente quando ocorre a participação na extensão universitária que o estudante consegue aplicar todo o conteúdo visto em sala de aula. Essa experiência é tão importante que agora ela passou a integrar o currículo do curso, ou seja, em outras palavras, passou a ser obrigatória para a obtenção do tão sonhado diploma.

Por tudo isso, a UCPel leva a extensão muito a sério. Praticamente todos os cursos têm atuação em um ou mais programas. Ao todo, são 35 propostas aprovadas para ocorrer neste ano. A professora Patrícia destaca ainda que essa aproximação entre teoria e prática cria uma relação interdisciplinar super importante para uma boa formação.

Muitas experiências são vivenciadas dentro da comunidade. Os alunos vão buscar quais são as necessidades das pessoas e a partir delas traçam as ações que serão desenvolvidas.

Professora Patrícia Giusti

Participação em projetos de pesquisa

Já pensou em virar cientista? É durante a realização do curso de graduação que esse caminho começa a ser trilhado. Ao entrar na Universidade, é possível iniciar a relação com a intervenção científica a partir de práticas de laboratório, de revisão bibliográfica, de práticas de projetos que trabalham com a questão do método científico.

Primeiramente, o estudante deve buscar editais de iniciação científica. Em seguida, conhecer e escolher algum pesquisador para ajudar a traçar a sua trajetória acadêmica. Juntamente com isso, definir também uma área para iniciar os estudos é parte importante do processo.

Mesmo que lá no futuro você não imagine ter como profissão a pesquisa, vale a pena viver essa experiência. Isso porque a investigação científica vai te ajudar a desenvolver um conhecimento aprofundado sobre muitos assuntos, garantindo uma formação completa.

Relacionamento com empreendedores e empresas

Ter a oportunidade de realizar estágios extracurriculares dentro de empresas é fator essencial para o futuro profissional. Por isso, ao buscar uma universidade, se informe sobre a existência dessas parcerias. Para aqueles que optarem pela UCPel, existem inúmeras iniciativas nesse sentido. Da mesma forma, existe um setor responsável por garantir essa aproximação: o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR).

Bem como o EDR, a UCPel possui ainda uma aceleradora de startups e de novos negócios: o Ciemsul, que funciona dentro do Pelotas Parque Tecnológico. Nesse espaço, é possível desenvolver muitas práticas empreendedoras.

Simultaneamente, através dos currículos dos cursos de graduação, é ofertada a disciplina de empreendedorismo. Essa disciplina é responsável por qualificar o relacionamento já existente com empresas e empreendedores, uma vez que essas pessoas são convidadas e trazem experiência para dentro do universo da disciplina.

É a partir de todas essas oportunidades, que você irá construir relacionamentos que serão importantes no futuro.

Desenvolvimento de soft skills e liderança

Já ouviu falar de soft skills ou habilidades interpessoais? Pois saiba que mais do que nunca elas são consideradas fundamentais no mundo do trabalho. Nesse sentido, isso é importante porque não adianta muito você ser um grande conhecedor técnico da sua área e não conseguir expressar as suas ideias corretamente.

Como a UCPel leva a sério a formação de novos líderes, o estudante encontra no currículo e em outras atividades as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das chamadas soft skills. De maneira idêntica, aposta no desenvolvimento da liderança, da tomada de decisão, da possibilidade do pensamento crítico e do pensamento reflexivo. Como resultado, isso possibilita o melhor desenvolvimento do trabalho em equipe e a segurança para a tomada de decisão.

Acesso a tecnologias e ambientes inovadores

Se antes da pandemia a UCPel já investia em tecnologia e em ambientes inovadores, com o novo cenário todo o processo foi acelerado. Há muitos anos já existe dentro da UCPel a realização de um trabalho voltado a ambientes atuais e que exijam do aluno o protagonismo. A utilização das mais diversas formas de tecnologia são garantidas dentro dos currículos, assim como a participação em atividades práticas e em ambientes inovadores.

Teoria ou prática?

Enfim, depois de todos esses motivos, aposto que você não terá mais dúvida entre escolher um curso de graduação mais voltado à teoria ou à prática. Opte pela universidade que te garanta acesso à experiência completa. Afinal, os anos vividos na universidade serão alguns dos mais importantes da sua vida.

Quer conhecer melhor a UCPel? Visite o nosso site do vestibular e conheça todas as formas de ingresso e cursos oferecidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 Blog da UCPel