Vestibular

Simlab/UCPel: Realidade diante dos olhos

Ela é toda toda toda perfeitinha. E olha, é mesmo. Temos a certeza que uma grande parcela de profissionais formados pela Medicina da UCPel estão satisfeitos com a vida laboral após graduação. Afinal, não é para menos: somos nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e temos a maior escola médica do Rio Grande do Sul, negah!

Para realizar um atendimento efetivo, é necessário compreender os fatores que levaram a saúde do paciente ao nível em que está e, aqui na UCPel, os futuros médicos aprendem isso desde o princípio, no primeiro semestre do curso.

Aqui, o estudante tem a oportunidade de atuar em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerenciadas pela Católica, além do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

acadêmica da medicina realizando atendimento na UBS Sanga Funda

Fora o que a gente já sabe, o que mais um médico faz?

A rotina do médico depende muito da área que o profissional escolheu seguir, isso é fato. Afinal, quem opta por trabalhar em consultório próprio, por exemplo, geralmente atende sozinho e com hora e data previamente agendadas (acho tendência, inclusive quero). Dessa forma, tratamentos são estabelecidos e medicamentos e/ou mudanças de hábitos incorporadas à rotina do paciente.

Para quem pretende trabalhar em grupo, uma alternativa é a área de urgência e emergência. Geralmente esses casos, como o próprio nome já diz, são necessárias intervenções rápidas, que possibilitem ao paciente maiores condições de melhora. É CORRERIA, BICHO! 

Esta última situação, assim como outras, são vividas  COTIDIANAMENTE (hoje eu resolvi falar difícil, desculpa aí) no Laboratório de Simulação Realística da UCPel, o Simlab. Entretanto nesse caso, o paciente é um manequim informatizado e responsivo. 

imagem animada de homem com vestimentas de médico fazendo sinal positivo com o dedo

Simlab, tudo pra mim

No tópico acima te dei uma dica do que o nosso Laboratório de Simulação Realística é capaz. Como te disse anteriormente, o Simlab é utilizado para treinar situações que o acadêmico e futuro profissional encontrará em hospitais, clínicas e laboratórios.

Essa belezinha, que foi inaugurada em novembro de 2017, tem ligação direta com o Hospital Universitário da Católica, já que os alunos realizam todo tipo de prática no SimLab e, logo após, vão vivenciar a realidade em estágio no HU. 

Atualmente, o espaço conta com cinco salas de atividades de habilidades e simulações realísticas, sendo elas:

  • Sala 1: Habilidades cirúrgicas/clínicas;
  • Sala 2: Enfermaria;
  • Sala 3: Debriefing (espaço de debate entre os acadêmicos e professores sobre os procedimentos realizados);
  • Sala 4: Simulação Realística de média e alta fidelidade e complexidade;
  • Sala 5: Sala de aula/habilidades com metodologia ativa.

imagem animada da cantora Beyoncé tapando a boca com a mão

Como funcionam as simulações?

No Simlab, nossos alunos são devidamente amparados com equipamentos de primeira linha, iguais aos que encontrarão dentro de hospitais e ambulatórios. Toda prática é realizada em manequins de alta tecnologia, que são informatizados e programados para reagir conforme nós, seres humanos. 

Ta difícil? Eu explico melhor.

Antes de mais nada, o professor divide a turma em grupos com o objetivo de designar alguns alunos para compor a equipe multidisciplinar, que é composta por enfermeiros, médicos, técnicos, entre outras funções. Dessa forma, os escolhidos atuam na simulação de uma situação específica e o restante da turma realiza uma avaliação juntamente com o professor. 

Os envolvidos na simulação em si, iniciam analisando o histórico de saúde do “paciente”, visando tomar decisões que resultem em uma melhora significativa da pessoa. Tudo isso ocorre com tempo cronometrado e em ambiente muito semelhante ao que será encontrado futuramente pelos alunos. E não pensas tu que parou por aí. Após encerrada a simulação, os alunos se reúnem com o professor para discutir se as decisões tomadas foram as corretas e qual seria melhor forma de solucionar o problema, levando em consideração T-U-D-O que foi visto em sala de aula. 

acadêmico da medicina com manequim de simulação

Por que todo esse treinamento?

Assim, deixa eu te explicar. Não é chato quando precisamos de um atendimento e os médicos disponíveis estão visivelmente despreparados? Não te dá uma agonia e um medinho? Pensando nisso, nós da UCPel preparamos os nossos futuros médicos para que tu te sintas seguro na hora da consulta e o profissional preparado para te oferecer um atendimento de qualidade. 

Para entenderes melhor, conversei com o acadêmico do 6º ano da Medicina aqui da Católica, Enio Mezzomo. Ele nos contou mais sobre a sua experiência e os procedimentos que devem ser realizados mediante uma parada cardiorrespiratória. E, para isso, ele usou a estrutura do Simlab.

Toca o play aí:

Entenderam e adoraram, né?! Eu sabia!

Medicina na UCPel: Dona do meu coração (e vai ser do teu também)

E só para te lembrar, além de professores altamente qualificados, a Medicina da Católica tem muito mais a te oferecer. Todo profissional que foi nosso aluno pode dizer que aqui tem estrutura. Além de teoria aliada a prática, possuímos laboratórios com tecnologia avançada, como o Laboratório de Morfologia. É lá que acontecem as aulas de Anatomia e que está alocada a Mesa Sectra, que auxilia os acadêmicos na visualização do corpo humano de forma mais profunda, facilitando assim o estudo e entendimento dos nossos alunos. Massa, né?

acadêmicos da UCPel utilizando a mesa sectra

Vestibular UCPel

E aí, gostou de saber mais sobre o curso de Medicina da UCPel? Então que tal fazer o nosso Vestibular e começar a sua trajetória para ser um ótimo médico? Quem sabe você não é o próximo a atuar em uma de nossas UBS’s parceiras, no Campus da Saúde, no HUSFP, em projetos idealizados pelo nosso corpo docente ou em um dos oito laboratórios disponíveis para o teu aprendizado? Vem ser UCPel!

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Estude na UCPel” link=”http://vestibular.ucpel.edu.br/” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel