Será que você tem o perfil do profissional de Direito?

terno

Você tem perfil para ser um profissional de Direito? A graduação em Direito é uma das mais cobiçadas do Brasil. O Bacharel em Direito possui ampla área para atuação no mercado, em que há também muita concorrência, mas com cargos bastante valorizados financeiramente.

E se o Direito é o caminho a seguir, primeiramente, é bom saber que algumas características são importantes para se destacar na graduação, assim como futuramente na profissão. Em segundo lugar, também é necessário frisar que não há uma regra para definir se uma pessoa será ou não uma boa profissional de Direito. Neste artigo, citamos algumas características de personalidade importantes por estarem diretamente ligadas aos desafios apresentados nessa área de atuação. São seis dicas que vão te ajudar a identificar o perfil adequado para alcançar sucesso na profissão. Vamos lá?

Gostar de se manter atualizado

notebook

Uma das principais características que todo estudante/profissional do Direito precisa ter: uma obsessão por se manter atualizado. Na carreira jurídica é preciso lidar diretamente com mudanças de normas, leis, acontecimentos, entre outras questões de mesma natureza. E se você não souber o que está acontecendo na atualidade, não terá o embasamento necessário para tomar decisões certas.

Saber lidar com pressão

advogado

Saber lidar com a pressão e as adversidades é perfil desejável de ser encontrado em um profissional de Direito. Isso porque elas caminham lado a lado com o universo jurídico. São muitas as situações em que o profissional terá que enfrentar momentos de pressão, necessidade de respostas urgentes, ambiente hostil, dentre tantas outras. Por isso, é fundamental saber suportar estes momentos com tranquilidade.  É preciso ter autoconfiança e sangue frio. Se você não possui essa característica, é melhor começar a trabalhar nisso para que sua jornada seja de maior sucesso.

Paixão por leitura

leitura

Ler nunca é demais. Nesse sentido, livros estão diretamente relacionado a aprendizagem e crescimento pessoal. Do mesmo modo, isso também se aplica quando falamos da parte profissional de nossas vidas. Ao longo da graduação, o acadêmico terá muitas e muitas leituras a fazer. Muitas delas sendo leituras densas, que exigirão muita atenção e cuidado. Aqueles que já apreciam a prática da leitura, irão, com certeza, se sair muito melhor na graduação.

Ser sociável e gostar de falar em público

falar em público

Independentemente da área da advocacia em que optar seguir, o bacharel em direito sempre irá lidar com pessoas. Algumas características, então, são fundamentais nesse tratamento. É preciso saber ouvir e ter empatia, por exemplo, para tratar cada caso. Saber ser persuasivo e ter um carisma elevado também ajuda na hora de falar em público e cultivar o networking.  Essas habilidades são fundamentais para que o profissional atinja grande feitos em sua carreira.

É claro que nem todos nascem com essas características. Nesse sentido, elas podem ser lapidadas ao longo dos anos, assim como o curso de graduação também serve para isso, oferecendo grupos de estudos, atividades de extensão e práticas jurídicas. Treine, aprenda e passe a lapidar suas capacidades de comunicação para que sua jornada seja cada vez melhor.

Persistência acima de tudo

não desista

Antes de mais nada, o mundo jurídico requer muita persistência de seus profissionais. Como a profissão lida diretamente com burocracia, contratos, documentos jurídicos, processos, por exemplo, estarão sempre presentes na carreira. E sabemos o quanto essas questões podem ser demoradas. Além do mais, a carreira jurídica lida com aspectos complexos da nossa vida em sociedade, em que desfechos nem sempre serão simples de serem solucionados. É importante ter convicção no que se está fazendo e paciência para não desistir daquilo que se acredita.

Capacidade de liderar e negociar

negociar

Muitas vezes você vai ter que ter iniciativa, tomar a frente das situações e saber negociar muito bem com as pessoas. Como mencionado no item anterior, muitos casos serão complicados de serem resolvidos. Esteja ciente que em diversos momentos você precisa ser frio, se acostumar com situações adversas e tomar decisões contundentes. Se todos os tópicos mencionados aqui pertencem à sua realidade, parabéns: seu perfil se enquadra entre os profissionais de Direito.

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre o perfil do profissional de Direito não se preocupe! Leia mais sobre a graduação e as possíveis carreiras de atuação. Não se esqueça que definir uma profissão é uma das decisões mais difíceis, por isso é preciso bastante procura. Quer saber mais sobre a área? Então confira nosso Quiz do Tribunal ; )