Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

A decisão sobre qual curso ingressar é uma das mais importantes que nos deparamos em nossas vidas. Essa decisão requer uma boa dose de pesquisa antes de ser tomada, certo? Por isso, neste post vamos te apresentar tudo sobre a Faculdade de Direito, desde suas características até mercado de trabalho e salário. 

Antes de qualquer coisa, é imprescindível obter uma boa nota no Vestibular da UCPel. Vamos entender como ele funciona e o que é preciso fazer para aumentar as chances de aprovação. Segue comigo!

Como passar no Vestibular UCPel

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

O inscrito no Vestibular irá prestar uma prova dissertativa de redação, em data agendada previamente. O processo de avaliação consiste de três categorias.

Expressão linguística: Primeiramente, a avaliação leva em conta aspectos como utilização da norma culta, riqueza de vocabulário, ortografia e acentuação correta, concordância nominal e verbal, uso de crase, pontuação e outros elementos gramaticais.

Estrutura externa e interna do texto: Em segundo lugar, a avalição ocorre observando a coesão dos parágrafos, tanto individualmente como entre si. E se há uma clara estrutura de início, desenvolvimento e conclusão.

Qualidade da dissertação: Não basta um texto estar bem escrito e bem estruturado se o conteúdo não atesta qualidade. É preciso propor questionamentos, problematizar e desenvolver uma linha de pensamento sobre o tema em questão. A objetividade aliada à capacidade de construção do texto através de ideias, exemplos, comparações, são itens que contam pontos. Também é imprescindível que existam argumentos contundentes e questionamentos ao final do texto, propondo uma solução ao problema em questão.

Como funciona a Faculdade de Direito

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

A Faculdade de Direito da UCPel possui 30 anos de experiência e corpo docente formado por mestres e doutores qualificados. Sua divisão é feita em 10 semestres, com turmas nos turnos da manhã e noite e uma carga horária total de 3.700 horas.

A grade curricular é estruturada para abranger todas as esferas da profissão. Proporciona ao aluno um conhecimento completo no âmbito teórico e prático. Ao longo do curso, são previstos quatro estágio de práticas jurídicas. Como resultado, o aluno visualiza qual a área de atuação combina melhor com seus interesses. Nos dois últimos, já ao final do curso, há contato direto com o Serviço de Assistência Jurídica, cumprindo uma das grandes missões do Direito UCPel: inserir o estudante junto à comunidade.

Clicando aqui, você confere a grade curricular completa do curso.

Diferenciais da Faculdade de Direito

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

Antes de mais nada, o acadêmico da Faculdade de Direito da Católica é privilegiado com uma série de diferenciais. O curso se preocupa em passar ao aluno uma experiência completa e imersiva, que transcende o conhecimento de sala de aula. Começando por ela, podemos citar que existem algumas disciplinas exclusivas, não comumente ofertadas por outras instituições de ensino, tais como Direito Previdenciário, Direito Ambiental e Direito Agrário. A inserção dessas matérias tem direta relação com à vocação econômica da região sul do estado, como resultado, proporcionam ao aluno um conhecimento extremamente útil para o contexto em que ele está inserido.

Agora, o verdadeiro barato está na oportunidade em que o aluno da Católica tem de lidar com aulas práticas desde o começo do curso. No primeiro semestre, as chamadas “Oficinas de Dinâmicas Processuais”, promovem o contato entre os alunos recém chegados e profissionais ativos em diferentes carreiras jurídicas, o que facilita a integração e dá aos “novatos” uma perspectivas das áreas de atuação logo de cara. Ao longo do curso, há diversas atividades práticas previstas, o que possibilita ao aluno proximidade com diferentes áreas, como Ministério Público, polícia, magistratura, entre outras.

Certamente, a estrutura do curso também é destaque. A Católica abriga o Serviço de Assistência Judiciária. Além disso, também funciona nas dependências da UCPel o Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), através de uma parceria do curso com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Nesses espaços há uma rica troca de experiência, onde o aluno de acompanha de perto as práticas de resolução de conflitos pelas técnicas de mediação.

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

Mais possibilidades

Existem ainda os chamados “Grupos de Estudos” e as “Ligas Acadêmicas”. São espaços em que o conteúdo das disciplinas transcende o horário das aulas, e se faz possível uma experiência imersiva em determinados assuntos. Pode ser o caminho fundamental para a nortear a tomada de decisão no que diz respeito a qual área da  profissão se especializar.

Pra finalizar com chave de ouro essa lista de privilégios, a Faculdade de Direito da UCPel oferece diversas atividades de extensão. Entre os projetos, há o Direito na Rua, Pacientes Jurídicos, Centro de Atendimento às Ações Coletivas, Núcleo de Atendimento às Famílias de Autistas, Mateus 25:36, e o Projeto de Políticas Penitenciárias. Da mesma forma, existe os projetos de pesquisas.

Todos essas atividades vão ao encontro de um dos principais objetivos do curso: inserir o acadêmico na comunidade e fazer com que obtenha aprendizado sob um viés mais humanista. Uma experiência levada não somente para o mercado de trabalho, mas também para a vida.

É possível financiar seus estudos

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

Estudantes que optarem pela Católica contam com a opção de financiamento da Universidade. A Fundação Dom Antônio Zattera concede crédito estudantil de até 50% do valor da parcela mensal. Ao final do curso, o valor do crédito será pago em parcelas no mesmo prazo utilizado.

Por exemplo, no caso da Faculdade de Direito, em que a duração é de 5 anos, o valor poderá ser dividido em até 60 parcelas. Ah e o melhor é que o estudante só começa a pagar após seis meses de formado, com prazo de acordo ao período do curso.

É preciso primeiramente preencher um formulário, que se encontra disponível no site. Lá, você também encontrará mais informações sobre o financiamento. Se preferir, pode entrar em contato pelo telefone (53) 2128.8240.

Mercado de trabalho

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

As carreiras para Bacharel em Direito tem crescido a ponto de se tornarem uma das mais cobiçadas do Brasil. Certamente, são muitos os ramos de atuação. Quem se forma neste curso pode optar por seguir uma carreira jurídica pública, atuar na iniciativa privada, ou então atuar como profissional autônomo. É importante salientar que para exercer a advocacia é necessário primeiro aprovar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As carreiras jurídicas do âmbito público são acessadas por meio de concurso públicos e costumam ser muito disputadas. Dentre os os principais cargos estão:

Área pública

Juiz de Direito: é quem julga, e tomas as decisões de um caso.

Advocacia pública: é responsável pela defesa de diferentes órgãos que compõem a Administração Pública, podendo atuar como Procurador Federal, Estadual, ou Municipal.

Promotor de Justiça:  são inúmeras as funções exercidas, por exemplo, pode atuar para proteção e reparação de danos ambientais, ao consumidor, exercer fiscalização de prisões, abrigos de idosos e menores, entre outras.

Defensor Público:
atua pelo Estado defendendo e auxiliando aqueles que não possuem condições financeiras de contratar um advogado.

Delegado:
é o responsável por toda ocorrência policial. Comanda e investiga operações.

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

Iniciativa privada

Do mesmo modo, outra alternativa que muitos profissionais optam por seguir – ou até preferem – é a de trabalhar na iniciativa privada. Nesse sentido, os profissionais podem atuar como advogados, assegurados pela Constituição Federal, em seu art. 133, que se refere como “indispensável à administração da justiça sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão”. Entre as áreas de atuações, seguem algumas:

  • Civil: atua representando interesses individuais em relação a bens e propriedades, questões familiares como divórcio e herança, entre outras particularidades de mesma natureza.
  • Trabalhista: responsável pela análise jurídica das relações de trabalho e processos judiciais.
  • Tributário:  presta consultoria a respeito de pagamentos de tributos, realiza ações preventivas e de cunho defensivo no contexto administrativo ou judicial.
  • Empresarial: assessora as empresas nos planejamentos dos negócios.

Muito embora existe grande concorrência em um mercado que a cada ano recebe milhares de novos profissionais formados, o contexto atual de pandemia tende a abrir espaços na profissão. Isso porque a situação de crise gerou imbróglios judiciais sem precedentes, e abriu portas para mudanças legislativas que certamente resultarão em conflitos administrativos e judiciários no futuro. Assim, mantenha-se informado e nunca duvide da empregabilidade da profissão de advogado.

Quanto ganha o profissional formado em Direito

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

Chegamos no ponto mais esperado por muitos de vocês, movido por aquele questionamento: “Será que o salário da minha profissão recompensará todo o esforço e tempo dedicado ao longo dos cinco anos? Para esclarecer, primeiramente, é preciso destacar que, para qualquer profissão, o salário está atrelado à inúmeros fatores e pode variar muito, desde o setor (público ou privado) como o estado de atuação.

A média nacional, segundo pesquisa do site “Salario.com.br” e dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), é de R$ 4.657,43 para jornada de trabalho de 41 horas semanais. Trazendo para o contexto do estado do Rio Grande do Sul, em 2020, advogados de cidades do interior, como Pelotas, possuem um piso salarial de R$ 2.938,09. A média está um pouco acima dos R$ 3.000.00.

Faculdade de Direito, Saiba tudo sobre a Faculdade de Direito da UCPel

A verdade é que as escolhas tomadas pelo profissional definirão até quanto esse profissional poderá receber de vencimentos. Cargos públicos, como juiz, defensor e procurador, preveem salários entre R$ 8.000 e R$ 30.000 reais, podendo até extrapolar essa faixa.

Bom salário e estabilidade são importantes e todo mundo gosta, não há dúvida em relação a isso. No entanto, nunca é demais lembrar que a coisa mais importante para permanecermos felizes com nossas atividades é fazermos aquilo que gostamos e acreditamos. Portanto, estude, se prepare e cobice as maiores oportunidades, mas jamais perca de vista a paixão pelo que você está fazendo. É ela que, no fim, irá fazer tudo valer a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2020 Blog da UCPel