Prática da profissão: acadêmicos do Direito observam simulação de Audiência Trabalhista

Já falamos anteriormente dos benefícios de conciliar a teoria vista em sala de aula com a realidade da profissão. Os cursos de graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) são referência nesse quesito, devido aos laboratórios e às oportunidades extracurriculares que a instituição oferece. Um exemplo desse processo de aprendizagem realista foi a experiência vivenciada por acadêmicos do 8º semestre de Direito.

Simulação de Audiência Trabalhista

Os acadêmicos participaram de uma simulação de Audiência Trabalhista. Como resultado, eles puderam observar como se portar em frente ao juiz e, ainda, identificar qual a melhor forma de articular perguntas às testemunhas. Ao mesmo tempo, puderam aprender sobre o funcionamento do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), utilizado pela Justiça do Trabalho. A ação reuniu aproximadamente 25 alunos que cursam a cadeira de Estágio de Práticas Jurídicas II.

A professora responsável pela disciplina, Juliani Orbem, contou como surgiu a ideia da Audiência junto ao Ministério do Trabalho. Além disso, ela explicou como foi o processo simulado. Confira:

Como relatado pela professora, os estudantes tiveram participação em todas as etapas de montagem e realização da audiência. Durante a prática, alguns acadêmicos assistiram a encenação; já outros puderam fazer parte da simulação interpretando papéis como de reclamante, reclamado, advogado das partes e também de testemunha.

A estudante Leonarci Albuquerque atuou como advogada do reclamante; e Fernando Martins foi a testemunha. Eles contaram um pouco da sua experiência e de como isso agregou para a sua formação acadêmica:

A juíza que esteve à frente da simulação, Cacilda Isaacsson, comentou que atividades práticas podem influenciar o desempenho profissional dos acadêmicos futuramente, afinal para muitos estudantes a simulação de Audiência Trabalhista foi o primeiro contato com causas deste viés:

Em suma, a simulação de Audiência Trabalhista é apenas uma das muitas atividades ofertadas pela graduação em Direito da UCPel. A Universidade possibilita aos estudantes diversas ações que buscam proporcionar esse conhecimento mais realista da profissão. Com este intuito o curso possui, por exemplo, projetos ligados à comunidade. Ficou interessado? Clique aqui e conheça 3 desses projetos e seus benefícios.

Ficou ansioso só de pensar em começar a faculdade? Então descubra se você está pronto para a vida acadêmica.