vestibular

Qual é o salário de um biomédico? Descubra aqui!

Qual é o salário de um biomédico

Você já parou para pensar quem é que faz a análise dos exames pedidos pelos médicos? E quem ajuda a desenvolver medicamentos ou até mesmo equipamentos para a área da saúde? Você acertou se pensou no biomédico. Considerada uma das profissões mais necessárias dos últimos anos – a pandemia do coronavírus está aí pra confirmar – , a Biomedicina representa uma variedade de oportunidades no mercado de trabalho voltado a esse universo entre a Medicina e a Biologia. Mas qual é o salário de um biomédico? Em quais áreas ele pode se especializar e atuar? Vamos te ajudar a responder essas e outras perguntas. Bora lá ?

Aqui você vai encontrar:

  • O que faz o biomédico?
  • Preciso gostar das exatas para ser biomédico?
  • Quais as habilitações da Biomedicina?
  • Onde posso trabalhar como biomédico?
  • Qual é o salário de um biomédico?
  • Biomedicina na UCPel: o futuro é agora!

O que faz o biomédico?

qual é o salário de um biomédico?

Antes de começar a calcular qual é o salário de um biomédico (sim, confessa que você quer muito saber…🤑) , você precisa compreender o papel desse profissional na área da saúde. O biomédico é antes de tudo um pesquisador. Ele estuda micro-organismos causadores de doenças – como bactérias, vírus, colabora com a criação de vacinas e na investigação de tratamentos. De análises clínicas (sangue, urina, tecidos), análises ambientais (de produtos que podem colocar o meio ambiente em risco) ao mundo da beleza, e até na construção de próteses e equipamentos médicos, tudo faz parte do ofício do biomédico .

Senta, que aí vem história….

Tá, mas como surgiu a faculdade que prepara esse profissional multifacetado? Essa é uma profissão “novinha” (se for comparada com Medicina, que teve o primeiro curso em 1808), viu?! A primeira graduação na área surgiu no Brasil em 1966 e era chamada de “Ciências Biológicas- Modalidade Médica”. A explicação pra esse nome, conforme o Conselho Federal de Biomedicina (CFB), está na necessidade que existia, na época, de formar “biomédicos para serem professores especializados nas disciplinas básicas das escolas de Medicina e de Odontologia, além de pesquisadores científicos nas áreas de ciências básicas, e com conhecimentos suficientes para auxiliarem em pesquisas nas áreas de ciências aplicadas”. Mas tempos depois, o curso foi rebatizado e passou a ser a Biomedicina que a gente conhece hoje.

Preciso gostar das exatas para ser biomédico?

Giohy estudante

Partindo do princípio que tudo se aprende nessa vida, a resposta é: sim e não. Gostar de química e biologia, vai ajudar bastante ao longo do curso de Biomedicina. Isso porque você vai encontrar algumas disciplinas ligadas a esses conhecimentos básicos, que aprendemos ainda nos Ensinos Fundamental e Médio. Cada universidade tem sua grade curricular, então algumas disciplinas podem ganhar “nomes” diferentes. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) , entre outras disciplinas, o aluno da Biomedicina aprende:

  • anatomia;
  • bioquímica;
  • biologia molecular;
  • bioengenharia;
  • citologia;
  • genética; e
  • hematologia.

Também se prepara para coletar e analisar amostras biológica! Massa, né?! Ah, e sobre as ” soft skills” (habilidades comportamentais)? Ser curioso, criativo, organizado, focado e com grande capacidade de interpretação, podem ser características importantes de quem pretende ser biomédico!! 🧪

Quais as habilitações da Biomedicina?

qual é o salário de um biomédico ?

Ainda pensando em qual é o salário de um biomédico? Pois agora vamos falar sobre as multifacetas desse profissional. Porque não é só de analisar exame que é feita a vida desse trabalhador!! 👨‍🔬 O biomédico pode escolher entre 31 habilitações existentes – é um mercado amplo e variado. Confira algumas dessas áreas de atuação reconhecidas pelo CFB:

  1. Acupuntura;
  2. Análise Ambiental;
  3. Análises Bromatológicas;
  4. Banco de Sangue;
  5. Biologia Molecular;
  6. Biomedicina Estética;
  7. Bioquímica;
  8. Microbiologia dos Alimentos ;
  9. Patologia Clínica (Análises Clínicas) ;
  10. Informática de Saúde ;
  11. Citologia Oncótica;
  12. Perfusão Extracorpórea;
  13. Radiologia;
  14. Saúde Pública ; e
  15. Toxicologia .

Como já dissemos, existem outras, entre elas, a docência e a pesquisa. Para exercer a profissão é necessário ter a habilitação reconhecida e obter o registro no Conselho Regional de Biomedicina (cada região do país possui o seu conselho).

Onde posso trabalhar como biomédico?

qual é o salário de um biomédico

Com tantas possibilidades, o profissional da Biomedicina pode escolher onde quer trabalhar a partir da habilitação que possui. As oportunidades só crescem para quem tem essa formação, tanto que a Biomedicina é considerada umas das profissões do futuro. Há espaço no mundo privado e no público, e até mesmo no exterior para quem caprichar nos estudos de línguas estrangeiras, principalmente, inglês.

Setor privado: hospitais, laboratórios de análises e de pesquisas, clínicas de imagem e de reprodução humana, indústrias biológicas, de cosméticos, de alimentos e bioderivados, universidades, farmácias.

Setor público: hospitais, secretarias e coordenadorias de saúde, vigilâncias sanitárias, centros de saúde, universidades, e até mesmo em setores dedicados a estudos epidemiológicos.

Há uma outra área muito curiosa em que o biomédico pode atuar também: a área policial. Sim, essa é uma profissão para os “investigadores natos”, que gostam de desvendar mistérios. 🕵️‍♂️ O biomédico encontra espaço no setor de investigação das Polícias Civil e Federal, trabalhando na análise de evidências capazes de solucionar crimes.

Qual o salário de um biomédico?

Dinheiro

Agora que já conhecemos a profissão e o que faz quem a escolhe, é hora de sabermos a resposta para uma pergunta que te trouxe até aqui : qual é o salário de um biomédico? Começamos lembrando que por ser um profissional cada vez mais requisitado na área da saúde, a possibilidade de ganho é tão variada quanto as habilitações ou locais de trabalho. Em média, o salário inicial de um biomédico pode variar entre R$ 2.700,00 e R$ 4.000,00, dependendo do Estado e da área – habilitação, em que irá exercer a profissão. Depende também do cargo ocupado e do grau de responsabilidade do profissional na equipe. Os campos da Biomedicina, melhores remunerados, atualmente, são : a pesquisa, a Biomedicina estética e a Imagenologia – habilitação dedicada à operação de equipamentos e sistemas médicos de diagnósticos por imagem. 💲💲

O Conselho Federal de Biomedicina explica que tudo depende, também, dos acordos coletivos da categoria para determinar o piso salarial que será a base para o salário a ser pago pela empresa ou pelo gestor público. Nesses acordos, geralmente, também estão previstos o regime de trabalho (carga horária), plantões, além de gratificações e benefícios.

Biomedicina na UCPel: o futuro é agora!!

skin

Você lembra que dissemos que a Biomedicina é considerada a profissão do futuro? Se você se encantou com essa graduação, então já pode começar a preparar o seu amanhã nessa área da saúde. O curso de Biomedicina da UCPel é semipresencial, tem duração de quatros anos e oferece as seguintes habilitações:

  •  Imagenologia,
  • Biomedicina Estética, e,
  • Patologia Clínica (Análises Clínicas).

A matriz curricular desenvolvida pela Católica tem disciplinas abrangentes e específicas para ajudar você na escolha, ao longo do curso, por uma das três habilitações oferecidas. Além disso você contará com laboratórios físicos e virtuais, e oportunidades práticas, como por exemplo, fazer parte projetos de extensão e estágios . Na Biomedicina da UCPel, o futuro é agora!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Blog da UCPel