Vestibular

20 profissões do futuro: conheça carreiras em alta

profissões do futuro

Quais serão as 20 profissões do futuro? Se você está pensando em cursar uma graduação, é bom cogitar uma diversidade maior de carreiras, para além daquelas consideradas tradicionais. Isso, porque a pandemia do novo coronavírus impôs uma nova lógica de trabalho, cada vez mais veloz, tecnológica, hiperconectada e ainda mais global.

É justamente dessa mudança de estilo de vida, em que padrões rígidos de trabalho estão se tornando ultrapassados, que nascem as novas profissões. Sempre haverá mercado de trabalho para médicos, advogados e engenheiros. No futuro, possivelmente, esses profissionais terão ainda mais áreas de atuação, só que com novos enfoques.

Entretanto, também é importante seguir olhando para frente com a intenção de identificar novas oportunidades. Neste post, vamos te mostrar 20 profissões do futuro que devem contar com grande valorização para os próximos anos. Vamos lá?!

Tecnologia

20 profissões do futuro, 20 profissões do futuro: conheça carreiras em alta

A importância da área tecnológica é inquestionável e com crescimento exponencial garantido nas próximas décadas. Isso faz com que todas as profissões, de alguma forma, serão – se já não são – impactadas pelo uso da tecnologia.

Por exemplo, na área jurídica, cada vez será mais necessário advogados com especialização em proteção de dados. Da mesma forma, a advocacia on-line também ganhará mercado nos próximos anos. Semelhantemente, na área da educação, profissionais do design instrucional serão cada vez mais requisitados pelo avanço do ensino a distância.

Voltando para os profissionais de TI, aqueles que trabalham com banco de dados e tecnologias da informação terão muitas oportunidades.  A perspectiva da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) é que até 2024 o setor deve demandar 420 mil novos profissionais, mas o Brasil tem formado só 42 mil por ano. Conheça mais algumas delas abaixo:

1 – Desenvolvedor Java

Profissional responsável por desenvolver, testar e corrigir sistemas em linguagem Java, que é a segunda mais popular do mundo entre desenvolvedores. Nesse sentido, um desenvolvedor Java pode aplicar seus conhecimentos em diversas áreas, não se limitando a um tipo de sistema ou software.

2 – Programador JavaScript

O desenvolvedor de web segue sendo um dos profissionais mais requisitados do mercado. Dá vida à interface design, conteúdo e navegação ―, com a intenção de proporcionar a melhor experiência para o usuário em qualquer dispositivo, como desktops, smartphones e tablets.

3 – Big Data

Trabalha com as informações coletadas de inúmeras fontes (sistemas internos e externos). Além de gerenciar dados, esse profissional é capaz de segmentar e analisar essas informações para contribuir bicep workouts no equipment com a tomada de decisão.

4 – Engenheiro de Computação

O engenheiro de computação projeta e une hardware e software visando soluções completas para várias aplicações de negócios. Uma área que deve ter destaque nos próximos anos é o facilitador do TI, função que visa explorar tendências digitais para criação de plataformas self-service, em que um usuário comum consiga construir seu ambiente colaborativo a partir de uma interface amigável.

5 – Analista de Machine Learning

Já pensou em ensinar robôs? Esse é o trabalho do analista de Machine Learning. A área já conta com grande crescimento, visto os poucos profissionais capacitados existentes no Brasil para o expressivo número de vagas existentes e já está entre as 20 profissões do futuro. A exigência do consumidor em ter cada vez mais experiências personalizadas trará para esse profissional um campo amplo para a atuação.

Marketing Digital

20 profissões do futuro

Certamente, o marketing digital será cada vez mais relevante entre as 20 profissões do futuro. O Brasil é o país com maior tempo gasto em aplicativos, com média de 5,4 horas por dia. Ser percebido por esse público tornou-se estratégico para manutenção de muitos negócios. Nesse sentido, a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, iniciativa que reúne a Resultados Digitais, Mundo do Marketing e Rock Content, mostra que 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento.

6 – Social Media

Entre as 20 profissões do futuro, certamente o social media está entre elas. Esse profissional pode ter enfoques específicos, mas geralmente é responsável por cuidar do conteúdo postado em redes sociais. Muitas vezes, também atua no relacionamento, respondendo questões enviadas por usuários, comentando posts de clientes, compartilhando informações, etc.

7 – Produtor de Conteúdo

Quer ser reconhecido como uma autoridade no mundo da internet? Então, busque produzir conteúdo de qualidade. Esse é profissional responsável por identificar temas de interesse da empresa e de seu público. O conteudista deve conhecer diversas plataformas e ferramentas, adequando o texto para a sua linguagem, como vídeos, blogs, textos, áudios, infográficos, e-books, apresentações, white paper, webinários, ao vivo, imagens, etc.

8 – Analista de Métricas

Todo o conteúdo produzido e postado na internet deve ser monitorado. Ferramentas como o Google Analytics, e técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ajudam a gerar audiência para sites e blogs. É importante ter conhecimento de tráfego originado de mecanismos de busca, para assim conseguir alcançar as melhores posições do Google.

9 – User Experience

Você clicou no link e se deparou com o erro 404? Raiva, né?! Pois saiba que existem profissionais especializados em fazer a sua experiência em navegação ser prefeita, alcançando o que precisa em menos de dois cliques. Para isso, esse profissional precisa conhecer o seu usuário e a pensar como ele. Entender como ocorre a jornada do cliente dentro de um canal digital é o ponto de partida.

10 – Influenciador digital

Entre os jovens, é uma das profissões mais comentadas. Mas, para se destacar é preciso muito trabalho, dedicação e visão de mercado. Para empresas, o influenciador pode ser uma boa alternativa para aproximar a sua marca de públicos segmentados. Por ter proximidade e intimidade com o influenciador, seus seguidores são mais suscetíveis ao convencimento de compra.

Saúde e qualidade de vida

20 profissões do futuro

São inúmeros os motivos para escolher a área da saúde. A pandemia do novo coronavírus fez despertar o interesse por cursos tradicionais como medicina, farmácia, enfermagem, psicologia ou biomedicina, por exemplo. O envelhecimento da população, maior preocupação com a sensação de bem-estar, sequelas físicas e emocionais causadas pela Covid-19 , por exemplo, prometem manter o mercado de trabalho aquecido nos próximos anos.

11 – Biomédico

O biomédico tem mais de 30 diferentes áreas para atuação. A profissão fica próxima das áreas de biologia e medicina, sendo responsável por desenvolver mecanismos voltados a diagnosticar e tratar doenças. Laboratórios e centros de pesquisa são os principais locais de atuação.

12 – Médico

A carreira na área médica está sempre em alta. Uma das principais características desse profissional é a empatia, por tratar de pessoas. Também, a facilidade em lidar com a tecnologia passa a ser quesito obrigatório, visto a inserção cada vez maior da tecnologia usada para a maior precisão de diagnóstico. A teleconsulta é uma das tendência que deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos.

medicina.ucpel.edu.br(abrir em uma nova aba)

13 – Psicólogo e psiquiatra

Entre as profissões do futuro estão a psicologia e psiquiatria. Um dos motivos é que mais do que nunca a saúde mental vem sendo vista como prioridade. A busca pelo autoconhecimento é outro fator que promete movimentar ainda mais a área. Outra questão que torna a existência destes profissionais importante é que a tecnologia ainda está muito longe de conseguir entender alguns dos conflitos humanos.

14 – Gerontólogo 

Gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento. Ela terá cada vez mais destaque frente a uma população cada vez mais velha. Diferente da geriatria (especialidade médica), a gerontologia forma profissionais voltados a ajudar pessoas a envelhecerem da melhor forma possível. São diversas áreas para atuação, como na gestão de casos, políticas públicas, educação (ensino e pesquisa), reabilitação, reinserção na sociedade, segurança, home care, atividades corporais e comportamentais, em hospitais, ambulatórios, instituições que cuidam de idoso, entre outras.

15 – Engenheiro Hospitalar

Engenheiros hospitalares auxiliam no planejamento e desenvolvimento de equipamentos, tecnologia e métodos relacionados diretamente ao serviço de saúde. A necessidade de hospitais qualificarem a assistência a saúde, assim como disponibilizar melhores condições de trabalhos para equipes de saúde promete trazer mais vagas para esse setor.

Infraestrutura

20 profissões do futuro, 20 profissões do futuro: conheça carreiras em alta

Se antes da pandemia já existia um consenso da necessidade de se repensar os formatos da cidade, nos dias de hoje já existem inúmeras alternativas para um sentimento quase que unanime: viver de forma mais integrada com a natureza. Combater as desigualdades de moradia e acesso a saneamento básico, repensar imóveis tornando casas como centro da vida e não apenas dormitórios estão entre os desafios dos profissionais do futuro.

16 – Arquiteto e Engenheiro 3D

Planejar em 3D será cada vez mais comum. Mostrar para clientes a obra com precisão de detalhes deixará de ser um diferencial para se tornar obrigatório para arquitetos e engenheiros. Conseguir visualizar texturas, cores, pilares, janelas, tipos de telha, assim como o paisagismo ajuda a realizar alterações necessárias, que podem passar despercebidas no projeto tradicional.

17 – Gestor de resíduos

Já que viver em sintonia com a natureza é desejo de maior parte da população, a área da gerência de resíduos sólidos está entre as profissões do futuro. Sustentabilidade é a palavra-chave da década, fazendo com que indústrias, condomínios residências e até as big techs necessitem aprender a lidar com o lixo gerado.

18 – Urbanista

Pensar em cidades convidativas, seguras e tecnológicas pode ser considerado o desafio do século. O urbanista é o profissional responsável por modificar e qualificar o uso dos espaços públicos. Atualmente, as tendências apontam para a necessidade de criação de jardins verticais, corredores verdes, hortas urbanas, espaços interligados e que incentivem a cultura e a convivência.

19 – Gestor de logística

Logística está entre as 20 profissões do futuro? Na verdade não, porque a logística já é muito requisitada nos dias atuais. Nesse sentido, a retomada da economia deverá abrir ainda mais espaço para esses profissionais. Os trabalhadores da área precisam ser qualificados, e não apenas nas principais áreas que envolvem a logística (estoque, armazenagem e transporte). Também é necessário saber negociar, gerenciar, ser proativo bem como ter disposição para resolver muitos problemas. O boom do e-commerce no país faz da logística ser um dos fatores determinantes de compra, devido os prazos de entrega.

20 – Engenheiro ambiental

Se estar conectado com um meio ambiente saudável é desejo de muitos, o engenheiro ambiental passa a ser peça central desse processo. Certamente, o profissional também está entre as 20 profissões do futuro por ser responsável pela criação e políticas, estratégias e ações que visam reduzir o impacto humano no planeta e recuperar as áreas que sofrem com a má utilização dos recursos ambientais. Sem dúvida, é uma profissão muito importante para o mundo moderno.

É aí, seu curso está entre as 20 profissões do futuro? Se você ainda está na dúvida de qual área seguir, faça nosso teste vocacional ; ) Siga acompanhando o Blog da UCPel para saber mais novidades sobre carreiras e mercado de trabalho.

3 comentários em “20 profissões do futuro: conheça carreiras em alta

  1. ESTAREI AGUARDANDO UMA RESPOSTA.DOS SR(SRA)PARA A MINHA PERGUNTA.DESDE JA AGRADECO MUITO.PELA SUAS ATENCOES.ABRACOS E TENHAM UM OTIMO DOMINGO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel