Vestibular

UCPel recebe intercambista da Alemanha

O intercâmbio durante a universidade é uma excelente oportunidade para enriquecer o currículo. A Universidade Católica de Pelotas possui convênio com diversas instituições estrangeiras e muitos alunos daqui já embarcaram para essa aventura.

intercambio na faculdade

Agora foi a vez da escola de medicina da UCPel começar a receber estudantes de outros países que buscam conhecer a nossa realidade.

Da Alemanha para Pelotas

intercambio na faculdade

Nicolas Brunotte Sampaio e Castro estuda na Universidade de Bonn e deixou as aulas na Alemanha para acompanhar a rotina no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) por um mês. A oportunidade foi dada através do convênio entre a UCPel e a International Federation of Medical Students Association (IFMSA Brazil).

Nicolas foi o primeiro intercambista internacional recebido pela Universidade pelo convênio. De acordo com o estudante, a escolha pelo Brasil se deu através de outro intercâmbio, realizado em Lisboa, Portugal.

“Meu pai é português, então sempre tive o idioma como segunda língua. Decidi vir para o Brasil para aperfeiçoar os termos técnicos”

Apesar do estudante ter escolhido a pediatria para realizar estágio, ele também terá a oportunidade de conhecer os outros setores do hospital.

“A experiência com as pessoas e com a medicina é muito boa. Mesmo em um sistema diferente da Alemanha, vejo que funciona”

Além disso, Nicolas também destaca a relação com a prática. Segundo o acadêmico,  aqui os estudantes têm mais vivência médica, através de exames e contato com os pacientes.

Com a autorização de novas vagas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina da UCPel se tornou a maior escola de médica do Rio Grande do Sul em 2017. A graduação foi avaliada com conceito de excelência, atingindo nota 4 em uma escala que vai de 1 a 5.

Troca de experiências

intercambio na faculdade
Equipe no Hospital Universitário São Francisco de Paula

Segundo a coordenadora do intercâmbio, professora Larissa Hallal, a troca de experiências é enriquecedora.

“Ele vem de um país desenvolvido, com realidade diferente, portanto tem muito a nos oferecer”.

Sobre a vivência prática ela complementa que a surpresa positiva de Nicolas se dá em razão de na Alemanha os estágios serem observacionais. Na UCPel, os estudantes começam a atender já no início do curso.

O curso de Medicina  se prepara agora para o próximo desafio: receber uma acadêmica da Ilha de Malta e outras duas da Suécia com a comunicação feita apenas em Inglês.

intercambio na faculdade, UCPel recebe intercambista da Alemanha

Cursos na área da saúde

Está pensando em escolher um curso na área da saúde? Para ajudar nessa escolha faça agora o teste vocacional gratuito para descobrir qual das profissões é a certa para você!

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel