Central de Informações
(53) 21288269

MEC autoriza a ampliação de vagas para o curso de Medicina da UCPel

O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vai aumentar o número de vagas e essa mudança já passa a valer a partir do Vestibular 2018.

Estudantes de Medicina em aula prática na UBS Foto: Rita Wicth

Com a autorização do Ministério da Educação (MEC),  serão ofertadas 180 vagas – o que torna a UCPel a maior escola de medicina do Rio Grande do Sul.

Chances dobradas de cursar Medicina

O acréscimo de 80 vagas no curso de Medicina da UCPel significa também que os vestibulandos dobraram as chances de ingressar no curso.  De acordo com o economista e professor da UCPel, Ezequiel Megiato, se usarmos como referência o vestibular 2017, que contou com 3 mil candidatos, as chances do inscrito passam de 3% para 6%.

A prova para o curso de Medicina com 50 questões de múltipla escolha e uma redação ocorre no dia 26 de novembro.

Reconhecimento do curso de Medicina da UCPel

Laboratório utilizado pelos acadêmicos do curso de Medicina. Foto: Rita Wicth

A ampliação das vagas parte de uma demanda existente para a formação de novos médicos no Rio Grande do Sul. O aumento na oferta da UCPel também é reflexo da avaliação no Ministério da Educação (MEC) que qualifica os cursos superiores no Brasil com notas de 1 a 5.

O curso de Medicina da Católica recebeu nota 4 em 2017. Neste ano, a graduação também ficou na lista das melhores entre as universidades privadas do país de acordo com Ranking da Folha de São Paulo.

Entre os principais quesitos, o MEC avalia o Índice Geral de Cursos (IGC), que deve ser igual ou superior a três e a existência de Programas de Residência Médica em especialidades prioritárias. Também é considerado o índice de relevância no mercado de trabalho, o incentivo a pesquisas, projetos de extensão e as formas de inserção dos alunos nas práticas de formação.

Impactos positivos na região

Atuação dos estudantes de Medicina em projetos com a comunidade. Foto: Wilson Lima

A Universidade Católica de Pelotas apresentou um estudo que comprova os impactos positivos na região com a criação de mais 80 vagas no curso de Medicina. A expansão do curso da UCPel  também se dá  pela importância dos serviços de saúde prestados à comunidade da região.

A Instituição é responsável atualmente por 60% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Além do trabalho desenvolvido no hospital escola próprio – Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), também atua em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além dos impactos no sistema de saúde, a mudança traz a geração de novos empregos, com expectativa de incremento direto de mais de R$ 5 milhões no PIB da região em 2018.

Investimentos no curso

medicina da UCPel-UCPel-medicina-HU
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) Foto: Wilson Lima

O curso de Medicina da UCPel completa 55 anos em 2017 e já formou mais de 4,5 mil alunos.  O Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, um dos espaços em que ocorrem aulas, foi totalmente reestruturado recentemente, ampliando espaços de aprendizagem e prática.

Uma das novidades do campus será a inauguração do Laboratório de Habilidades Clínicas, espaço em que os estudantes de medicina poderão exercitar procedimentos em manequins de simulação.

Você pode conhecer mais sobre a estrutura do curso neste vídeo aqui.

 

Quer estudar na UCPel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Blog da UCPel