Vestibular

8 dicas importantes para garantir uma boa entrevista de estágio

O estágio é uma etapa fundamental na trajetória de um estudante de graduação. É a oportunidade de colocar em prática o aprendizado da sala de aula e descobrir como é a lidar com o dia a dia da profissão. Mas como garantir uma boa entrevista de estágio quando ainda não temos experiência na área pretendida?

1. Conheça a empresa

entrevista de estágio-universidade-ucpel
Foto: divulgação

Em primeiro lugar busque o máximo de informações possíveis sobre a empresa. A partir dessas informações tenha na ponta da língua os aspectos que mais chamam a sua atenção e que vão ao encontro dos seus planos de estágio.

Além disso, você precisa saber o motivo de querer estagiar nesta companhia, como poderá contribuir e o que poderá aprender para a sua carreira.

A questão financeira pode ser um fator importante, no entanto, não deve ser mencionada como motivação. Na entrevista, o determinante é como você percebe que este local será importante para a construção da sua trajetória profissional.

2. Mostre comprometimento

entrevista-comprometimento-estagio-ucpel

Chegar no horário, falar de outras experiências positivas, mesmo que voluntárias, pode ser importante para mostrar o seu comprometimento. É a oportunidade de começar a construir o seu portfólio. Mostre que leva esta etapa a sério.

3. Cuidado com as gírias na entrevista de estágio

entrevista de estágio, 8 dicas importantes para garantir uma boa entrevista de estágio
“Estou confusa” – GIPHY

Você não conhece o perfil do entrevistador e, por isso, é importante deixar as gírias de lado. A ideia aqui não é reprimir qualquer forma de expressão, mas evitar  ruídos de comunicação que possam atrapalhar o entendimento de ideias.

4. Vista-se adequadamente

Este fator está muito relacionado ao primeiro tópico mencionado. Você precisa conhecer o perfil da empresa, inclusive, para decidir o que vestir no dia da entrevista. Vale fazer uma pesquisa para descobrir se o ambiente é formal. Escolha roupas adequadas ao ambiente de trabalho e que você se identifique de alguma forma.

5. Desligue o celular

entrevista de estágio, 8 dicas importantes para garantir uma boa entrevista de estágio

Com tantas redes sociais utilizadas ao mesmo tempo, desligar o celular na hora da entrevista pode ser uma boa opção. Assim você não corre o risco de ser perturbado durante a entrevista, seja pelo recebimento de uma mensagem, ligação ou pelo barulho do celular vibrando.

6. Chegue com antecedência

entrevista-estagio-dicas-ucpel

Chegar atrasado em uma entrevista de emprego pode não gerar uma boa impressão. Mais do que isso, não permite que você se familiarize com o local antes da entrevista.

O nervosismo é normal nessas situações e chegar com um pouco de antecedência pode trazer uma sensação de tranquilidade. Assim você também ganha tempo hábil de lidar com qualquer imprevisto no caminho para a sua entrevista.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Universo de Oportunidades” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/universo-de-oportunidades” linkrel=””]

7. Demonstre iniciativa

entrevista de estagio-iniciativa-ideiais-ucpel

Iniciativa é uma palavra que deverá acompanhar você durante toda a trajetória do estágio. É ela que vai fazer com que você busque novos desafios e aprenda sempre mais.

Quando tiver oportunidade, fale sobre experiências em que sua iniciativa gerou resultados positivos.

Se você tiver dúvidas sobre as atividades do estágio, não deixe de perguntar durante a conversa de forma oportuna.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Oportunidades na UCPel” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/universo-de-oportunidades” linkrel=””]

8. Positividade

Nas primeiras entrevistas, é natural sentir um pouco de nervosismo. É um sentimento comum diante do novo. No entanto,  demonstre que você tem atitudes positivas, com vontade e determinação para aprender tudo que ainda não sabe.

entrevista de estágio-emprego-ucpel

Lembre-se que você não precisa esperar o último ano de faculdade para começar a fazer estágio. Neste post sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, o egresso da Católica, Renan de Castro, conta como foi a experiência de fazer estágio na área já nos primeiros semestres.

Se você é aluno da UCPel e está na busca para a sua primeira entrevista de estágio, saiba que a Universidade tem mais de 700 empresas conveniadas, além da parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Boa sorte!

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel