Vestibular

5 Dicas Para Manter a Concentração Nos Estudos

Dicas de concentração

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira!

Estudar, muitas vezes, é uma tarefa difícil. Manter o foco no conteúdo em meio a tanta coisa acontecendo ao nosso redor exige esforço. Nesses momentos, precisamos de concentração – uma habilidade que pode ser exercitada.

E, para que você não tenha dificuldade durante a rotina de estudos, separamos 5 dicas para melhorar sua concentração. Você pode optar por seguir uma delas, mas combinar todas vai te levar a um resultado ainda melhor.

1. Divida a jornada de estudos em intervalos

via GIPHY

O nosso cérebro consegue se manter fixado em uma atividade por, no máximo, 1 hora. Depois desse tempo, a concentração costuma ir embora.

Por isso, a primeira dica é que você organize seus estudos por blocos e faça intervalos de descanso entre eles. Por exemplo: estude durante 50 minutos e nos 10 seguintes tire um cochilo ou aproveite para checar o celular.

Você ainda pode aproveitar para tomar um café ou comer alguma coisa. Com os intervalos, seu cérebro vai estar recarregado e pronto para manter a concentração funcionando.

2. Mantenha uma boa alimentação

via GIPHY

Para manter a concentração, o corpo humano precisa de bastante energia. Por isso, antes de estudar, é recomendado que você esteja bem alimentado.

Mas atenção: bem alimentado não é o mesmo que muito alimentado. Comer em excesso causa sonolência e desconforto.  A segunda dica é para que você faça refeições leves e saudáveis.

3. Meditação e Mindfulness

via GIPHY

Não é segredo para ninguém que a meditação ajuda (e muito!) no poder da concentração. Até porque, para meditar precisamos estar concentrados. Dedicar entre 10 e 15 minutos para meditar diariamente permite a prática de técnicas específicas de concentração.

Além disso, outra técnica que vem ganhando espaço quando se fala em concentração é a atenção plena, ou mindfulness. O exercício é um treino para direcionarmos a atenção para um foco específico. Com o tempo, pode se tornar uma habilidade.

Dicas de concentração

O treino mais simples de mindfulness se baseia em criar um ponto de atenção. Com os olhos fechados, você pode direcionar a atenção para o seu corpo, por exemplo, e se concentrar em movimentos ou sensações da respiração.

Lembre-se: ao treinar a meditação ou o mindfulness, procure estar em um ambiente silencioso e em uma posição confortável. Para um domínio da técnica, pratique com regularidade.

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

4. Organize o ambiente e as tarefas

Dicas de concentração

Estudar em uma mesa organizada ajuda o cérebro a se manter concentrado. Segundo especialistas, a bagunça direciona o foco da nossa atenção, porque o sistema nervoso costuma se espelhar no ambiente externo.

Por isso, para se manter focado e concentrado em uma tarefa, opte por estudar em uma mesa ao invés da cama, por exemplo. Além disso, planeje e deixe em mãos todo o material necessário para seu estudo: caneta, lápis, papel, livros, etc.

E mais: cuide a sua postura. Procure se manter confortável para que o cérebro não se concentre no cansaço do seu corpo.

via GIPHY

Outra importante dica é organizar a ordem dos conteúdos que você planeja estudar. Faça um cronograma de tarefas para economizar tempo e evitar distrações. Nesse cronograma você também pode inserir os blocos de intervalos que falamos na primeira dica.

5. Concentração em uma coisa de cada vez

via GIPHY

Por fim, a nossa última dica: faça uma coisa de cada vez. É natural que a demanda por concentração aumente com tanta coisa acontecendo ao nosso redor. Assim, se torna fácil cair na tentação do chamado multitasking, ou seja, a realização de várias tarefas ao mesmo tempo.

Mas, a ideia de aumento de produtividade que o multitasking traz é apenas aparente. Na verdade, o ser humano não consegue dividir sua atenção entre várias tarefas. E, quando começamos um projeto antes de terminar o outro, nosso cérebro entende que está tudo bem em mudar de foco.

Dicas de concentração

Então, para se manter concentrado, exercite a habilidade de fazer uma atividade por vez. E você pode aplicar essa ideia para várias esferas da sua vida, porque até mesmo as tarefas mais simples impactam as mais complexas.

Não esqueça: a concentração é uma habilidade a ser exercitada. Por isso, quanto mais você praticar se manter concentrado, melhor será seu resultado. Boa sorte!

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Faça o teste para ver como anda sua rotina de Estudos” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/rotina-de-estudos” linkrel=””]

Um comentário em “5 Dicas Para Manter a Concentração Nos Estudos

  1. Gostei das dicas, utilizo algumas das dicas mas eu acabei optando por montar um “cronograma de concentração” pra me ajudar, aí durmo uma média de 8h por noite, pela manhã eu treino, tento fazer pomodoro extensos com descansos um pouco menor eu também deixo o celular em outro cômodo da casa e no silencioso eu também só acrescentaria sons de chuva que me ajuda a concentrar mais, eu pesquiso no YouTube “Som de chuva” aí aparece bastante vídeos, eu me inscrevi em uns dois canais, https://www.youtube.com/channel/UCKSQSyXdS0kc7J5ehbSREYg?sub_confirmation=1 esse é até bom porque tem vídeos todos os dias, aí sempre utilizo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel