pós-graduação

5 dicas para potencializar a rotina de estudos

rotina de estudos: homem sentado à mesa, tomando café e lendo um livro.

Em meio a tanto conteúdo para estudar, é normal que você se sinta perdido e sem saber por onde começar. Além disso, para ter um bom aproveitamento das leituras e exercícios, é importante uma rotina bem definida e organizada.

Muitos professores destacam que um cronograma de estudos é fundamental na hora de acelerar o processo de aprendizagem. Para tirar uma boa nota no Enem, ou ser aprovado no vestibular, é necessário estabelecer uma estratégia de estudos. Quer organizar a sua rotina de estudos e não sabe como? Primeiramente, tenha em mente que de nada adianta passar horas na frente dos livros. Depois, confira as dicas que separamos para você.

1.  Defina os seus horários de estudo

rotina de estudos: mesa organizada, com relógio, luminária, canetas e livros.

O primeiro passo é conhecer a sua rotina. Ou seja, identifique quais horários estão preenchidos com outras atividades e quais serão destinados para estudo. Para ajudar a visualizar e encaixar, você pode montar uma planilha (no seu caderno ou computador).

Lembre-se de pensar em imprevistos e deslocamentos, e também de especificar todas as suas atividades. Reserve horários para organizar as anotações de aula, aprofundar os conteúdos, exercícios e revisão.

Com um cronograma bem estabelecido é mais fácil se adaptar a rotina, ter um aproveitamento positivo do seu tempo, evitar a procrastinação e diminuir o stress.

2.  Estabeleça metas

mesa com notebook - rotina de estudos

Metas funcionam como estímulo aos seus estudos. Através delas, você perceberá progresso e terá motivação. Elas também te ajudam a manter a rotina organizada.

Por isso, você pode estabelecer metas diárias, semanais e até mensais. Como exemplo, para estudar um livro de 100 páginas, você pode dividir a leitura em 10 páginas por dia. Assim, em 10 dias você terá finalizado o conteúdo.

3.  Tenha uma estratégia de estudos

pessoa romando café com livro sobre acama - rotina de estudos

Para potencializar o seu processo de aprendizagem, existem algumas técnicas de estudo. Não existe modelo ideal, mas sim aquele que melhor combina com você e a sua rotina.

O Método Pomodoro é um exemplo. A técnica italiana ajuda na capacidade de concentração. Ela é composta por tempos de estudo sem interrupção, intercalados com momentos de descanso. Ou seja: estude por 30 minutos sem distrações e depois descanse por 7 minutos.

Já se você é daquelas pessoas mais visuais, o Mapa Mental é uma opção. Com setas, cores, balões e desenhos, disponha o conteúdo em um diagrama, ligado a um tema central. Essa técnica é recomendada para revisar o conteúdo e fazer associações entre os assuntos.

4.  A palavra é organização

mesa organizada - rotina de estudos

Não é só o seu cronograma de atividades e horários que precisa ser organizado. O local de estudos necessita estar em ordem para um bom aproveitamento. Por isso, estabeleça um ambiente fixo, o mantenha limpo e com todos os seus materiais necessários: livros, apostilas, cadernos e resumos anteriores.

Um local organizado ajuda a evitar a procrastinação. Também procure manter distrações, como celular, televisão e computador longe do seu ambiente de estudos.

Para não perder tempo, organize também os conteúdos e atividades. Deixe tudo preparado para que você possa apenas sentar e estudar.

livros e canetas sobre a mesa - teste de rotina de estudos
Faça o teste aqui e saiba como está a sua rotina de estudos

Com tudo no lugar, eleja um dia para ser o “dia da organização”. Essa é uma boa forma de manter o cronograma funcionando e avaliar seus estudos. Nesse dia, defina conteúdos, metas, atividades e exercícios para a próxima semana e aperfeiçoe algo que ainda não esteja perfeito. Lembre-se de praticar os conteúdos para um aprendizado mais rápido.

5. Intercale estudos com atividades de lazer

imagem de um bar com a mensagem relax - rotina de estudos

Por fim, ao montar seu cronograma e organizar a sua rotina de estudos, reserve um momento de lazer.Inclua atividades que você goste de fazer, sejam atividades físicas ou encontro com os amigos. Lembre-se de descansar, pois o cansaço prejudica o seu processo de aprendizagem.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

3 comentários em “5 dicas para potencializar a rotina de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel