pós-graduação

Como são as práticas no curso de Direito?

Já pensou como são as práticas no curso de Direito? Será que fazer Direito significa só estar debruçado sobre pilhas de livros?

Não, não, não!

Aqui na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), as práticas no curso de Direito começam cedo e podem ser vivenciadas na rua. E o melhor, em benefício da comunidade!

Estar presente na comunidade significa também, atuar na área em que você sonha estar no mercado de trabalho. O curso de Direito tem uma ampla área de atuação e os projetos de extensão da UCPel atendem estas demandas que moldam profissionais.

Pode acreditar que as práticas no início do curso gerarão experiências que te proporcionam o diferencial para se tornar aquele profissional que você sonha em ser. 

E aí se interessou? Para ficar por dentro, separamos 8 projetos de extensão do curso de Direito da UCPel que estão presentes ajudando na comunidade, vem conferir!

1- Direito na Rua

Alunos sentados à mesa fazendo práticas no curso de Direito.

As práticas deste projeto de extensão têm como base o esclarecimento de dúvidas de moradores sobre direitos, além da realização de encaminhamentos para ajuizamento de ações judiciais.

Diversos lugares, espaços e bairros da cidade e da região são atendidos por estes serviços de assessoria jurídica que poderão ser encaminhados para o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) da própria UCPel.

O projeto propõe o apoio necessário ao direito do cidadão à justiça, cidadania e à dignidade. Além disso, garante o direito do atendido de receber a orientação que é de extrema importância!

2- Núcleo de Direito e Participação Popular (NuDiPP)

Alunas praticando o Direito em benefício da comunidade.

Se seu foco é trabalhar justamente na participação da comunidade em busca dos seus direitos, este projeto é pra você!

Os estudantes de Direito, mapeiam comunidades que estejam enfrentando demandas de tutela de direitos difusos como: meio ambiente, regularização fundiária, patrimônio cultural, saúde, etc.

Depois, capacitam, organizam e assessoram as demandas jurídicas e técnicas destes indivíduos. O projeto vai além de solucionar os problemas, visto que cria-se vínculo com aquela comunidade afim de entender a fundo aquela realidade.

3- Centro de Atendimento Jurídico a Imigrantes e Refugiados (CAJIR)

Sala de atendimento de alguma das práticas no curso de Direito.

Através de uma clínica jurídica, este projeto de extensão atua diretamente na comunidade com atendimentos a refugiados e imigrantes, os orientando de seus direitos aqui no Brasil.

Com o aumento de imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social na região, o projeto, que já existia por meio de um grupo de estudo, consolidou-se em um projeto de extensão, aumentando assim a sua atuação neste problema eminente.

Além disso, os alunos que participam obtêm experiências através da troca de conhecimentos com outras instituições do estado, país ou da América Latina por meio de eventos que o projeto de extensão promove. 

A parte do direito migratório favorece a regulamentação de diversos documentos importantes — como o estudantil para as crianças que chegam ao país. O apoio e o acolhimento são essenciais para as demandas do projeto, já que muitas vezes se deparam com usuários que não falam nosso idioma.

4- Núcleo de Boas Práticas – Gestão empresarial, tributária, trabalhista e previdenciária (GETTP)

Os alunos de Direito que participam deste projeto, conscientizam pequenos negócios locais com informações, consultoria, capacitação e orientação.

As áreas de direito empresarial, tributário, trabalhista e previdenciário são muito vistas aqui, atendendo demandas de regularização destes pequenos negócios.

O objetivo é dialogar com a comunidade, atendendo suas necessidades e educando para que sejam capazes de garantir seus direitos diante a aparição de problemas de caráter jurídico, lidando com a sustentabilidade dos negócios e promovendo autonomia para seus atendidos, gerando renda e empregando pessoas.

Atualmente, o projeto tem parceria com a Prefeitura de Pelotas e atende o público que se direciona a Sala do Empreendedor que existe em conjunto à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação.

5- Qualificação das Políticas Penais em Pelotas e na 5º Região Penitenciária do Rio Grande do Sul

Este projeto discute, por meio do debate crítico e a divulgação de conhecimentos científicos, questões penitenciárias e Políticas em Serviços Penais.

São realizadas ações de coleta, organização, análise, interpretação e divulgação de dados sobre a realidade dos serviços penais na região do Rio Grande do Sul. Favorecendo e impulsionando o protagonismo dos serviços penais.

6- Pacientes Jurídicos

E quem pensou que o Direito e a Medicina não poderiam andar juntos? O Pacientes Jurídicos promove assessorias especializadas em direito à saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de bairros específicos da cidade de Pelotas.

Os serviços têm foco de oferecer o acesso à justiça e direitos dos pacientes para que problemas de saúde sejam mais facilmente resolvidos, colocando o estudante mais adentro de uma sociedade que necessita de uma atenção primordial na saúde.

7- Balcão do Consumidor

Sabe quando você tem aquele produto quebrado ou danificado e não sabe dos seus direitos de devolução? Este projeto engloba de maneira geral o direito do consumidor e direciona seus clientes na solução dos seus problemas com algum serviço ou produto.

O projeto atua em quatro diferentes setores: educação jurídica para o consumo; elaboração de reclamações administrativas; promoção de secções judiciais de conciliação e propositura de ações judiciais. O projeto procura atender a comunidade em estado de vulnerabilidade social de até dois salários mínimos

8- Asas à Leitura

Práticas no curso de Direito, Como são as práticas no curso de Direito?

Este projeto de extensão atua em conjunto com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e objetiva o incentivo da leitura aos apenados para a diminuição da pena.

Além do apoio à leitura, os estudantes têm a oportunidade de presenciar a importância da reintegração dos detentos à sociedade.

Seguindo um roteiro, depois das obras literárias lidas, os apenados realizarão um relatório que será corrigido e encaminhados para o Poder Judiciário que decidirá se validará a diminuição do dias de condenação.

O Curso de Direito da UCPel

O que você achou das práticas no curso de Direito e os projetos de extensão? Na UCPel, queremos que o aluno pratique desde os primeiros semestres o seu papel como profissional!

O curso de Direito possui 4 estrelas de 5 no Ministério da Educação (MEC) e tem mais de 30 anos de história. Suas ações nos projetos de extensão são notórios na comunidade e ajuda milhares de pessoas no acesso à justiça.

Financie em até 70%

Se interessou? Tem mais!

Aqui você pode garantir até 70% de desconto com o financiamento próprio da UCPel, e o melhor: Só começa a pagar depois de terminar a faculdade!

Conheça as formas de ingresso no curso de Direito e não perca tempo! Vem pra UCPel!

Aqui, formamos profissionais que já saem com experiência pro mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel