pós-graduação

O Que Faz o Bacharel em Direito? Conheça as Carreiras!

Chegou a hora de escolher a sua profissão e o coração tem batido mais alto para cursar Direito? Porém, junto também vem aquela curiosidade: o que o bacharel em Direito pode fazer?

direito bacharel em direito, O Que Faz o Bacharel em Direito? Conheça as Carreiras!

Segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação, o curso de Direito se mantém, há mais de dez anos, como um dos três cursos mais procurados por estudantes do país. E não é por acaso, isso se dá como resultado de o bacharel em direito ter uma série de carreiras que podem ser seguidas. No entanto, nem sempre o estudante sabe todas as possibilidades de carreiras que o curso possui. Assim, listamos pra você algumas opções. Vem que a UCPel te explica.

Primeiro, rapidinho (eu juro), como é o curso de Direito

A Faculdade de Direito da UCPel possui mais de 30 anos de experiência e corpo docente formado por mestres e doutores qualificados. 

Podendo ser concluído em 10 semestres, tem grade curricular estruturada para abranger todas as esferas da profissão. Proporciona ao aluno um conhecimento completo no âmbito teórico e prático. Ao longo do curso, são previstos estágios de práticas jurídicas. Como resultado, o aluno visualiza qual área de atuação combina melhor com seus interesses. 

E ainda, a UCPel proporciona diversas possibilidades de você atuar em projetos de extensão. Assim você vai vivenciar experiências reais, junto à comunidade, para já sair daqui preparadíssimo

Beleza, finalmente vamos ao que interessa.

Bacharel em direito sem OAB pode trabalhar? E em que? 

Essa é uma dúvida muito comum, a aprovação no exame da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) é uma exigência em algumas carreiras. Para você ser um… ADVOGADO, por exemplo (no caso da advocacia privada). No entanto, outras carreiras não exigem que você já tenha alcançado essa aprovação na OAB. Sabia? Agora você vai ficar sabendo, confere abaixo:

Conciliador

Eu quero é paz!

direito bacharel em direito, O Que Faz o Bacharel em Direito? Conheça as Carreiras!

O conciliador participa ativamente de decisões judiciais. O grande objetivo deste profissional é solucionar um problema entre duas partes de modo a evitar que se produza um processo jurídico. 

Para isso, o conciliador faz uso de muito o que aprendeu como bacharel em Direito, principalmente, argumentação e oratória.

A conciliação judicial é muito incentivada porque é uma forma barata, rápida e muito eficaz. Entre as possibilidades de uso da conciliação estão: divórcio, pensão alimentícia, inventário, acidentes de trânsito e demissão. 

Delegado(a) de Polícia

É isso mesmo. Para trabalhar como delegado(a) de polícia você precisa de algumas coisas, mas a carteira da OAB não é uma delas. (o queixo caindo, posso ver daqui)

direito bacharel em direito, O Que Faz o Bacharel em Direito? Conheça as Carreiras!

Entretanto, não é só se tornar bacharel em Direito e aparecer na delegacia, né. Este é um dos requisitos, mas você precisa decidir entre ser um delegado da Polícia Civil ou Federal e prestar concursos públicos destinados ao cargo. É importante ressaltar que em alguns casos, além dos requisitos acima, é necessário comprovar três anos de atividade policial ou jurídica para poder assumir o cargo.

Juiz

Outra explosão no seu cérebro, com certeza. O bacharel em Direito pode, de fato, ser um magistrado e processar e julgar ações judiciais sem ter a inscrição na OAB. No entanto, é necessário comprovar atividade jurídica por três anos. Um provimento da própria OAB que você pode acessar aqui dispensa do Exame da Ordem os postulantes oriundos (esses termos aqui é pra você já ir treinando pro curso) da Magistratura e do Ministério Público. 

Promotor do Ministério Público

O que nos leva, meus queridos, a mais uma possibilidade na sua carreira como bacharel em Direito. O promotor de justiça é o integrante do Ministério Público que tem mais contato com o cidadão. O promotor fiscaliza as leis, se elas estão sendo cumpridas e atua também em investigações e em processos judiciais. Partiu atuar em prol da sociedade.

Docência em Direito

Já diria Confúcio, “Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina”. A docência é uma das mais antigas profissões. Tudo que você aprende na faculdade de Direito pode e deve ser compartilhado. 

direito bacharel em direito, O Que Faz o Bacharel em Direito? Conheça as Carreiras!

Sendo assim, o bacharel em Direito têm a possibilidade de ministrar aulas no Ensino Superior, em Faculdades e Pós-graduações. Também pode trabalhar em cursos preparatórios para concursos públicos ou até mesmo do Exame da Ordem.

Para lecionar, geralmente, você precisa de alguma pós graduação, mestrado ou doutorado. Para ter uma ideia de como são os nossos cursos de mestrado e doutorado, confere a página do nosso Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH). Nossos programas têm nota máxima no Ministério da Educação e possuem várias linhas de pesquisa que abrangem o Direito.

E quais minhas possibilidades tendo a OAB, UCPel?

Você foi lá e conquistou a sua carteira da OAB própria.

direito bacharel em direito, O Que Faz o Bacharel em Direito? Conheça as Carreiras!

Além de todas as possibilidades acima, você terá ainda as seguintes opções, vem comigo:

Procurador Federal e dos estados

Para essa carreira, meu bacharel, com a sua inscrição no quadro da Ordem e com a comprovação da prática jurídica há, pelo menos, dois anos, você já pode prestar o concurso. Este profissional representa as autarquias em questões judiciais e extrajudiciais, nesse sentido o procurador exerce a função de advogado.

Procurador da Fazenda Nacional

Além disso você pode ter também outro cargo de procurador e trabalhar para a Fazenda Nacional. Aqui o assunto é tributo federal. A este profissional cabe, por exemplo, fazer a cobrança dos cidadãos que não estão em dia com a Receita Federal.

Advogado Autônomo

Enfim a possibilidade mais conhecida do bacharel em Direito. Na advocacia você pode abrir um escritório próprio e atuar em diversas áreas. Podendo, inclusive, escolher aquela que mais te interessa. 

O bacharel em Direito que decidir seguir essa carreira, precisa ter sido aprovado na OAB. O advogado trabalha defendendo os interesses dos seus clientes, atuando de diversas formas nas causas. Ele também poderá ser consultor jurídico e dar assistência jurídica.

Conclusão

Em resumo, a área do Direito tem diversas possibilidades e carreiras múltiplas a serem seguidas. E aí, aumentou seu interesse no curso e já está se enxergando como um bacharel em Direito? Que tal experimentar o seu futuro e participar do Vestibular da UCPel? Concorra às vagas do curso de Direito através de uma prova de redação online, com a sua nota do ENEM ou por Reescolha. Além disso, você ainda pode financiar até 70% do seu curso de Direito! Entra na nossa página e garante a tua inscrição.

direito bacharel em direito, O Que Faz o Bacharel em Direito? Conheça as Carreiras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel