Eu tenho certeza que você já ouviu falar nessa área: a Biomedicina vem crescendo na preferência de vestibulandos nos últimos anos. Mas você sabe exatamente o que essa área faz e quais são as possibilidades da profissão?
Caso a resposta seja não, fica aqui com a gente! Nesse artigo vamos te contar tudo sobre a área e profissão da Biomedicina. Quais possibilidades o profissional tem? Qual o salário médio de um Biomédico? Fica com a gente que vamos responder todas as questões!

Biomedicina e campos de atuação
O nome do curso é auto explicativo: Biomedicina é a área de estudos que combina conhecimentos da biologia e medicina para estudar doenças humanas, suas causas, diagnóstico e tratamento, focando principalmente na pesquisa, análise clínica e desenvolvimento de novas tecnologias.
O profissional de Biomedicina possui 36 habilitações dentro de 6 áreas de atuação, de acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Os campos de atuação são:
- Cosmetologia
- Biotecnologia
- Fabricação, comercialização, prescrição de suplementos alimentares
- Perícia forense/criminal
- Tricologia Estética
- Visagismo
Alguns nomes diferentes, né? O Biomédico especializado em Perícia forense/criminal, por exemplo, utiliza de suas experiências para e conhecimentos científicos na investigação de crimes a partir da análise de evidências biológicas como sangue e DNA. O profissional pode realizar exames para ajudar na solução dos crimes.
Já o Biomédico especializado em Tricologia Estética trabalha com a realização de procedimentos como fototerapia a laser, argiloterapia, infusão transdérmica, vapor de ozônio, higienização do couro cabeludo e diversos outros. A área é focada na alteração de aspectos capilares.
Caso o visagismo tenha despertado a sua curiosidade, falamos um pouco mais sobre a área em nosso artigo sobre a Estética e Cosmética. Dá uma olhada!
Para mais informações sobre todas as áreas de atuação e suas habilitações, acesse o site do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).
Oportunidades no mercado de trabalho
Junto dos últimos anos de crescimento da área de Biomedicina, a demanda por profissionais no mercado de trabalho também aumentou significativamente.
Hoje, os trabalhos de um Biomédico são preteridos no setor público e no setor privado. Na área pública, setores como hospitais, laboratórios de pesquisas, universidades, vigilância sanitária e centros de saúde requisitam profissionais de Biomedicina.
No setor privado, indústrias biológicas, clínicas de reprodução humana e a indústria de alimentos também passaram a contratar Biomédicos.
Segundo o Portal Salário, a média salarial de um Biomédico no Brasil hoje é de R$3.216,83, segundo dados coletados de Biomédicos com contrato pelo regime CLT no país.
Biomedicina na UCPel

A Biomedicina cresceu, isso você já viu por aqui. E claro, junto do crescimento da área, diversas instituições de Ensino Superior passaram a oferecer o curso de graduação em Biomedicina. Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), mais de 200 cursos superiores da área são oferecidos no Brasil.
Sempre seguindo as tendências do mercado de trabalho, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece o curso de Biomedicina desde 2021.
Assim como todo curso da UCPel, a Biomedicina segue a filosofia da instituição de incluir a prática desde o início da graduação.
Quer saber mais? Então clica aqui e abre o nosso artigo especial sobre o curso de Biomedicina na UCPel.




