Confira os benefícios de estudar na terceira idade

Benefícios estudar terceira idade: idosa escrevendo em caderno

Você já deve ter ouvido falar que quem estuda mais, vive mais. Pois bem, o estudo e a saúde estão diretamente ligados em diversos aspectos. São inúmeras as pesquisas que comprovam os benefícios do processo contínuo de aprendizagem, que a partir da ativação de novas conexões neuronais, propiciam melhorias na qualidade de vida.

Porém, muita gente não sabe que o cérebro na terceira idade também pode e deve se exercitar. Além de contribuir para manter ativos a mente e o corpo do idoso, melhora significativamente sua qualidade de vida e participação social.

Percebendo isso, mostraremos abaixo os principais motivos de investir no estudo nessa etapa da vida:

1) Previne doenças

Munir o cérebro de novas informações diminui as chances de desenvolver demências. Além disso, estudar faz bem para o coração e pode postergar doenças como o Alzheimer.

2) Aumento de massa branca no cérebro

A massa branca é a responsável por fazer conexões e transmitir informações entre as diferentes áreas do cérebro, mantendo o órgão ativo. Como resultado da aprendizagem, o aumento na estrutura contribui para um retardo do envelhecimento do cérebro.

3) Vida social mais ativa

via GIPHY

Adquirir novos conhecimentos permite o contato com outras pessoas fora do círculo familiar. Além disso, é grande a possibilidade de que os idosos dialoguem com diferentes gerações. Como resultado, há uma troca benéfica entre ambos, além da manutenção de uma sociedade ativa e dinâmica.

4) Promove independência e melhora a autoestima

Ao se sentirem mais confiantes, os idosos acabam deixando de pedir ajuda para tarefas simples, como locomoção, por exemplo. Dessa forma, passam a se sentir mais felizes e realizados, como também ainda mais motivados a continuar.

5) Dá novo sentido para a vida

Idosos mexendo em tablets

A depressão é muito comum no começo da velhice e pode se dar por diversos fatores. A falta de objetivos após a aposentadoria e a dificuldade de acompanhar as alterações sociais são alguns dos principais fatores. Entretanto, voltar a estudar pode ser uma boa alternativa na busca de motivação para continuar. A universidade na terceira idade abre um leque de opções para que essas pessoas continuem ativas, e consequentemente se sintam úteis e parte da sociedade.

Viu como voltar a estudar na terceira idade pode ser muito vantajoso? Então não perca tempo e escolha já a sua área de conhecimento conferindo os nossos cursos de graduação.

2 comentários em “Confira os benefícios de estudar na terceira idade

1. Achei importante o estudo dos idosos e fiquei com uma dúvida! Gostaria de saber se o idoso(a) precisa fazer vestibular mesmo depois de outras graduações que já tenha tido!?
    Após os 70 anos, nem sempre ganham para pagar uma faculdade particular.
    Abraços, obrigado pela atenção!!

1. Olá Dionisio,

Quem já tem um diploma de curso de graduação não precisa fazer nova prova, com exceção para o curso de Medicina,

Atenciosamente,