pós-graduação

Arquitetura e Urbanismo requalifica Praça da Alfândega

Você tem interesse na área de Arquitetura e Urbanismo? Na graduação da UCPel, você poderá participar de diversos projetos comunitários. O Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social é um deles. Através da atividade, os acadêmicos do curso irão requalificar a Praça Domingos Rodrigues, mais conhecida como Praça da Alfândega, localizada na zona portuária de Pelotas.

A comunidade será beneficiada com diferentes atrativos de lazer, como quadras poliesportivas, parque infantil, cancha de bocha, bancos e lixeiras. Com isso, os acadêmicos irão trabalhar questões de acessibilidade, mobilidade urbana e iluminação pública.

arquitetura-ucpel-praça-da-alfândega-pelotas

Vivências práticas

Na projeto, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são colocados em prática. Desenho urbano, mobiliário, funcionalidade, iluminação e requalificação de calçadas e estruturas são alguns deles. Os acadêmicos conhecem diversas realidades e desafios da profissão. Além disso, recebem suporte para contribuir com soluções aos problemas encontrados. De acordo com a professora da graduação, Fernanda Tomiello, o planejamento de requalificação proporciona aos acadêmicos ampliar conhecimentos sobre os conceitos de segurança cidadã.

Quanto mais pessoas utilizarem o espaço público, mais seguro ele se tornará. A comunidade como um todo será beneficiada, avalia.

Interação entre cursos

Outro benefício do projeto de requalificação da praça é que os integrantes têm a oportunidade de interagir com acadêmicos de áreas semelhantes. Isso porque arquitetos e engenheiros têm em comum projetar e construir, então a troca de experiências será de grande aprendizado.  Ainda mais que irão cursar disciplinas em comum com os acadêmicos do curso de Engenharia Civil, tais como tecnologia da construção, instalações elétricas, topografia e geoprocessamento. Além disso, poderão transitar em diversos campos de estágio.

arquitetura-ucpel-acadêmicos-conversando-e-mexendo-em-notebooks

Exemplos reais e atualidades

O corpo docente possui um perfil ativo no mercado da construção civil. Com isso, os acadêmicos têm acesso a exemplos reais e atuais em sala de aula. Além disso, através do Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social, os membros vivenciam a teoria, mas principalmente a prática projetual.

Estrutura

De modo geral, a estrutura do curso permite que você transite por diversos ambientes. Desse modo, além de atuar nos projetos de extensão, os acadêmicos da Católica contam com os laboratórios de Topografia, Tecnologia das Construções e Computação Gráfica.

A acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, Paula Raquel Farias, gravou um vídeo contando como a experiência no projeto de requalificação da praça influencia no processo de aprendizagem durante a graduação.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Vem fazer a UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel