Use a criatividade para melhorar o desempenho nos estudos

Você já parou para pensar o que é a criatividade ou o quanto desenvolver essa qualidade pode ser fundamental para a resolução de problemas no dia a dia?

No dicionário, o termo criatividade está relacionado à palavra originalidade, que remete a capacidade de inventar, de criar e de compor a partir da imaginação. Mas indo além disso, ser criativo pode ser definido como um processo de manipulação do que está a nossa volta para produzir um evento incomum para o nosso meio. Independentemente de qual definição escolhemos como a mais completa, convém ressaltar que a criatividade não é um dom que você nasce tendo, mas sim um atributo que pode ser trabalhado e melhorado com diversas técnicas ao longo da vida.

Não é novidade que a criatividade é um perfil muito requisitado no mercado de trabalho, mas o interessante é que os acadêmicos que mostram esse perfil durante a graduação saem na frente e geralmente ganham destaque durante o curso.

Ser criativo na hora de criar e identificar quais são as melhores técnicas de aprendizado, somando a prática de montar uma rotina de estudos eficiente, pode ser o segredo para você alcançar a nota máxima naquela prova difícil. Afinal, ser criativo beneficia a tomada de decisões, resolução de problemas e a capacidade de inovar.

ucpel-estudos-alunos-lendo

Tendo isso em mente, separamos 5 truques considerados criativos que podem te ajudar na hora de aprender e aumentar sua memorização. Tente implantar essas técnicas em sua rotina, mas não se esqueça de criar os seus próprios métodos de estudo.

Faça músicas e paródias com o conteúdo

Temáticas que necessitam de alguma ordem de assimilação podem ser convertidas facilmente em músicas. Como resultado, essa técnica é bastante usada em cursinhos pré-vestibular. Você pode encaixar o conteúdo em uma paródia já conhecida ou, então, compor seu sucesso do zero. Abuse da criatividade.

E mais, se você gosta de estudar ouvindo música, selecionamos 10 trilhas sonoras que irão te ajudar nesta tarefa.

Crie jogos com a matéria da prova

Você pode usar a imaginação ao criar ou adaptar jogos conhecidos com o conteúdo que precisa estudar. Nossa dica, por exemplo, é reunir sua turma e desenvolver um campeonato de perguntas e respostas.

Essa técnica te ajuda a fixar o conteúdo e fará ainda com que preste atenção aos detalhes.

UCPel-alunos-estudando-criaitividade

Leia o conteúdo em voz alta

Outra dica para aumentar a memorização é ler o conteúdo em voz alta. A sua criatividade irá ditar o tom dessa leitura. Em outras palavras, brinque que você está apresentando um programa de TV, leia o conteúdo como se estivesse recitando um poema ou imite a voz daquele seu personagem de desenho animado preferido.

A leitura em voz alta ajuda em diversos aspectos:

• Aperfeiçoa a desenvoltura na comunicação e na expressão de ideias;
  • Trabalha a conexão entre a mente e a voz, o que potencializa o foco;
  • Melhora a função respiratória;
  • Deixa a pessoa mais desinibida e aumenta a autoconfiança;
lendo livro

Ensine alguém

Essa técnica também ajuda a assimilar o conteúdo. Assim como serve de importante estimulo à fala em público e ao desenvolvimento de autoconfiança. Chame um colega de aula ou faça esse processo com amigos por Skype e Hangouts.

Use as cores ao seu favor

A psicologia das cores não é novidade. Sabemos que determinados tons nos transmitem sensações. Que tal usar a criatividade e abusar das cores na hora de decorar seu ambiente de estudos?

Veja as cores e as sensações que elas causam ao estar no ambiente:

Verde

É a mais conhecida por estimular a criatividade. Por isso, vale a pena estudar em lugares que tenham janelas com vista para natureza e até fazer leituras em praças e parques.

Amarelo

O amarelo é associado ao estímulo do bom humor e pode ajudar a aumentar a capacidade de concentração e foco.

Vermelho

O vermelho é uma cor que deve ser usada com cautela nos ambientes. Estudos revelaram que tons vermelhos remetem ao medo do fracasso, por isso não deve ser experimentada momentos antes de provas.

Azul

O azul deixa o ambiente mais aconchegante, as pessoas ficam mais relaxadas e confortáveis.

Rosa

Embora seja uma cor muito associada com doçura, feminilidade e leveza, o rosa nada mais é do que um tom mais claro de vermelho, e por isso ainda é um forte estimulante e pode remeter ao medo.

Branco

O branco apesar de ampliar o ambiente e estar relacionado a pureza, precisa ser usado com elementos decorativos para descansar o olhar. Essa cor pode ainda ser associada com autoritarismo.

4 comentários em “Use a criatividade para melhorar o desempenho nos estudos

1. O que eu mais gostei foi sobre curar jogos para ajudar a memorizar, das cores vou botar em prática sobre a cor verde,para estudar melhor